Alguma vez já pensou qual o tamanho ideal para uma Landing Page? Já ouvi profissionais dizendo que páginas mais curtas convertem mais, enquanto outros afirmam que quanto maior, melhor.

Veja abaixo as minhas recomendações!

 

Largura da Landing Page – Width

Muitas pessoas têm dúvidas em relação a largura (width) da página. Atualmente, com a diversidade de dispositivos que irão acessar a sua página, ela deve estar pronta para ser visualizada em qualquer largura de tela. Certifique-se de testar em diversos PCs, tablets e smartphones.

Mas se quer um ponto de partida, pode começar em 1366px por 768px.

Não se esqueça de acompanhar dados de Web Analytics para ver quais resoluções de telas são as que mais acessam a sua página. Dessa forma, poderá otimizar para os principais.

 

Afinal, Qual o tamanho ideal de uma Landing Page?

Infelizmente, a resposta não é tão simples quanto “curta” ou “longa”. Tudo dependerá do tipo de produto ou serviço que está oferecendo.

Mas vamos explicar 4 fatores que te ajudarão a determinar qual tamanho deve ter sua página de conversão.

 

1. Quais são as dúvidas dos seus visitantes?

Já se perguntou qual é o maior segredo para uma landing page com altas taxas de conversão? Tudo se resume a esclarecer as dúvidas dos seus visitantes.

Os bons profissionais de Marketing Digital não incluem textos e elementos de comprovação, como Testimonials nas páginas sem nenhuma razão. Tudo que será colocado em uma Landing Page deve ir de encontro a potenciais objeções.

Por exemplo, se alguém te diz que não faz compras online, porque não sente segurança em informar dados do cartão de crédito em um site, você consequentemente irá buscar selos de certificado de segurança digital, como VeriSign, ou então incluir depoimentos de clientes que fizeram compras e receberam o pedido, sem maiores problemas.

Para responder as dúvidas de seus clientes, primeiramente, é preciso saber quais são elas. Utilizando ferramentas de pesquisa online (existem diversas no mercado), você pode perguntar aos visitantes de seu site algumas coisas como:

  • O que mais gostaria de ver nesta página?
  • Por quê não completou a compra?
  • o quê meu site poderia ter feito para que você realizasse seu cadastro?

As pessoas irão compartilhar contigo as razões por não terem completado uma conversão. Após 30 ou 40 respostas, você começará a enxergar padrões.

Você poderá pegar esses resultados e construir o conteúdo de sua landing page com base nessas respostas. Dessa forma, você começará a notar um aumento na taxa de conversão.

Você não deveria se preocupar com o tamanho de sua landing page. Às vezes, será possível responder com uma única imagem. Algumas vezes, deverá escrever muitos e muitos parágrafos de texto.

 

2. Quanto maior a pergunta, mais longa será a página

Se você solicitar o e-mail de um visitante, em troca do download de um ebook (gratuitamente), provavelmente sua página não precisará ser muito extensa. Por quê? Porque solicitar o e-mail não é algo absurdo.

Por outro lado, se estiver vendendo um produto de R$ 1.000,00 pelo seu site, você precisará de uma Landing Page bem mais extensa.

Não importa o que esteja vendendo, as pessoas sempre desconfiam de compras de alto valor (mesmo se a sua empresa for bem conhecida). Com uma landing page extensa, você irá conseguir criar uma conexão com seu visitante, e mais conseguirá esclarecer todas as dúvidas.

 

3. Quebre sua Landing Page

Vendendo produtos ou serviços, você deveria considerar a possibilidade de quebrar sua Landing Page, em diversas etapas. Isso fará com que seu visitante tenha pequenos compromissos, tornando mais fácil completar todos os passos até a transação.

Por exemplo, muitos sites solicitam um endereço de e-mail e senha antes de solicitar os dados do cartão de crédito. Em outras palavras, este processo foi quebrado em dois passos, em vez de apenas um.

Por quê?

Porque por meio de Testes A/B, os sites aprenderam que, pelo menos 10% a mais dos visitantes estão propensos a completar uma compra em dois passos.

Aparentemente, quando você percebe que já que informou o seu e-mail, você também poderia informar dos dados do cartão para uma compra.

Esta estratégia é tão eficiente, que empresas de e-commerce utilizam isso em seus processo de checkout.

Pense sobre a Amazon…

Quando você está finalizando a compra, você primeiro vê seu carrinho, depois uma página com os dados de entrega e depois a página do cartão de crédito para finalizar o pedido.

 

4. Evite erros comuns

Quando estiver criando Landing Pages, irá notar que alguns erros tolos irão afetar o tamanho, e mais importante, a taxa de conversão.

Seu objetivo não deveria ser criar uma Landing Page curta ou extensa; ao invés disso, deveria ser criar uma página com ótima taxa de conversão.

Segue algumas dicas que você sempre deve ter em mente e que vão te ajudar a ter uma landing page com uma alta taxa de conversão:

  • Simplicidade é a última moda em sofisticação – Não venda mais de uma coisa na mesma Landing Page. Quanto mais complicado você fizer as coisas, menor a taxa de conversão.
  • Uma imagem diz mais que mil palavras – Quando possível, use imagens ou vídeos para descrever um produto/serviço. Isso irá ajudar a diminuir o tamanho de sua Landing Page.
  • Não se esqueça do primeiro Scroll – As pessoas possuem um intervalo de atenção de 8 segundos (ou menos), então tenha a certeza de chamar a atenção no primeiro scroll (rolagem de tela).
  • A mensagem é importante – Quando você fez a pesquisa com seus visitantes para encontrar sua objeções, eles te disseram o que queriam encontrar. Se você utilizar as palavras mais utilizadas na respostas dos questionários, irá notar uma taxa de conversão mais alta.

 

Leia também: Testes de Usabilidade para construir Landing Pages

 

Conclusão sobre qual o tamanho ideal de uma Landing Page?

Se estiver solicitando algo simples, por exemplo, um e-mail, e os visitantes não possuem muitas objeções, sua Landing Page deve ser curta.

Se estiver fazendo uma venda de R$ 1.000,00, por exemplo, você precisará de uma Landing Page extensa, pois terá que esclarecer muitas objeções.

A extensão de sua Landing Page, geralmente se resuma a quão grande ou pequeno é o compromisso do visitante com seu site, e quantas objeções ele terá para efetuar a ação esperada.

Nunca se esqueça que testes A/B e Web Analytics podem auxiliar nos ajustes de suas Landing Pages.

 

E você? Como gosta de criar suas Landing Pages? Deixe nos comentários!