Para produtores de conteúdo no marketing digital é essencial saber como funciona o planejamento de palavras-chave para SEO, afinal, é dessa forma que aumenta o tráfego do site e alcança o público-alvo de cada cliente.

Encontrar as palavras-chave adequadas é uma das estratégias de SEO, que consiste em várias técnicas para alcançar uma boa posição na SERP (Search Engine Results Page), ou seja, nos motores de pesquisa.

E para que você saiba qual é a melhor palavra-chave para ser usada no seu conteúdo, você vai precisar de uma ferramenta que lhe mostre alguns dados, como volume de busca, nível de dificuldade, entre outras coisas.

Portanto, continue a leitura para saber qual ferramenta de SEO usar, para fazer o planejamento de palavras chave!

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O que é o planejador de palavras-chave para SEO?

Planejadores de palavras-chave são ferramentas que ajudam a identificar termos de buscas com grande relevância para o seu projeto, seja para SEO, ou para campanhas de Google ADS.

Dependendo da ferramenta de SEO, ela pode analisar a relevância, concorrência, volume de busca, cliques, impressões, entre outras características de uma palavra-chave.

As palavras-chave são essenciais para a elaboração de textos SEO e anúncios. É através das palavras-chave que os clientes encontrarão o seu produto nas barras de pesquisas, tanto do Google, quanto de outros buscadores.

Portanto, será muito fácil escolher qual termo utilizar na sua estratégia de SEO ou nas suas campanhas, utilizando planejadores de palavras-chaves ou ferramentas de SEO.

Veja abaixo algumas delas que podem ser utilizadas para essa finalidade.

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Ferramentas gratuitas do Google para pesquisar palavras-chave

Inicialmente algumas das plataformas do Google tinham como objetivo auxiliar na criação de anúncios, e assim melhorar os lances das propagandas.

Entretanto, algumas dessas plataformas apresentam dados que podem ser utilizados nas estratégias de SEO. Pois fornecem informações valiosas para aqueles que buscam encontrar a palavra-chave com maior relevância.

Além de auxiliar na criação de campanhas, essas plataformas podem ajudar a escolher a melhor palavra-chave.

Com isso, você pode utilizar as seguintes ferramentas do Google para SEO:

Entretanto, se você quiser ter uma análise completa sobre SEO, alguns softwares analisam sua página e mostram quais palavras-chaves são as mais apropriadas para ranquear seu site.

Abaixo, mencionaremos detalhadamente as plataformas gratuitas do Google e as ferramentas de SEO para você utilizar nas suas otimizações.

 

Ferramenta para palavras-chave e SEO

Enquanto as ferramentas do Google tem uma visão geral sobre as palavras-chave – e por não serem específicas para SEO – elas podem deixar a desejar em alguns requisitos.

Portanto, se você quer ferramentas mais abrangentes e voltadas para as otimizações de site e conteúdo, recomendamos que utilize ferramentas de SEO que terão as informações do Google, e mais alguns dados que serão importantes para sua estratégia.

Veja abaixo ferramentas de SEO gratuitas e pagas para o planejamento de palavras-chave e estratégias SEO.

Ferramentas gratuitas do Google para SEO:

1. Planejador de palavras-chave – Google ADS;
2. Google Search Console;
3. Google Trends.

Ferramentas de SEO gratuitas e pagas :

4. Ubersuggest (versão gratuita e paga);
5. SEMrush (versão gratuita e paga);
6. Ahrefs (paga);
7. Moz Keyword Explorer (versão gratuita e paga);
8. Keywordtool.io (versão gratuita e paga);
9. Wordtracker Scout (extensão gratuita de SEO, para navegadores)
10. SEOquake (extensão gratuita de palavras-chave, para navegadores);
11. Keywords Everywhere (extensão gratuita e paga do Chrome e Firefox, para palavras-chave).

