A beleza do Marketing de Conteúdo é que essa estratégia pode trazer milhares de interações em redes sociais, aumentar seu mailing, muitos comentários e melhor rankeamento nos mecanismos de busca, isso se você fizer um bom post.

Mas o marketing de conteúdo é tão difícil de fazer, não é mesmo?

Para ajuda-lo a ter sucesso, criamos uma checklist. Se conseguir seguir a maioria destes itens, você terá um bom marketing de conteúdo.

 

Marketing de Conteúdo | SEO Google

 

Headline

Quais são as questões que você deve prestar atenção para escrever uma boa Headline:

  1. Será que alguém digitaria esse título no Google? – Se a resposta for sim, então você terá mais chances de conseguir bom tráfego de buscas.
  2. Esse título estimula a curiosidade? – Títulos que estimulam a curiosidade tendem a conseguir mais cliques.
  3. Minha Headline está curta e objetiva? – Se sua Headline tiver mais de 57 caracteres, parte dela será cortada pelo Google.
  4. Essa headline gera dúvidas? – Clareza é importante. Se as pessoas não souberem onde estão clicando, provavelmente irá gerar bounce em seu site.
  5. Estou utilizando emoção? – Se você conseguir estimular o desejo, certamente conseguirá mais acessos.
  6. Sua headline contem palavras-chave ou frases com muito acessos? – Se não tiver, não espere ter bom rankeamento no Google.

 

Introdução

Todo post em um blog deve ter uma boa introdução. Algumas questões para que você crie uma boa introdução:

  1. estou prendendo a atenção dos meus leitores? – Você pode fazer isso verificando se a introdução do seu post estimula a continuidade da leitura.
  2. Está concisa? – Você quer chegar logo ao corpo do post. Três parágrafos geralmente são suficientes.
  3. Proporciona uma noção geral do conteúdo? – Assim que os visitantes leiam a introdução, eles terão idéia se valerá a pena continuar a leitura ou não.
  4. Inclui uma figura? – Você deve começar todos os seus posts com uma imagem ou um vídeo. Isso certamente será crucial na taxa de cliques e no compartilhamento do post.

 

Corpo do post (Body)

Escrevendo o post em si, faça as seguintes perguntas:

  1. Estou utilizando subheadings? – Isso facilita a vida do visitante no momento de procurar algum conteúdo específico.
  2. Meus parágrafos possuem menos de 5 linhas? – Qualquer coisa maior que 5 ou 6 linhas vai fazer com que seu visitante tenha preguiça de ler.
  3. Estou criando uma conversa? – Você precisa criar um diálogo com seu leitor, utilizando as palavras “eu” e “você”.
  4. Usei destaque nas perguntas? – Destaque as questões no seu conteúdo. Isso chamará mais a atenção.
  5. Estou contando uma história? – Seus leitores ficarão entediados, a menos que você conte uma história.
  6. Estou enriquecendo meu conteúdo com alguma mídia? – Infográficos, vídeos, tabelas, listas e audio irão ajuda-lo a personalizar seu post.
  7. Meu conteúdo está conciso? – Se você está enrolando muito para ganhar palavras em SEO, os leitores ficarão cansados e não terminarão a leitura.
  8. Estou tentando parecer inteligente? – Usar palavras difíceis ou menosprezar seus leitores certamente fará com que eles abandonem a leitura.
  9. Meu conteúdo está baseado em algum fato recente? – Usar o Google e o Yahoo News para ver tópicos mais recentes, fará com que seu conteúdo seja mais buscado e gere mais tráfego.
  10. Qual emoção estou “utilizando”? – Seu conteúdo deve gerar alguma emoção como humor ou raiva. Utilize um sentimento, ou alguns deles no decorrer do conteúdo. O objetivo é prender a atenção do seu leitor como se fosse uma novela.
  11. Formatei meu post corretamente? – De bullets a citações, o WordPress disponibiliza algumas opções que podem enriquecer muito o conteúdo do seu post.
  12. Estou linkando o conteúdo? – Links para outros websites quando for preciso. Dessa forma, você pode conseguir mais um parceiro para disseminar sua mensagem.
  13. Mencionei algum expert em meu post? – Incluir citações podem gerar mais credibilidade no que está dizendo. Você também pode conseguir compartilhamento destas pessoas.
  14. estou comprovando o que digo? – Usar dados e informações dará mais credibilidade a sua mensagem.

