Segundo uma pesquisa feita em 2020 pela Builtwith, o WooCommerce ficou em primeiro lugar como plataforma de e-commerce mais utilizada no mundo. Em segundo lugar ficou a Shopify, seguida da Magento.

No Brasil, a plataforma do WooCommerce também se manteve em primeiro lugar, já em segundo ficou a Wix Stores e em terceiro, a brasileira, VTEX.

Sendo assim, é possível notar que o Woocommerce ganha destaque tanto em cenário internacional, quanto nacional.

E não é para menos, este plugin oferece diversas funcionalidades para que sua loja seja a mais completa possível.

Para saber mais sobre como funciona o WooCommerce, continue a leitura!

O que é WooCommerce?

O WooCommerce é um plugin disponibilizado pelo WordPress para a criação de lojas virtuais.

Com ele você pode vender vários tipos de produtos, além de fornecer diversas formas de pagamento para seus clientes.

Atualmente o WordPress detém 26% de todas as lojas online no mundo, contando com 70 milhões de e-commerces.

O sucesso do WooCommerce foi tão grande que o colocou no top 5 dos plugins mais baixados do WordPress. A primeira versão do plugin contabilizou 80 milhões de downloads.

Por ter o código aberto, ser intuitivo e permitir que o usuário faça alterações na plataforma, conforme achar necessário, o plugin tornou- se muito popular pelos usuários do CMS da WordPress.

O WooCommerce é indicado para quem?

O Woocommerce pode ser utilizado por diversos tipos de lojas, seja para vender produtos, infoprodutos, assinaturas de conteúdo ou até mesmo serviços.

Veja abaixo algumas das categorias que se encaixam:

  • Lojas virtuais;
  • Afiliados;
  • Clubes de assinaturas;
  • Sites de leilões;
  • Marketplaces.

Leia também: Dez plugins fundamentais para sites wordpress

Quais são as funcionalidades do WooCommerce?

Quando você adquire o plugin WooCommerce, ele vem com todas as aplicações necessárias para o bom funcionamento de um e-commerce, como gerenciamento de estoque, inserção de produtos e opção de zoom para o cliente visualizar detalhes do produto.

Além disso, você consegue obter extensões separadas por áreas para otimizar a sua loja. Como no setor de:

  • marketing;
  • contabilidade;
  • serviços com foco no cliente e/ou produtos;
  • métodos de envio e pagamento;
  • widgets.

Além dessas, existem muitas outras. Veja abaixo como funciona o WooCommerce e quais ferramentas ele oferece para os usuários e clientes da plataforma.

Cadastro de produtos

Se você vai ter uma loja online, você vai precisar expor os seus produtos, ou serviços.

Sem limitações, o WooCommerce permite o cadastro de milhares de produtos. E para facilitar, você pode utilizar a opção de duplicar produtos parecidos e assim alterar apenas os detalhes.

Caso você tenha um produto principal, você pode colocá-lo em destaque e assim aumentar mais ainda a venda dele.

Além disso, é possível adicionar categorias, filtros, produtos relacionados e acrescentar características específicas, entre outras opções.

Formas de pagamento

O WooCommerce tem mais de 140 formas de pagamento para você disponibilizar para os seus clientes. Desde a opção de parcelamento, boletos bancários a pagamentos à vista.

Também é possível integrar com outras plataformas, como paypal e mercado pago. Veja abaixo.

Formas de pagamento no WooCommerce:

  • Cartão de crédito;
  • Cartão de débito;
  • Boleto bancário;
  • PagSeguro;
  • Mercado Pago;
  • PayPal;
  • Transferências eletrônicas, etc.

Pagamentos recorrentes

Ainda referente às formas de pagamento. Essa alternativa é para aqueles que prestam serviço na modalidade de assinatura ou mensalidade.

Caso você ofereça conteúdo por assinatura, vendas de cursos ou clubes de assinaturas, o WooCommerce também oferece essa opção de pagamentos recorrentes.

Acompanhamento de pedido

Com essa funcionalidade você consegue estar em contato com o cliente via e-mail, desde o fechamento da compra, até a entrega.

Inclusive é possível evitar abandono de carrinho, oferecendo cupons de descontos para conseguir finalizar a venda. Além de disponibilizar frete grátis, valor único ou cálculo do valor do envio.