 

1. Planejador de palavra-chave do Google (Google Keyword Planner)

Planejador de palavra-chave do Google (Google Keyword Planner) - Ferramenta de palavras-chave (SEO)

Nenhuma outra empresa tem mais informações sobre as buscas do que o Google.

Você sabia que é possível ter ideias de palavras-chave através do planejador de campanha do próprio Google?

Essa ferramenta gratuita é oferecida aos anunciantes, mas qualquer um pode usá-la.

A função da ferramenta é auxiliar os anunciantes a encontrar os termos ideais para suas campanhas e os lances para o Adwords.

Ela mostra uma estimativa de buscas de cada palavra, número de resultados e nível de dificuldade, ou seja, competição entre os anunciantes.

Para o seu site ou blog, você pode utilizar a ferramenta para ver os termos com maior volume de busca, maior interesse dos anunciantes e definir as palavras mais importantes para o seu site.

O importante é ter em mente que o mecanismo de busca do Google é o mesmo para resultados pagos e orgânicos, o que muda é o posicionamento e a engrenagem por trás de cada um.

Recursos do Planejador de palavras-chave do Google:

  • Frequência que os termos são pesquisados;
  • Estimativa de lance, quanto será o CPC (custo por clique) das palavras-chave;
  • Concorrência;
  • Média mensal de buscas.

Também é possível refinar a pesquisa por:

  • Palavra-chave;
  • Impressões;
  • Posição média orgânica;
  • Países, estados, cidade e/ou regiões;
  • Idiomas;
  • Períodos;
  • Dispositivos.

 

2. Google Search Console

Google Search Console - Ferramenta de palavras-chave (SEO)

O Google Search Console também pode ser usado como ferramenta de SEO, devido a grande quantidade de informações que disponibiliza na plataforma.

Com essa ferramenta gratuita do Google, você consegue identificar aspectos bem importantes para o SEO, como por exemplo, saber a posição que seu site está ranqueado nas pesquisas do Google e para quais palavras-chave.

Sendo assim, você pode conseguir basear suas estratégias de SEO, com os dados que o Google Search Console dispõe.

Dados que o Google Search Console oferece:

  • Média de posições na pesquisa do Google;
  • Cliques;
  • Impressões;
  • CTR;
  • Indexação das páginas;
  • Linkagem interna;
  • Dados de desempenho de vídeos.

 

3. Google Trends

O Google Trends é uma ferramenta mais simples, porém dependendo do ramo do seu empreendimento, ela pode ser muito útil para a sua estratégia de SEO.

Isso porque o Google Trends mostra as palavras-chaves por regiões, como país, estado e cidade. Portanto, se para o seu negócio essa informação é importante, essa ferramenta pode te ajudar a definir suas estratégias baseadas na localização.

Recursos do Google Trends:

  • Evidencia a sazonalidade de uma palavra-chave;
  • Compara o volume de busca de até 5 palavras-chave de uma só vez;
  • Mostra a distribuição da palavra por localidade.

 

4. Ubersuggest

O Ubersuggest é uma ferramenta de SEO criada pelo Neil Patel, especialista em marketing digital.

Basta escrever a palavra-chave na barra de pesquisa da ferramenta, que será mostrada as métricas da palavra-chave, como volume de buscas, nível de concorrência e custo por clique (CPC).

A ferramenta de SEO, Ubersuggest, também faz o rastreamento de concorrentes, ainda mostra com que palavras-chaves seu concorrente mais se destaca com o seu público-alvo. Dessa forma, você pode planejar seu conteúdo com base nessa informação.

Recursos da ferramenta Ubersuggest:

  • sugestões de palavras-chave relacionadas, de cauda longa (long tail);
  • ideias de conteúdos;
  • auditoria do site para encontrar erros;
  • dicas de melhorias e palavras-chaves que podem ser otimizadas;
  • relatório de backlinks;
  • métricas das palavras-chave, como volume de buscas, nível de concorrência, CPC, etc;
  • rastreamento e análise de concorrentes.

