Neste último mês dei uma entrevista para a Revista Locaweb sobre a necessidade de todo site ter um design original. Clique aqui para ler a matéria PDF.

O ponto principal acerca do tema é a real necessidade de um layout criado do zero, independente do projeto e budget do cliente.

Muitas empresas não possuem estratégias de marca, identidade visual e público-alvo bem definidos. Diante dessa falta de informações, como criar o design ideal para o site ou qualquer outro material de comunicação?

 

Utilização de temas e templates para criação de sites

Este é um tema muito polêmico e visto como uma prática ruim por muitos empresários e agências. No entanto, a verdade é que essa prática ajuda muitas pequenas e médias empresas e terem sites bem estruturados, com layouts adequados aos visitantes, resultando em conversões.

E a melhor parte é que torna os projetos muito mais acessíveis, sendo muitas vezes a porta de entrada para marca no marketing digital.

Com a utilização de temas e templates é possível customizar e ter projetos originais, sem que seja preciso gastar tempo e dinheiro na criação de layout. Dessa forma, a empresa já estará pronta para fazer sua divulgação no Google Ads, Redes Sociais e outros meios que fizerem sentido dentro de sua estratégia.

 

Como o layout contribui para as conversões?

Ter um design original, nem sempre trará melhores resultados em conversões. O layout de um site deve ser feito por um profissional com experiência e isso tem um custo, que grande parte das empresas não quer ou não pode pagar.

Entre fazer um design 100% original com uma profissional ou empresa sem experiência, ou customizar algo já existente, opte pela segunda opção.

Se decidir seguir pelo caminho do projeto original, contrate alguém com um bom portfólio, não apenas bonito, mas que comprove resultados. No final das contas, o projeto está sendo desenvolvido para gerar conversões/vendas.

 

Originalidade do design como atributo da marca

Empresas mais consolidadas, com posicionamento bem definido e identidade visual criada irão optar por layouts personalizados e isso faz total sentido. A originalidade irá transmitir os atributos da marca e tornar o projeto único.

Dessa forma, faz sentido para estas empresas investirem mais no projeto.

 

O layout de um site não é um trabalho pontual

Muitas empresas desenvolvem o site e só irão se preocupar com o projeto daqui alguns anos, quando decidirem fazer um novo. E isso é um tremendo engano.

A maioria dos sites são desenvolvidos com WordPress, ou algum outro CMS, que torna muito fácil a customização, criação de novas áreas, edição de elementos e estilos.

Otimize e customize sempre seu projeto, com base em dados de web analytics. Criar um site que resulte em conversões não é um trabalho de uma semana, nem de alguns meses e sim um trabalho contínuo.

 

Análise de dados importa mais que o visual

Eu não conheço nenhuma empresa que desenvolve um site para receber elogios pelo belo aspecto visual. Até hoje, em todos os projetos que trabalhei, havia um objetivo de marketing por trás do projeto: aumento de vendas, aumento dos pedidos de orçamento, reconhecimento de marca e assim por diante.

Para mensuração de resultados, você precisará de relatórios de performance. Eu recomendo combinar dados quantitativos com dados qualitativos.

Use o Google Analytics para ver estatísticas de acesso como quantidade de visitas, tempo de permanência no site, taxa de rejeição e dezenas de outros relatórios.

Utilize um software com o Hotjar, ou semelhante, para visualizar a gravação em vídeos das sessões do usuário e mapas de calor. Estes relatórios irão permitir que você avalie como os visitantes estão consumindo o conteúdo do seu site, elabore hipóteses e realize testes A/B para comprova-las.

Trabalhando dessa forma você terá um layout que traga resultados.

Espero ter ajudado compartilhando minha experiência nos projetos que desenvolvemos na agência. Se tiver dúvidas ou quiser compartilhar uma experiência, deixe nos comentários ou envie-nos por e-mail.

Até o próximo post!