Afinal, quais são os Fatores que integram o Índice de qualidade das Palavras-chave de sua campanha de Links Patrocinados?
Relevância é um dos fatores, o histórico de taxa de clicks (famoso CTR) também ajuda muito e a qualidade de sua Landing Page é o que vai fazer sua campanha estourar. Aqui vão respostas rápidas para sua dúvidas:
Quais fatores influenciam no Índice de Qualidade das campanhas de Adwords?
Primeiro vamos falar dos erros antes de falar o que realmente funciona!
Não gaste seu tempo com…
- Bounce Rate não tem impacto no Índice de Qualidade
Mesmo fazendo muito sentido que poderia inlfuenciar… não influencia. O Google as vezes deixa uma vaga idéia que isso poderia influenciar… mas não. Muitas das nossas campanhas de Links Patrocinados levam para páginas com um alto índice de Bounce e mesmo assim o índice de qualidade é alto. - Densidade de Palavra-chave também não
Na sua Landing Page ou no anúncio, não importa. Seu anúncio e sua Landing Page devem falar sobre o que você está vendendo, então não importa se a Keyword aparece uma, dez ou mil vezes, a não ser que isso ajude a aumentar o seu CTR. Tudo está relaconado ao que você está vendendo e se você está comunicando corretamente. - Ter muito conteúdo no Site não tem nada a ver com o Índice de Qualidade.
Você pode ter apenas uma frase, e ainda assim ter um bom índice de qualidade. - Ranking de SEO e backlinks não influenciam o índice de qualidade
Nenhum impacto! - E Tudo que não estiver relacionado abaixo
Você está no caminho certo, continue lendo…
Na prática, aqui estão os fatores que você deveria se preocupar:
- Qualidade da Landing Page (transparência e nada de conteúdo escondido)
- Rekevância Semântica (Grupos de Anúncios)
- Histórico de CTR (conteúdo do Anúncio)
E esta ordem é importante. Sempre vejo se minhas Landing Pages estão adequadas antes de Agrupar os Anúncios.Então crio os Grupos de Anúncios corretamente, focando na escrita. Por último, escrevo novos anúncios – incansavelmente. E nunca paro de criar novos anúncios.
E aqui está o que contece invariavelmente: o índice de qualidade vai lá pro alto, então foco nas taxas de conversão (outra obsessão) e tudo mais que me faça ganhar mais dinheiro.
Sim, existem outros fatos (como tempo de carregamento da página, etc), mas na maioria dos casos, os três citados acima são os mais importantes. Então, é mais fácil do que imagina: agrupe corretamente suas palavras-chave e e depois escreva ótimos anúncios.
A maioria das pessoas se esquece de escrever bons anúncios, e a maior parte reclama de ter baixo índice de qualidade. Felizmente você lê nosso blog e logo logo não terá mais que reclama. E o Google irá recompansá-lo.
I. Qualidade da Landing Page
Não gatse tanto tempo na qualidade da Landing Page, ou você tem ou não tem. Se não tiver, você logo verá que terá um baixo índice de qualidade. Construa Landing Pages adequadas ao anúncio que tudo ficará bem.
Sempre otimizo minhas Landing Pages para conversão, e não para índice de qualidade. E acreditem, funciona!
II. Relevância Semântica
Quase sempre começo por aqui. O Google olha a relevância do anúncio para as palavras-chave o grupo de anúncio e a relevância da palavra-chave para os termos de busca ou pesquisa. (palavra-chave não é a mesma coisa que termos de pesquisa).
Muita coisa pode ser dita sobre relevância. Para fazer corretamente, aqui vai um truque:
Regra #1: Agrupe palavras-chave pelo conteúdo do anúncio não por palavras-chave.
Existe uma razão para os grupos de anúncios terem este nome, e não “grupos de palavra-chave”. O que você provavelmente sempre criou são grupos de palavras-chave. Você pega um grupo de palavras-chave, agrupa por temas e escreve anúncios para eles. Este é um erro, e eu ainda faço isso muitas vezes.
A forma correta é:
Passo 1: Escolha uma palavra-chave.
Passo 2: Escreva os melhores anúncios para aquela palavra-chave.
Passo 3: Encontre outras palavras que caibam naquele anúncio.
Geralmente, você vai acabar com mais ou menos 10 palavras por grupo de anúncio.
III. Histórioco de CTR (Taxa de cliques)
De longe, o mais importante de todos. Na verdade, depois que já cuidou de todo o resto, pode considerar que seu índice de qualidade será uma comparacão entre o CTR dos seus concorrentes. Baixo índice de qualidade indica que o CTR dos seus concorrentes está mais alto que oseu, mesmo você achando que esteja alto. O que você está considerando um com CTR, pode não ser.
Google avalia seu CTR de todos os lados:
- CTR de cada palavra-chave
- CTR da URL de display
- CTR do Grupo de Anúncio
- CTR da sua conta
- CTR da palavra-chave por área geográfica
- CTR por localização dos anúncios (sites da rede de display)
- CTR por device
- E muitos outros CTR’s que nem imaginamos
Em suma, CTR é o que importa. Onde houver CTR, ele é importante.
O Google sempre tentará prever o CTR que você irá atingir, mesmo antes de você publicar seu anúncio.
Então… se você teve um bom CTR em determinada palavra-chave, Google irá acreditar que você continuará tendo, e será recompensado com um bom índice de qualidade e CPC’s (custo por clique) mais baixos. Por outro lado, se não tiver um bom histórico, você terá indices de qualidade mais baixos.
Minha definição de ” histórico recente” é: menos de 100 impressões. Então, a segunda regra é:
Regra #2: Não conseguiu um bom CTR nas primeiras 100 impressões? Pause e escreva um novo.
O que é um bom CTR?
Fico feliz por ter perguntado…
Depende da concorrência. Você deve ter uma performance melhor que a deles. Então, a terceira regra é:
Regra #3: Para cada anúncio, qualquer coisa abaixo de 1% é inaceitável.
Para campanhas de Display é completamente diferente, entre 0,1 e 02% é aceitável.
Ao final, podemos dizer:
Não importa quando vai ajuastar suas camapanhas, faça isso:
- Veja se sua Landing Page está OK(A não ser que seu índice de qualidade esteja 1/10, geralmente está tudo bem). Então esqueça isso.
- Reagrupe seus Anúncios. 90% você terá isso metade certo, geralmente não está perfeito. Faça novamente.
- Foco no CTR pelo resto da vida do seu grupo de anúncio. Geralmente um baixo índice de qualidade quer dizer que as pessoas não estão clicando em seu anúncio.
Alguma pergunta?
Deixar um comentário