 

Conclusão

 

Quando for finalizar seu post, pergunte:

  1. Terminei meu post com uma pergunta? – Uma boa forma de conseguir mais comentários.
  2. Consegui fechar meu post em 3 parágrafos? – O resumo final deve ser curto e dar a noção do que o usuário aprendeu lendo seu post.
  3. Minha conclusão tem menos de 200 palavras? – Uma boa conclusão deve ter entre 150 e 100 palavras.
  4. Deixei algum ponto em aberto? – Seu post não deve resolver todas as dúvidas. Ao invés, tente deixar questões em aberto, para que seja estabelecido um diálogo posteriormente.
  5. Minha conclusão faz com que as pessoas queiram ler meu artigo? – Algumas pessoas irão direto a conclusão. Tenha certeza que isso fará com que eles voltem e iniciem a leitura completa.

 

Promoção (Divulgação)

 

Antes de publicar, questione:

  1. estou publicando este post na melhor hora? – Existe uma ciência por trá do marketing de conteúdo. Esta tabela pode ajuda-lo a decidir quando publicar seu post.
  2. Devo fazer essa publicaçnao em meu site ou no site de alguém? – Geralmente, é muito bom publicar um artigo em outro site. Isso fará com que público-alvo de outros sites visitem a sua página e gere Backlinks.
  3. Estou captando e-mails? – E-mails são uma ótima forma de lembrar antigos visitantes de voltarem ao seu site.
  4. Eu ofereço algo em troca de Leads? – Oferecer um e-book ou um estudo importante em PDF pode ser uma boa forma de captar e-mails.
  5. Eu tenho botões de compartilhamento em meu post? – Isso fará com que o público que gostar do seu conteúdo indique a amigos com mais facilidade.
  6. Eu criei uma lista de divulgadores da minha mensagem? – Sempre que publicar um post, convide os amigos a compartilhar. Isso pode gerar um grande número de acessos em redes sociais.
  7. estou usando meta tags adequadas para redes sociais? – Se não estiver usando, seu conteúdo não será exibido corretamente nas redes sociais.
  8. Mencionei os experts quando compartilhei? – Incluir nomes importantes ao compartilhar pode encorajar novos leitores a entrarem em seu site.
  9. Enviei mensagens para influenciadors no Linkedin? – É uma táetica simples que pode ajuda-lo a conseguir mais compartilhamentos.
  10. Eu ajustei meu conteúdo para outras mídias? –Transformar seu post em um PDF ou slides e enviar a outros sites pode gerar mais tráfego. Apenas envie esses novos formatos a sites como Slideshare, e consiga novos visitantes. Certifique-se que você ajustou o conteúdo, para que não seja penalizado por conteúdo duplicado.
  11. Compartilhei meu conteúdo mais de uma vez? – Você precia compartilhar seus posts ao menos 2 ou 3 vezes. Nem todos os seus seguidores irão visualizar a publicaçnao na primeira vez que publicar.

 

Conclusão

 

Sabemos que não é fácil, mas através dessas 40 questões, muito provavelmente suas publicação irão atingir um número de leitores bem maior.

Não se preocupe se não estiver atendendo os 40 itens… Olhe para este post, e veja que nem eu utilizei todos eles. No entanto, quanto mais itens atender, melhor será a performance.

Tem mais alguma pergunta para incluir em nossa lista? Pode enviar que ficaremos felizes em compartilhar.