A ferramenta SEO está disponível em português e traz muitas informações importantes para a criação do seu conteúdo e para suas estratégias SEO.

 

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5. SEMrush

SEMrush é uma ferramenta paga utilizada por muitos profissionais de SEO para ver informações de Analytics e insights sobre os concorrentes, para otimização do site.

Você pode pegar informações sobre palavras-chave orgânicas que você deseja ou deveria ranquear melhor, além de sites que você pode buscar por backlinks, e também, insights sobre campanhas de seus concorrentes e muito mais.

SEMrush pode fornecer muitas informações valiosas aos usuários. Confesso que as informações para o mercado brasileiro ainda não são muito ricas, mas vale a pena navegar na versão gratuita e ver se há interesse em comprá-la.

Outros recursos do SEMrush:

  • Visão geral de palavras-chave;
  • Volume de pesquisa em nível global e regional;
  • Dificuldade da palavra-chave;
  • CPC;
  • Nível de concorrência;
  • Recursos de SERP;
  • Palavras-chave relacionadas, de cauda longa ou de perguntas;
  • Métricas de SEO dos seus concorrentes;
  • Criação de lista com até mil palavras-chave;
  • Integração com o Google Analytics.

 

6. Ahrefs

A ferramenta de SEO Ahrefs é uma das mais completas no mercado. Um dos critérios para isso, é o tamanho do banco de dados, referentes a termos de busca e palavras-chave.

Além disso, você pode analisar os seus concorrentes, monitorar o desempenho do seu site nos mecanismos de buscas e assim traçar uma estratégia de SEO, com base nos backlinks (SEO Off Page) que o concorrente recebe.

Funcionalidades da Ahrefs:

  • Pesquisa de palavras-chave;
  • Encontrar conteúdos em alta;
  • Destaca páginas e seções que precisam ser otimizadas;
  • Análise de backlinks dos concorrentes;
  • Comparação de domínios.

O Ahrefs está disponível em portugues e não possui versão gratuita. Porém também existe o Majestic SEO, uma ferramenta similar ao Ahrefs que tem versão gratuita para teste.

 

7. Moz Analytics

Desenvolvido pela empresa Moz, essa ferramenta gratuita permite que você verifique informações sobre qualquer domínio.

Você pode visualizar quem está linkando para este domínio e o texto âncora utilizado. Além disso, o Open Site Explorer oferece valiosas informações sobre páginas mais acessadas, domínio linkados, quais páginas estão linkando para seu site e etc.

É uma ferramenta gratuita, mas permite um limite de buscas diárias.

Para uma experiência completa, recomendamos assinar o plano do MOZ Analytics, que é uma de nossas ferramentas favoritas para SEO.

Recursos e funcionalidades do MOZ:

  • Explorar palavras-chave relevante;
  • Conhecer o volume de busca, nível de dificuldade, CTR, concorrência, potencial e oportunidade de palavras-chave;
  • Histórico no AdWords;
  • Histórico de ranqueamento;
  • Auditoria e rastreamento de sites;
  • Inspeção de links;
  • MozBar – extensão gratuita do Google Chrome para obtenção de métricas;
    Análise da concorrência.

 

8. KeywordTool.io

Keyword Tool é uma das melhores ferramentas gratuitas para pesquisa e palavras-chave disponíveis. Ela te ajuda a gerar ideias para termos de busca, simplesmente ao digitar uma palavra-chave.

O Google completa as frases com sugestão de termos, de acordo com as buscas mais importantes. Ou seja, ele considera os termos mais buscados e sugere para que o usuário não tenha que digitar até o final.

É assim que o Keyword Tool funciona, além de ser muito rápido, é totalmente gratuito para qualquer um utilizar.

Você pode utilizá-lo para otimizar o conteúdo do seu site para o Google, YouTube, Bing e App Store.