Promoções

Para atrair a atenção do seu público é sempre bom ativar promoções ou fornecer cupons de descontos, e o WooCommerce disponibiliza ferramentas para isso.

Se for anunciar o lançamento de um produto, livro, e-book, ou divulgar ofertas por tempo limitado, você pode adicionar uma contagem regressiva na página.

Emissão de relatórios

Essa com certeza é a funcionalidade mais importante para uma plataforma de e-commerce, afinal de contas, ter relatórios sobre o seu empreendimento ajuda na gestão dos negócios.

Com o acompanhamento de vendas, você pode melhorar a sua estratégia de marketing digital, identificando oportunidades através da experiência dos clientes.

Você pode ter informações e estatísticas sobre suas vendas, itens comprados e média de negócios diários.

Recuperação de carrinho abandonado

Com as informações dos relatórios gerados, você pode diminuir o abandono de carrinho ao utilizar essa função que resgata os clientes que desistiram de finalizar a compra.

Com este módulo a plataforma envia e-mails para os usuários, incentivando-os a concluir a compra, seja por um cupom, ou oferecendo algum tipo de vantagem, notada pela análise do marketing digital.

Por exemplo, a equipe de marketing pode perceber que o comprador desistiu do item, quando chegou no frete, e assim analisar a possibilidade de fazer um desconto, ou melhorar o valor, ou dar mais opções de entrega.

Agendamento de serviços

Para quem tem sites de hospedaria, como aluguel de quartos de hotel, ou realizam vendas de shows, essa opção de agendamento de serviços e aluguel, é essencial para o desenvolvimento do negócio.

Com ele, os clientes podem reservar data e horário, e assim agendar a contratação no seu site.

Loja no Facebook

O WooCommerce permite conectar sua loja virtual com o facebook e potencializar as vendas do seu negócio.

Isso se deve pela sincronização de produtos entre as duas lojas, o que possibilita aumentar o alcance das suas ofertas, tanto com anúncios pagos utilizando o Facebook ADS, como de forma orgânica.

Vantagens do WooCommerce

Além dos principais recursos mencionados acima, quem escolhe utilizar o WooCommerce pode ter mais alguns benefícios como:

  • Facilidade em administrar a loja;
  • Otimização para os mecanismos de busca (SEO);
  • Segurança: atualizações constantes no sistema;
  • Popularidade: por ser muito conhecida e utilizada por desenvolvedores, fica mais fácil contratar profissionais capacitados em gerenciar essa plataforma;
  • Código aberto: por trazer flexibilidade, é um dos sistemas favoritos para a criação de e-commerces, pois tem a possibilidade de customizar a sua loja através de extensões e outros recursos nativos que o próprio plugin oferece.

Além desses fatores, também tem a vantagem do sistema ser gratuito. Claro que para ter um site em WordPress é necessário comprar um domínio e hospedagem, e caso necessário, investir em temas e plugins para funções específicas.

Entretanto, o sistema do WooCommerce é livre para que os programadores adicionem novas funcionalidades à plataforma, sem custos adicionais.

Com quais plataformas o WooCommerce se integra?

O WooCommerce pode ser integrado com diversas plataformas para implementar mais ainda as funções disponíveis.

O WooCommerce se integra com:

  • Google Analytics;
  • Instagram;
  • Facebook;
  • MailChimp;
  • Moip;
  • PagSeguro;
  • PayPal;
  • Correios.

Conclusão sobre o plugin WooCommerce

Apesar do plugin WooCommerce ser bastante intuitivo, em um dado momento – se caso você precisar de uma função mais complexa – será necessário um desenvolvedor.

Além disso, é preciso estar atento à segurança do seu site, evitando instalar plugins e temas duvidosos, e fazendo sempre o backup dos arquivos.

Outra prática essencial é manter todos os componentes atualizados. Um mau funcionamento do seu site, pode impossibilitar o seu cliente de finalizar uma compra.

Por isso tenha uma equipe que te ajude a fazer a manutenção da sua loja virtual, para que seu site esteja sempre no ar e sem erros.

Precisando de desenvolvedores especializados em WooCommerce e outras plataformas de lojas online? Entre em contato com a equipe de marketing da Lamattina Digital!

Deixar um comentário