Não é chato logar em sua conta do AdWords e ver aquela mensagem de que seu anúncio não foi aprovado?

Não se preocupe!

Geralmente é muito simples corrigir e colocar o anúncio para rodar.

Em alguns casos o anúncio pode não estar aparecendo no Google por ter sido pausado, caso este seja o motivo, basta mudar de “pausado” para “ativo”.

Porém alguns problemas podem ser mais complexos, como a violação das políticas do Google Ads. Caso esse seja o seu problema, colocamos aqui os principais fatores que podem impedir um anúncio de ser veiculado.

Se seu anúncio só fica em análise, leia a matéria para descobrir quais motivos podem levar a isso!

 

A essa altura, você já deve ter um domínio, mas você conhece todas as variações e suas finalidades? Caso não, baixe nosso e-book gratuito e descubra!

 

O que significa os status dos anúncios do Google Ads?

A coluna status mostra em que situação o seu anúncio se encontra. Se ele está pendente, pausado, aprovado, reprovado, entre outros. E ainda mostra o motivo, caso ele tenha sido reprovado.

Existem vários tipos de status de anúncios, veja alguns deles, abaixo:

 

  • Aprovado: Quer dizer que seu anúncio está pronto para ser exibido.
  • Pausado: Status pausado significa que você interrompeu a exibição do anúncio ou da campanha e assim não será gerado mais nenhum custo. Porém, caso você queira retomá-la, ele passará por uma nova revisão.
  • Removido: Caso você remova um anúncio de uma campanha, ou de algum grupo, o seu status pode aparecer como “Grupo de anúncios removidos” ou “Campanha removida”. Sendo assim, ele estará inativo. Caso você queira reativá-lo ou realizar qualquer alteração nele, será necessário uma nova aprovação.
  • Finalizado: Este é o status quando o anúncio tem período para ser exibido, ao fim desse tempo determinado, este anúncio deixará de ser veiculado e o sistema suspenderá a exibição dele.
  • Pendente: Este status significa que seu anúncio está programado para ser veiculado em uma data pré definida.
  • Reprovado: Não será veiculado porque a página de destino ou o conteúdo do anúncio violam os requisitos básicos das políticas do Google Ads.
  • Qualificado: O status qualificado dos anúncios quer dizer que ele está pronto para ser exibido, mas que em algumas páginas pré-determinadas, talvez ele ainda não apareça. Portanto é preciso esperar ele ser aprovado, para que ele apareça por toda a rede.
  • Em revisão: Quer dizer que seu anúncio está em processo de análise.
  • Aprovado (limitado): pode acontecer quando o seu site não é responsivo, ou seja que não se adapta a todas as telas de dispositivos, como celulares e tablets.
  • Aprovado (não indicado para menores): Não aparecerá para crianças.

 

Como ver os status de anúncios do Google ADS?

 

> Faça login na sua conta Google Ads.

> Clique em “anúncios e extensões” no menu lateral.

> Escolha a opção “anúncios” e a selecione.

> Na tela seguinte aparecem todos os seus anúncios com uma coluna de status.

> Consulte a coluna status.

 

Como corrigir anúncios reprovados no Google Ads?

Vamos para aquela parte que mais tememos, o anúncio não aprovado. O que fazer quando o Google não aprova seu anúncio?

A alternativa é corrigir aquilo que não está dentro das políticas do Google Ads, mas para consertar algo, você precisa conhecer tudo que o cerca.

Por isso, veja abaixo todas as normas e proibições que são levadas em consideração na hora da validação desses anúncios.

 

Anúncio reprovado – Problemas no conteúdo

 

Pode acontecer do conteúdo do seu anúncio violar as políticas do Google Ads, por isso tenha certeza que o texto está dentro das regras. Veja abaixo algumas delas.

