palavra-chave-e-termos-de-busca
Nas conversas, os termos “palavra-chave” e “termos de busca” são utilizados como sinônimos, mas na verdade, existem diferenças. Afinal, qual a diferença entre palavra-chave e termos de busca?

Palavra-chave é como o ideal platônico do termo de busca – é como se partissemos de um ponto ideal para encontrar diversos termos de busca.

Os termos de busca seriam as palavras ou conjunto de palavras que os usuários dos mecanismos de busca digitam no box. É a aplicação da Keyword no mundo real– pode ser que falte uma letra, esteja digitado errado, fora de ordem, ou em alguns casos, exatamente igual a palavra-chave.

O que as equipes de marketing de busca, ou SEM, irão buscar são as palavras-chave.

  • Em SEO, vamos atrás dessa abstrações para otimizar o conteúdo on-page (usando palavra-chave nas URLs,  title, conteúdo do body, nomes de arquivos de imagens, meta description e assim por diante), também fazendo links internos em anúncios de texto e textos ancôra, e etc.
  • Em Campanhas de Links Patrocinados, usamos palavras-chave através de lances (bidding) e usando-as nos anúncios e landing pages.

Termos de Busca, por outro lado, são as palavras, no mundo real, que as pessoas usam para digitar buscas no Google, e encontrar o que buscam, seja pelos links patrocinados ou pelos resultados orgânicos.

Por examplo, você pode dar um lance em “jeans.” Olhando para o relatório do Adwords, voê poderá encontrar todos os termos que os usuários digitam quando aparece seu anúncio – imaginando que você está utilizando a correspondência Ampla, estes termos podem ser a própria palavra ,ou inúmeras variações, como “calça jeans”, “jeans feminino, “comprar jeans”, “lavagem de jeans”, “jeans rasgado”, e assim por diante, tendendo ao infinito.

Se algum destes termos de busca cair em claro padrão de repetição (por example, calça jeans), você poderá criar um grupo de anúncios que correspondam a este termo de busca, e neste caso, pode ser que vire uma palaver-chave.

Termos de busca são grupos bem maiores de variações dentro das palavras-chave, e olhando estes grupos, podemos encontrar novas palavras-chave para incluir em nossas campanhas de search marketing. Estudos de termos de busca também são uma ótima forma de encontrar correspondências negativas para as campanhas. Imagine que você só vende calça jeans, mas encontra um grande volume de buscas para “jaquetas jeans”, neste caso, você iria negativar o termo “jaqueta”. Ou na melhor das hipóteses, começaria a vendar Jaqueta Jeans também. Viu como as palavras-chave impactam nos nossos negócios, mesmo sem percebermos?

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