Além de redes sociais como Instagram, Twitter e Pinterest, mostrando tendências, hashtags populares, total de postagens e hashtags, cpc, volume de pesquisa, concorrência e muito mais.

Recursos do Keyword Tool:

  • Mostra palavras-chave do tipo cauda longa (long tail);
  • Faz analises nos buscadores do Youtube, Amazon, Bing, Instagram, Twitter, Pinterest e App Store;
  • Sugestões de palavras chaves, seja em forma de perguntas ou preposições;
  • Acesso aos dados de volume de busca, CPC e concorrência, na versão premium;
  • Mais de 750 sugestões de palavras-chaves para cada termo de pesquisa;
  • Disponível em 83 idiomas.

 

9. Wordtracker Scout

O Wordtracker Scout é uma extensão gratuita do Chrome, com ele você pode ter acesso às melhores palavras-chave, diretamente no site do seu concorrente, sem precisar abrir nenhuma ferramenta.

Após instalar a extensão, basta você acessar o conteúdo de qualquer site e digitar a tecla W, e será mostrada as principais palavras-chave e o desempenho de cada uma delas.

Dessa forma você pode se concentrar nas palavras-chave que chama a atenção do seu público-alvo, e assim basear suas estratégias e campanhas a partir delas.

Funcionalidades do Wordtracker Scout:

  • possibilidade de analisar seus concorrentes;
  • acesso às métricas de palavra-chave de qualquer site;
  • apresenta volume de pesquisas e concorrência;
  • simples de usar.

 

10. SEOquake

SEOquake é uma ferramenta de SEO disponível como extensão para os navegadores Google Chrome, Mozilla Firefox e Opera.

Fornece informações de SEO para qualquer website, como Pagerank, última atualização, Alexa Rank e muitos outros parâmetros. É um dos addons mais baixados por profissionais de SEO.

Outras funções do SEOquake:

  • Auditoria de SEO em qualquer página da web;
  • Examina links internos e externos, além de textos âncoras;
  • Compara domínios;
  • Ajuda a Identificar e corrigir vários problemas de otimização;
  • Barra de SEO ou painel com informações relevantes sobre a página;
  • Apresenta classificação do Google, Yahoo, Alexa, de mídias sociais, como Tweets e curtidas no Facebook.

 

11. Keywords Everywhere

O Keywords Everywhere é uma extensão para os navegadores do Chrome e Firefox, que mostra alguns dados diretamente na lateral dos resultados das buscas (SERP), enquanto você faz sua pesquisa.

Dessa forma você consegue ter informações como:

  • Volume de busca;
  • Sugestão de palavras-chave;
  • CPC;
  • Nível de concorrência;
  • E termos mais amplos, como “cauda longa”, “palavras-chave relacionadas” e “as pessoas também buscam por”.

É uma extensão simples, mas que pode ser útil para quem não quer ficar abrindo um monte de ferramentas de SEO, enquanto faz o planejamento de palavras-chave diretamente no buscador do Google, Youtube, Ebay, Bing, Amazon entre outros sites.

 

Conclusão sobre as ferramentas de SEO e palavras-chave

O planejamento de palavras-chave (keywords) é usado para duas opções. Primeiro para você ter ideias de outros termos relevantes, e segundo para obter dados sobre esses termos.

Dessa forma, tanto a sua campanha de mídia paga, quanto suas estratégias de SEO, podem alcançar uma efetividade maior. Mas para isso, também, é importante entender todos os fatores de rankeamento do Google.

Escolher uma palavra-chave que tem pouca relevância para o seu público alvo, só fará com que seu conteúdo não seja visto. Por isso é necessário fazer o planejamento de palavras chave e assim identificar oportunidades.

 

Buscando melhorar o SEO do seu site? Fale com a Lamattina, agência de marketing digital em Santo André, e nos deixe te ajudar nesse processo!

2022-11-30T12:18:20-03:00SEO|0 Comentários

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