 

  • Não utilize pontuação e símbolos de forma exagerada!!!!!!;
  • NÃO ESCREVA TUDO EM CAIXA ALTA;
  • Não escreva seu anúncio como se estivesse escrevendo com o seu bff por msg de texto. Por isso evite erros gramaticais, repetições de palavras ou abreviações;
  • Não faça textos longos;
  • Não utilize mais caracteres que o permitido. O título deve ter 27 caracteres, enquanto a URL, deve ficar em 35 caracteres;
  • Evite usar “clique aqui”, faça um call-to-action diferente;
  • Cuidado com as afirmações, principalmente se não for possível confirmar. Dizer que “é a melhor empresa no ramo tal”, ou coisas do tipo “como ganhar dinheiro rápido”, também podem desclassificar seu anúncio;
  • Talvez sua palavra-chave é a marca de outra pessoa, esse tipo de conduta também é proibida;
  • O Google não apoia quem se utiliza de preços baixos para atrair o público, mas na página de compra o valor é maior. Por isso, coloque o preço correto e as especificações adequadas do produto;
  • Não coloque o telefone da empresa no texto do anúncio, em vez disso use a extensão apropriada;
  • Conteúdo que é protegido pela lei de direitos autorais também não são permitidos na políticas do Google Ads;
  • Verifique se o idioma da sua campanha está definido para o mesmo do seu anúncio que será veiculado.

 

Leia também: Correspondência de palavras-chave no Google Ads

 

Anúncio reprovado – Problemas na página de destino

Anúncio reprovado – Problemas na página de destino

Outro motivo que pode impedir o seu anúncio de ser exibido é a página de destino, ela também precisa seguir as regras do Google, veja abaixo quais são elas:

 

  • A página deve funcionar para todos os usuários, em todos os navegadores e em qualquer dispositivo. OBS: o Google não irá permitir que você direcione os usuários para uma página em construção ou com problemas técnicos. E você nem deveria tentar isso. Você realmente quer pagar por um clique e levar o consumidor para lugar nenhum?

 

  • Não pode conter Pop-up ou quantidade excessiva de anúncio;
  • O site de destino do seu anúncio usa geolocalização (GeoIP). O site deve estar disponível para todos os locais;
  • Informações de faturamento incorretas, verifique se suas informações estão certas no Google Ads;
  • É preciso corrigir o Erro 404, pois ele também pode impedir o seu anúncio de ir para o ar;
  • Só pode usar uma URL de display por grupo de anúncios;
  • A URL que aparece no anúncio deve pertencer ao mesmo domínio da URL de destino (Landing Page);
  • Vendas de produtos e serviços que normalmente são oferecidos de forma gratuita na internet;
  • O site precisa estar carregando com rapidez;
  • É necessário possuir certificados de segurança como SSL ou TSL;
  • A qualidade da imagem também é uma parâmetro de avaliação do Google Ads, portanto verifique se imagem tem nitidez e legenda, para que a experiência do usuário possa ser boa;
  • Se o site de destino não contém “Termos de serviços” e “O política de privacidade”. O seu anúncio pode ser reprovado;

 

  • Talvez seu site utilize a marca registrada de terceiros, ou conteúdo que seja protegido por direitos autorais. Até mesmo seu anúncio de vídeo pode ser rejeitado caso ele viole os direitos autorais, isso vale para as imagens também. Se você tiver uma documentação que comprove a autorização para usar o conteúdo, você precisa enviar para o Google;

 

  • O Google também não aprova sites que dão benefícios em troca de dados pessoais – se este for o objetivo primário do site. Sendo assim, nada de brindes ou até mesmo ebooks nessa página. OBS: No entanto, não há nada de errado em solicitar informações pessoais, se o seu site estiver vendendo um produto ou serviço. Apenas utilize o bom senso e não passe dos limites. Se o site tiver um formulário, tenha uma política clara de privacidade. Caso esteja solicitando conta bancária, número de cartão de crédito entre outras informações “sensíveis”, deve-se utilizar uma conexão segura (SSL).

 

Quem pode anunciar no Google Ads?

