As meta tags são muito utilizadas em estratégias de SEO – Otimização de sites para mecanismos de busca.

Geralmente estes campos não ficam visíveis aos usuários (no site), mas aparecem nos resultados das buscas e em publicações em redes sociais. A correta utilização dessas tags de título e descrição podem ser fundamentais para aumentar a taxa de cliques nas páginas de seu site.

Meta title tag

O meta title (ou título meta)  mostrará ao usuário, no momento de uma busca no Google, o assunto da página ou post indexado nos resultados.

Caso você não defina no HTML do site este atributo, automaticamente será exibido o nome do arquivo.

A correta configuração pode trazer muitos benefícios na sua estratégia de SEO, uma vez que o Google irá relacionar as palavras-chave do conteúdo ao meta title e a meta description. O usuário, por sua vez, ao encontrar o assunto que busca, tendem a clicar, aumentando o CTR (taxa de cliques) da página.

Dicas para escrever o meta title da página ou post

  • Utilize a palavra-chave foco, preferencialmente no início. Sem repeti-la;
  • Crie títulos entre 50 a 65 caracteres, contando espaços;
  • Crie textos naturais, que irão incentivar o usuário a clicar pela relevância e não pela insistência;
  • Este campo deve ser único para cada página ou post do site.

Meta description tag

A descrição meta ou meta description será um breve resumo sobre o que o post ou a página tratam. Combinado ao meta title bem redigido irá gerar interesse de quem está fazendo a pesquisa no mecanismos de busca, geralmente o Google.

Como este campo possui uma quantidade maior de caracteres, muitas pessoas tentam repetir a palavra-chave foco. Isso é um erro e pode ser penalizado pelo Google, além de não ser relevante ao usuário.

Dicas para escrever o meta description da página ou post

  • Utilize a palavra-chave no máximo uma vez, e se fizer sentido, utilize sinônimos também;
  • Foque em resumir de maneira interessante o conteúdo que a página ou post exibirá;
  • Não ultrapassar 230 caracteres, contando os espaços;
  • Não copie trechos da sua página ou post na meta descrição.

 

meta tags exemplo SEO

Exemplo de Meta Tags com foco em SEO

Outras Meta Tags

Existem outras meta tags, como meta keywords e meta robots, que não vamos tratar neste post.

As meta keywords deixaram de ser consideradas pelo Google, por conta da baixa relevância que passaram a ter em relação ao conteúdo, quando donos de site perceberam que poderiam relacionar dezenas de palavras-chaves a um único conteúdo, sem qualquer relação.

As tags meta robots são relevantes para indicar aos robôs dos buscadores o que fazer com páginas e links contidos nelas. Mas este assunto será tratado em um outro post.

Onde editar as meta tags

Sites desenvolvidos com WordPress, utilizam plugins como o Yoast SEO ou All-in-one SEO, dentre outras opções disponíveis. Com estes plugins, fica bem fácil incluir os campos no seu painel administrativo.

Outros gerenciadores de conteúdo irão disponibilizar estes campos através de extensões (como plugins) ou nos próximos atributos das páginas, variando de um CMS para outro.

Caso seu site não tenha sido desenvolvido com nenhum CMS, as edições devem ser feitas no cabeçalho de cada uma das páginas, na seção <head>. Não é nada muito complicado, mas demanda um pouco de conhecimento em código HTML.

Impacto na otimização do site (SEO)

Como dito anteriormente, a correta configuração seguindo a estratégia de SEO adotada para o site ou blog, irá fazer os rankings subirem, além de conseguir mais cliques nos resultados de busca.

Faça o correto planejamento antes de começar a escrever estes textos, e mais importante, acompanhe relatórios.

Veja o impacto das mudanças pelo Google Analytics e pelo Search Console também. Se realmente estiver empenhado em subir seus rankings, existem softwares como MOZ e o SEM Rush que podem gerar relatórios de performance mais completos.

Espero ter ajudado com as explicações e dicas. Qualquer dúvida ou sugestão, poste nos comentários.