Como parceiro da Xtech, ontem recebi o comunicado que a plataforma será descontinuada. Juntamente com esta notícia, recebi a informação que as lojas virtuais serão migradas para a Loja Integrada.

Tanto a Xtech quanto a Loja Integrada são da Vtex, que por sua vez também também oferece serviços de e-commerce.

Primeiramente, gostaria de ressaltar que ao desenvolver uma loja virtual com a plataforma Xtech, notei muitos recursos e integrações interessantes. Após dois anos usando e fazendo ajustes, notei grande limitação nos recursos técnicos, performance e principalmente no suporte, na minha opinião precário e com profissionais bem intencionados, mas despreparados. Atendimento lento e pouco eficiente, sem conhecimento técnico.

Também já trabalhei com a plataforma Loja Integrada, também com recursos interessantes, mas bastante limitada e confusa, principalmente se você precisar fazer customizações, que para nós programadores são bastante simples em plataformas Open Source, como é o caso do WordPress e Magento.

O que esperar entre a fusão da Xtech com a Loja Integrada?

Como usuário das plataformas, eu sinceramente espero muitos problemas técnicos na migração e pela experiência do despreparo anterior, com crescimento da demanda, o suporte deve ter bastante dificuldade em atender todos que precisarão contar com eles.

Se você tiver uma loja virtual com menos recursos e menos produtos, acredito que grande parte do processo deva ocorrer com tranquilidade. Agora, se tiver códigos customizados , bem como integrações, boa sorte!

Quais são as opções para minha loja virtual?

Se você cuida do seu e-commerce por conta própria e não quer gastar muito, recomendo já começar o processo de migração, solicitando um ambiente de desenvolvimento (ao suporte), para que possa testar e depois colocar para rodar na Loja Integrada.

Se você está insatisfeito, mas ainda assim quer continuar nas plataformas com planos mensais de assinatura, uma outra opção é a Tray, concorrente da Xtech e Loja, com recursos e performance semelhante.

Agora se você está insatisfeito e quer ar um upgrade em seu e-commerce, recomendo buscar uma empresa ou agência para desenvolver um novo projeto em outra tecnologia, como Magento ou WordPress. Certamente você terá um custo de desenvolvimento inicial e um custo de manutenção mensal, mas terá muito mais performance, autonomia para mudanças e expansão.

Conclusão

Ainda é muito cedo para dizer qualquer coisa, e ressalto que o que escrevi acima é apenas minha opinião. Pode ser que a fusão seja um grande sucesso e todos saiam ganhando, com mais recursos, melhor suporte e mais performance. Mas considerando meu passado como cliente da Xtech, e como brasileiro acostumado com serviço de baixa qualidade (principalmente na internet), duvido um pouco que isso aconteça.

Assim que tiver mais informações e experiências sobre este assunto atualizarei este post. E so você quiser compartilhar uma experiência positiva ou negativa neste processo, poste nos comentários.