Qualquer pessoa ou empresa pode anunciar no Google ADS, porém os serviços e produtos que serão anunciados, precisam estar de acordo com as políticas do Google Ads.

Em geral é proibida a venda e promoção de certos produtos e serviços com conteúdo impróprio.

Por isso, se o seu anúncio estiver relacionado com algum desses itens abaixo, ele não será aprovado, ou inclusive, pode causar o bloqueio da sua conta Ads.

 

O que não pode anunciar no Google Ads:

  • Produtos falsificados;
  • Conteúdo impróprio destinado para crianças;
  • Drogas ilegais e tabacos;
  • Jogos de azar;
  • Armas, facas e produtos explosivos, químicos, entre outros serviços e produtos perigosos;
  • Sites adultos;
  • Se a sua página de destino explora temas sensíveis como política, questões de gênero e sexualidade, conflitos armados, ou até mesmo a credibilidade de vacinas como da Covid-19;
  • Imagens sensíveis, violentas ou de cunho sexual também são reprovadas. Nada de colocar imagens de dentes mal cuidados, feridas, sangue ou roupas justas que mostram demais, pois serão rejeitadas pela plataforma;
  • Termos médicos ou palavras relacionadas à medicina, só são permitidas pelas empresas farmacêuticas ou fabricantes de produtos fármacos que possuem autorização do Google para isso.

 

Caso o seu anúncio esteja relacionado com saúde, certifique-se que o site de destino tem informações claras sobre isenções de responsabilidade para cada produto que você vende, dessa forma você obedece as políticas de saúde do Google, entre outros regulamentos legais.

 

Então, por que o Google continua rejeitando meu anúncio?

Caso seu anúncio siga essas diretrizes, mas ainda continua sendo reprovado, tente excluir da sua conta todos os anúncios que já foram reprovados anteriormente.

Além disso, não envie todos os seus anúncios de uma vez. Comece enviando os melhores e assim que eles forem aprovados, envie os demais.

Se o seu anúncio continuar sendo rejeitado, você pode passar o mouse no campo abaixo da palavra “status” para ver a razão.

Mas se o seu site trabalhar em uma área em que seus anúncios são rejeitados com muita frequência, pode ser que você queira customizar suas colunas para que possa ver com mais facilidade os motivos.

(Lembre-se que o Google muda a interface com frequência, então não me culpe se quando for alterar sua campanha, algo estiver diferente)

Para alterar suas colunas clique em Anúncios -> Colunas -> Personalizar colunas -> Atributos -> Detalhes da política.

 

Após o Google rejeitar o anúncio, como conseguir que ele seja aprovado?

O Google vai te dar uma segunda chance.

Uma vez alterado o anúncio, você pode submeter para uma nova revisão.

Os processos são diferentes se o motivo da rejeição for o conteúdo do anúncio ou a sua Landing Page.

Caso seja o anúncio, faça as alterações e mande “salvar”, automaticamente será submetido a uma revisão. O “status” irá alterar para “elegível” ou “em aprovação”.

Se a Landing Page for o motivo, você deverá preencher um pequeno formulário, para solicitar uma revisão manual.

 

Leia também: Qual o tamanho ideal de uma Landing Page

 

Quanto tempo leva para meu anúncio ser aprovado?

Antes dos anúncios irem para o ar, é feita uma análise para saber se ele se enquadra nas políticas do Google.

Geralmente a revisão de anúncios leva apenas um dia útil. Dependendo da complexidade pode chegar até dois dias.

Quando a revisão terminar, você será devidamente avisado na sua conta.

 

Conclusão sobre porque o Google não aprova meu anúncio

Ter um anúncio rejeitado não é o fim do mundo. E também não leva muito tempo para fazer as correções necessárias.

De qualquer forma, vale a pena seguir as políticas, para que seu anúncio seja aprovado logo na primeira publicação.

 

Seu anúncio continua sendo bloqueado? Ficou alguma dúvida? Mande pra gente!

Deixar um comentário