Escolher o portfólio de iniciativas em marketing digital para atuação está cada vez mais difícil pois, cada vez mais, temos um aumento de soluções online disponíveis para todas as fases do ciclo de relacionamento com o cliente.  As soluções de campanha em Adwords devem ser sempre consideradas nesta análise de investimentos e seu planejamento deve partir das seguintes questões: quais benefícios ele pode trazer à sua empresa?  Quais as opções atuais para campanhas estão disponíveis em Adwords? Quais as vantagens de incluí-lo na sua estratégia de marketing digital?

 

1. Apoio em todas as fases de relacionamento

Os links patrocinados podem auxiliar sua empresa em diversos momentos no ciclo de relacionamento com os clientes, desde a atração de novos clientes até a fidelização dos clientes atuais.

 

2.Forma de pagamento

 

Os links patrocinados são feitos através do sistema de CPC (Custo Por Clique) ou do CPM (custo por mil, na qual os custos são gerados a cada mil visualizações de anúncios). A ferramenta Adwords propicia o gerenciamento detalhado do investimento desde o nível de campanha até a palavra-chave

 

3.Acompanhamento de resultados

 

Para acompanhar o desempenho da campanha, utilize a possibilidade de integração com um sistema de Analytics, para tornar o retorno de seu investimento mensurável. Alguns aspectos que podemos ser mensurar incluem:

  • Retorno do seu investimento de campanhas, anúncios e até mesmo palavras-chave
  • Produtos que foram vendidos a partir das campanhas de links patrocinados
  • Comportamento dos usuários no site que são trazidos pelas campanhas (páginas por visitas, caminhos percorridos etc)
  • Palavras-chave que acionaram o anúncio
  • Relevância do anúncio com o termo buscado pelo usuário
  • Horários de melhor desempenho na conversão
  • Em quais sites os usuários visualizaram e clicaram nos anúncios
  • A região/estado ou cidade em que os usuários estavam ao clicar no anúncio

 

4. Veiculação de anúncios – abrangência

 

A veiculação dos links patrocinados podem ser realizadas em 2 redes de veiculação (rede de display e pesquisa) e YouTube.

Redes de veiculação:

  • Rede de Display: Nela seus anúncios podem ser veiculados em forma de texto, banner, ou vídeo, e são exibidos tanto no Google e seus parceiros, como em outros sites (ex. globo.com e UOL).
  • Rede de pesquisa – Nela seus anúncios podem ser veiculados apenas em forma de texto ou imagens (campanhas PLA – ver a seguir), e são exibidos em sites de busca e parceiros de pesquisa. Nesta rede, seus os anúncios aparecem em destaque antes do resultado da busca do usuário.

○        Campanhas PLA (Campanha de Lista de produtos) – Nesta opção seu anúncio é veiculado na Rede de Pesquisasendo exibido nos resultados do site de pesquisa no bloco comercial e na barra à direita, junto com outros anúncios.

YouTube

Existem duas formas de anúncios para o canal do YouTube:

  • Trueview – Neste modelo seus anúncios são feitos em forma de vídeo, entretanto podem ser exibidos em diversas situações (quando pessoas pesquisam de anúncios, navegam no canal do YouTube ou mesmo enquanto assistem a vídeos). Através do Trueview você paga apenas quando os usuários escolhem vê-lo, e não quando uma impressão é veiculada.

 

  • Superbanner na Home – É um banner localizado na home do YouTube. Para veicular seu anúncio você deve entrar em contato direto com o canal. Seu valor cobrado costuma ser CPD (custo por dia)5. Segmentação – atingindo o seu público-alvo

 

Esses três canais de veiculação podem ser segmentados demograficamente, sendo assim, seus links patrocinados podem atingir diretamente seu target e encaminhá-lo para o seu site

 

A Rede de display e o YouTube ainda podem segmentados de acordo com:

 

  1. Canais: UOL, Terra, Globo.com etc.
  2. Palavras-chave: palavras utilizadas no conteúdo dos sites da Rede de Display ou título e descrição dos vídeos no YouTube.
  3. Interesses de usuários: Perfis de usuários construídos a partir do histórico de navegação de cada um. Ex: usuários interessados em esportes, notícias, moda etc.
  4. Tópicos: Através de tópicos e subtópicos você consegue escolher os canais que possuem conteúdo com temas relacionados ao seu produto, ou target. Por exemplo, se você está anunciando uma promoção de sungas pode escolher a categoria esportes, atividades aquáticas e etc. e as ferramentas irão buscar sites com estes assuntos para anunciar neles.
  5. Gênero: Feminino e Masculino6. Como potencializar a sua conversão

 

Com o objetivo de lembrete de marca e aumento da taxa de conversão, o Adwords propicia as seguintes campanhas:

1.    Remarketing Adwords – Estratégia, que pode ser veiculada na Rede de Display e no YouTube, usada para impactar usuários que já entraram seu site quando eles visitarem outros sites da Rede de Display.

2.    Remarketing Analytics – Similar ao Remarketing Adwords, entretanto você conta com todo o potencial de segmentação para os dados que existem no Analytics (como dados dos visitantes que passam o tempo visualizando páginas específicas ou que colocam itens específicos no carrinho de compras.)

3.    Remarketing dinâmico – Esta opção vai um passo além do Remarketing comum. O Remarketing Dinâmico possibilita a você exibir para seus visitantes um anúncio de qualquer produto específico já antes visualizado por ele em seu site.

 

Usar Links Patrocinados do Adwords pode trazer diversos benefícios para sua empresa. Contudo, é importante ressaltar que qualquer ferramenta quando mal utilizada pode não trazer o resultado esperado, portanto, não dispense a ajuda de profissionais qualificados. A ferramenta é importante, porém quem está por trás dela é a peça fundamental para potencializar a relação custo-benefício.

 

Fonte: IAB Brasil