Por que isso é importante?

Ai vão alguns dados que confirmam a importância de SEO para buscas locais:

  • 97 % dos internautas americanos compram online. Fora isso, 57% pesquisam online, mas compram offline.
  • 80% do dinheiro gasto pelos internautas é usado em estabelecimentos que estejam a menos de 100km de suas casas.
  • 61% das buscas locais resultam em compras.

Estes são alguns dados da indústria online coletados em fevereiro de 2012. Negócios locais também estão se desenvolvendo fortemente na internet móvel, através de tablets e smartphones. Pessoas que são desconfiadas para fazer compras online, ficam mais seguras quando encontram um endereço próximo e um telefone familiar no site do vendedor.
Isso significa que seu site deve ter todos os elementos importantes para SEO local para poder combater seus competidores online e estabelecer sua marca na região de atuação.

Tarefa #1: Faça uma busca por palavra-chave Geolocalizada

Existem muitas ferramentas para fazer pesquisas de palavras-chave, uma delas é a própria ferramenta do Google para planejamento de palavras-chave.
Termos de busca que incluam tanto sua palavra-chave principal, quanto seu local de atuação são ótimas escolhas para encontrar menos competição e ser mais preciso para quem estiver buscando.

Alguns bons exemplos de termos de busca geolocalizados: Restaurante Japonês em Bertioga, Agência de Marketing Digital em Bertioga SP, serviços imobiliários em Riviera de São Lourenço.

Tarefa #2: Análise de Competidores

Liste seus três principais concorrentes em sua área de atuação e faça uma análise gratuita através da ferramenta WooRank. Este recurso só está habilitado na versão teste, de 7 dias. A imagem abaixo é referente a versão paga, que utilizamos na Agência Lamattina Marketing Digital:

Concorrência de palavra-chave

Concorrentes palavra-chave

Faça uma pesquisa utilizando o Google Adwords Keyword Tool e filtre as palavras-chave de acordo com grande quantidade de buscas mensais e baixo índice de competição. Será mais fácil ganhar terreno nestas áreas. Considere utilizar palavras-chave que seus concorrentes estejam utilizando como foco.

Tarefa #3: Adicione palavras-chave locais ao conteúdo de seu site

Inclua as palavras-chave locais em áreas apropriadas do conteúdo de seu site, como nos headers, links, title, description e nos textos, de forma que torne este termo consistente aos mecanismos de busca. Por exemplo, imagine que você tem uma imobiliária e pretende otimizar para a região de Bertioga: você irá inserir “imobiliária em Bertioga”, “imóveis em Bertioga”, “locação de imóveis em Bertioga” e etc para que o Google e outros buscadores vejam seu site como referência neste assunto e os usuários também.

Tarefa #4: Adicione seu endereço no Footer

Adicione o endereço de sua loja ou escritório e o telefone no Footer do seu site. Deve estar em uma região visível em qualquer página que o usuário estiver navegando.
Certifique-se que estas informações foram inseridas como texto e não como imagem. Os textos tornam mais fácil que os mecanismos de busca indexem e indentifiquem a localização de seu site/empresa.

Tarefa #5: Configure seu Target Geográfico no Google Webmaster Tools

Se você possui um domínio genérico e pretende focar em uma determinada região, você precisa confirgurar seu site no Google Webmaster Tools (GWT). Isso irá auxiliar seu site a aparecer em buscas locais nas pesquisas feitas pelos usuários do Google.

Caso ainda não tenha cadastrado seu site no GWT, adicione clicando aqui.
Siga os passos abaixo para Geolocalizar seu site no GWT:

  1. Selecione qual site pretende fazer a configuração. No canto superior direito, clique na figura da engrenagem.
  2. Clique em Site Settings na lista drop-down que aparecerá.
  3. Abaixo de Geographic target, escolha a localização exata dentre as opções que aparecem.
  4. Selecione a sua localização

Tarefa #6: Registre sua empresa no Google Places, Google+ e Google Maps

A presença de seu negócio nas buscas do Google, Google Maps e Google+ será unificada uma vez que tiver registrado sua empresa no Google Places e Google+.

Siga as instruções para fazer este cadastro no Google Places:

    1. Crie sua conta no Google Places.
    2. Clique Começar Agora (Get Started Now).
    3. Preencha o formulário com as informações de local da sua empresa.
    4. Escolha sua preferênca para verificação de propriedade. (telefone, sms ou carta).
    5. O Google irá enviar um PIN. Você deverá inserir este PIN no Painel de controle de sua conta no Google.

Siga as instruções abaixo para adicionar seu site no Google+:

Crie um página no Google+ para sua empresa clicando aqui.

Selecione a categoria; Local Business ou Place:

Criando uma páinga no Google+

Criando uma página no Google+

Adicione as informações de sua empresa.

Siga os passos abaixo e registre o local de sua empresa no Google Maps:

  1. Acesse o Google Maps.
  2. Click em Put your business on Google Maps.
  3. Faça o Login com sua conta do Google Places.
  4. Usando o marcador, localize sua empresa no mapa.

IMPORTANTE:

 Quando você registra sua empresa com Google Places e Google+, automaticamente suas informações do Google Maps são atualizadas, portanto, algumas vezes não é necessário fazer este cadastro.

Tarefa #7: Envie seu site para outros mecanismos de busca

Para melhorar ainda mais seu SEO local é preciso cadastrar seu site em outros mecanismos de busca, como:

– Yahoo Business Listing
– Ask Business Listing
– Bing

Seguindo estas tarefas, certamente seu negócio estará muito mais otimizado para buscas locais, que são as pesquisas que realmente importam, a menos que você tenha uma loja virtual com entrega em todas as regiões.

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