Nas conversas, os termos “palavra-chave” e “termos de busca” são utilizados como sinônimos, mas na verdade, existem diferenças. Afinal, qual a diferença entre palavra-chave e termos de busca?

Palavra-chave é como o ideal platônico do termo de busca – é como se partíssemos de um ponto ideal para encontrar diversos termos de busca.

Os termos de busca seriam as palavras – ou conjunto de palavras – que os usuários digitam no box dos mecanismos de busca.

É a aplicação da Keyword no mundo real, pode ser que esteja faltando uma letra, esteja digitado errado, fora de ordem, ou em alguns casos, exatamente igual a palavra-chave.

 

Por que as equipes de marketing vão buscar as palavras-chave?

  • Em SEO: vamos atrás dessa abstrações para otimizar o conteúdo on-page. (usando palavra-chave nas URLs, title, conteúdo do body, nomes de arquivos de imagens, meta description e assim por diante. Também fazendo links internos em anúncios de texto e textos âncora, e etc.)

 


Termos de Busca,
por outro lado, são as palavras no mundo real, que as pessoas usam para digitar nas buscas do Google e encontrar o que desejam, seja pelos links patrocinados ou pelos resultados orgânicos.

Por exemplo, você pode dar um lance em “jeans”. Olhando para o relatório do Adwords, você poderá encontrar todos os termos que os usuários digitam quando aparece seu anúncio.

Imaginando que você está utilizando a correspondência Ampla, estes termos podem ser a própria palavra, ou inúmeras variações, como “calça jeans”, “jeans feminino, “comprar jeans”, “lavagem de jeans”, “jeans rasgado”, e assim por diante, tendendo ao infinito.

Se algum destes termos de busca cair em claro padrão de repetição (por exemplo, calça jeans), você poderá criar um grupo de anúncios que correspondam a este termo de busca, e neste caso, pode ser que vire uma palavra-chave.

Termos de busca são grupos bem maiores de variações dentro das palavras-chave, e olhando estes grupos, podemos encontrar novas palavras-chave para incluir em nossas campanhas de search marketing.

Estudos de termos de busca também são uma ótima forma de encontrar correspondências negativas para as campanhas.

Imagine que você só vende calça jeans, mas encontra um grande volume de buscas para “jaquetas jeans”, neste caso, você iria negativar o termo “jaqueta”. Ou na melhor das hipóteses, começaria a vender jaqueta jeans também.

 

Leia também: Correspondência de palavras-chave no Google Ads

 

Por que pesquisar palavras-chave?

Por que pesquisar palavras-chave?

Como foi visto, as palavras-chaves têm grande impacto nas estratégias de marketing digital.

Para ser encontrado na internet o caminho mais curto para se fazer isso é utilizando as palavras-chaves adequadas para cada tipo de conteúdo, serviço ou produto.

 

Exemplo de palavra-chave em um texto:

Se você tem uma loja online, e intitula o produto com a palavra “bowl”, (tigela em inglês), pode ser que seu público não encontre o produto, por causa do uso errado da palavra-chave.

Com a análise de keywords, você poderá encontrar quais termos de pesquisa são mais relevantes, ou seja, aqueles que seu público-alvo costuma usar, como por exemplo: vasilha, tigela, recipiente e etc.

 

Tipos de palavras chaves

Você pode utilizar três tipos de palavras-chave, head tail, middle tail e long tail (cauda longa). Elas são separadas por tamanho, veja abaixo os exemplos:

  1. Head tail: palavra-chave;
  2. Middle tail: palavra-chave no Google ADS;
  3. Long tail ou cauda longa: como encontrar palavras-chave no Google ADS;

Com isso, você pode ser encontrado mais facilmente, e assim, chegar nas primeiras páginas do Google, e obter sucesso nas suas campanhas.

Lembrando que: as palavras-chaves curtas são mais abrangentes, porém a concorrência é muito maior, portanto, para atrair usuários mais segmentados e próximos do funil de vendas, as long tails podem ter resultados melhores. Tudo isso vai depender da estratégia escolhida.

Outros fatores SEO também são levados em consideração pelo buscador do Google, como posicionamento da palavra-chave no texto, a frequência que ela foi utilizada, tempo de leitura, entre outras coisas.

Portanto, se você quer ser notado pelo seu público, você precisa saber escolher a palavra-chave, analisando os termos de buscas.

E vamos mostrar como fazer isso. Então continue a leitura!

 

Porque usar ferramentas para análise de palavra-chave?

  • Previsões de tráfego;
  • Volume de busca;
  • Impressões;
  • Taxa de cliques (CTR);
  • Custo médio por clique (CPC).

Essas informações mencionadas acima, serão dadas pelas ferramentas de palavras-chave, com isso será muito mais fácil definir a melhor keyword!

Algumas ferramentas oferecem versões gratuitas para que você possa conhecê-la.

Essas opções geralmente são limitadas por pesquisas ou resultados, para ter um acesso completo às informações, é necessário uma assinatura na plataforma.

Porém existem outras opções para pesquisar palavras-chave. Veja abaixo!

 

Quais ferramentas utilizar para pesquisar palavras-chave?

Se você quer saber como pesquisar palavras-chave, a melhor forma de fazer isso é por meio de ferramentas e softwares. Dessa forma, você conseguirá analisar as palavras-chave com maior potencial para chegar no topo.

Ferramentas do Google gratuitas para pesquisar palavras-chave:

Entretanto, se você quiser ter uma análise completa sobre SEO, alguns softwares analisam sua página e mostram quais são as palavras-chaves mais apropriadas para ranquear seu site.

Ferramenta de palavra-chave e SEO:

  • Ubersuggest (versão gratuita e paga);
  • SEMrush (versão gratuita e paga);
  • Ahrefs (pago);
  • Moz Keyword Explorer (versão gratuita e paga);
  • Keywordtool.io (versão gratuita e paga);
  • SeoScout (versão gratuita e paga);
  • Keywords Everywhere (extensão gratuita do Chrome para palavras-chave);
  • Wordtracker Scout (extensão gratuita do Chrome).

 

Leia também: 9 Plugins para WordPress e Ferramentas para Otimizar seu Site – SEO

 

Como escolher a melhor palavra-chave?

Como escolher a melhor palavra-chave?

Ok, você viu a diferença de termo de pesquisa e palavra-chave, descobriu para que serve, como funciona e onde consegui-las, mas qual escolher?

Se você entrar nessas ferramentas encontrará uma lista de palavras-chaves infinitas, mas qual será a melhor para conseguir se destacar no meio de tantas?

E o que fazer com esse monte de informação que as ferramentas oferecem?

Pois bem, esse tópico aqui é justamente para isso! Então vamos lá!

Você precisa avaliar 4 coisas na hora de escolher suas palavras-chaves:

  • Volume de busca;
  • Concorrência;
  • Custo por clique;
  • Relevância para a sua estratégia.

Faça uma planilha com aquelas que se destacarem mais, se possível utilize mais de uma, e veja como elas podem se encaixar na sua estratégia, seja de produto, serviço ou conteúdo!

 

Caso precise de ajuda com a sua estratégia, entre em contato com a equipe de marketing digital da Lamattina!

 

Qual dessas ferramentas para palavra-chave é a sua favorita? Conte para a gente nos comentários!