Neste artigo vamos listar os erros mais comuns que vemos pessoas e empresas cometerem ao começar estratégias de marketing digital, seja por conta própria, seja contratando uma agência, empresa ou consultoria.

 

  1. Não ter objetivos claros de negócio
  2. Não conhecer as ferramentas e estratégias de marketing digital
  3. Não fazer planejamento financeiro
  4. Buscar apenas resultados de curto prazo
  5. Não mensurar resultados
  6. Acreditar que marketing digital é simples, rápido e barato

 

1. Não ter objetivos de negócios claros

Ninguém começa um site, uma estratégia de Google ou Redes Sociais apenas porque gosta. As empresas buscam estes serviços porque precisam melhorar algo, geralmente vendas. Mas podem existir outros objetivos além das vendas, como reforço de marca, por exemplo.

Portanto, para quem quer iniciar sua jornada no marketing digital, o primeiro passo é estabelecer qual objetivo de negócio essa estratégia irá suportar.

Por exemplo: aumento de 10% nas vendas nos próximos 12 meses.

 

2. Não conhecer as estratégias e ferramentas de marketing digital

Você não precisa se tornar um especialista, mas é importante que conheça como funcionam as estratégias e também as ferramentas de marketing digital que irão dar suporte às ações.

Só assim vai poder comparar os diferentes tipos de serviços e valores praticados por diferentes fornecedores que solicitar uma proposta comercial, ou então organizar sua equipe interna para execução das atividades.

Busque informações na internet, converse com amigos e parceiros de negócios, para entender o que eles estão fazendo, quanto estão gastando e quais resultados estão obtendo. Veja se faz sentido para o seu objetivo.

Sabemos que o dia a dia das equipes de marketing e donos de empresas é bem corrido. Se realmente não tiver tempo (ou paciência), minha sugestão é contratar uma consultoria para uma análise detalhada dos negócios e levantamento de diferentes caminhos viáveis no marketing digital. 

Sabemos que não existe só uma estratégia e nem só uma ferramenta para ajudar a atingir os resultados esperados.

Quanto mais conhecimento tiver, mais apto estará para avaliar e contratar serviços mais adequados.

 

3. Não fazer o planejamento financeiro das estratégias e ações

Neste ponto vejo muitas dúvidas. Os clientes costumam me perguntar: “quanto preciso investir para minha empresa ter sucesso?”

Gostaria de ter essa resposta, mas isso varia muito de acordo com cada negócio e também do que você considera “sucesso”. Então vou tentar dar algumas dicas:

Quando você definiu seu objetivo de negócio: aumentar em 10% as vendas nos próximos 12 meses, como no exemplo que citamos no início do texto.

Vamos supor que seu faturamento anual é de R$1.000.000,00. Esse aumento de 10% representaria R$100.000,00 em vendas, ou cerca de R$8.350,00 por mês, se arredondarmos.

Será que ao investir R$ 100,00/mês no Google Ads, você chegará a este número desejado?

Pode ser que sim, mas provavelmente não. Depende muito da concorrência no seu segmento de atuação, da sua política de preços e promoções, entre outros fatores inerentes ao negócio.

Ou seja, tente equilibrar o investimento e o retorno esperado sobre este investimento em comunicação.

Se já faz outras ações, olhe para o “funil de vendas” e tente projetar alguns cenários para o investimento que será feito.

 

4. Buscar apenas resultados de curto prazo

Quando vamos pensar em retorno sobre investimento em comunicação, sempre alertamos para a expectativa de retorno no curto, médio e longo prazo.

Raros são os casos de empresas que adotaram uma estratégia e depois de 1 mês já tinham atingido os resultados esperados.

Quando colocamos no ar estratégias e ações de comunicação, partimos de algumas premissas iniciais, fazemos diversas configurações e começamos a acompanhar resultados.

A verdade é que no início mais erramos do que acertamos, na maioria dos casos. Isso porque o trabalho de marketing digital depende muito de algoritmos e estes usam o aprendizado de máquina, ou seja, quanto mais dados, melhores análises e mais assertiva se torna a estratégia e as ações.

Dessa forma, se o seu investimento é de R$ 100,00/mês em Google ADs e isso gera 100 visitas ao seu site por mês, há poucos dados para o Google avaliar e otimizar nos primeiros meses.

Neste caso, você tem duas alternativas: aumentar os investimentos mensais, para gerar maior volume de dados e ter um aprendizado mais rápido ou manter o investimento e estar ciente que levará mais tempo para ter campanhas otimizadas e melhores resultados.

Claro que existem ajustes que precisam ser feitos pelos estrategistas de conta, não é tudo automático, mas mesmo esses profissionais precisam de números representativos para ajustes de rotas e tomadas de decisão.

 

5. Não mensurar resultados

O Google Analytics está aí, cada vez com mais recursos e de graça. Se você não está utilizando, perde uma grande oportunidade de avaliar dados estatísticos do seu site e de suas ações de marketing.

Plataformas como Google Ads e Meta Ads (Facebook e Instagram) também possuem seus painéis de análise de dados, caso o seu site não seja o ponto principal da estratégia.

Você só consegue melhorar o que está mensurando.

Você só conseguirá “traçar uma rota” se souber onde seu negócio está hoje.
Pode até saber onde quer chegar, mas se não souber seu ponto de partida, será muito difícil traçar essa rota.

Outro ponto muito importante é que mensure os resultados esperados com o trabalho de marketing digital. Não adianta simplesmente colocar dinheiro em uma ponta e achar que terá vendas na outra.

Por exemplo, se você possui um site institucional, provavelmente o objetivo com marketing digital será a geração de leads qualificados (contatos). A venda irá ocorrer com o seu time comercial. Portanto, cuidado ao responsabilizar a equipe de marketing ou agência/empresa contratada, se as vendas não estiverem ocorrendo. Pode ser um problema em seu processo comercial.

 

6. Acreditar que marketing digital é simples, rápido e barato

No passado era. Hoje em dia, não mais.

A internet evoluiu muito ao longo dos anos, as ferramentas e estratégias se tornaram mais complexas (e mais precisas), os profissionais cada vez mais desejados pelo mercado e consequentemente mais caros, devido à escassez de mão de obra qualificada.

Portanto, se você está pensando em começar hoje, ou se ficou parado por um tempo e está retomando os investimentos em marketing digital, pode ficar um pouco assustado com os custos envolvidos.

Isso não quer dizer que você só terá sucesso se investir muito dinheiro, mas já não é tão simples e barato como há 10 ou 15 anos. 

Por isso a importância do item 3, que listei neste artigo: alinhe investimento com expectativa de resultados. 

E como falei no item 4, não busque estratégias milagrosas que trarão resultados no curto prazo. Elas não existem, por mais que os gurus da internet falem o contrário nas redes sociais. Eles só querem vender mais um curso.

 

Mas ainda tem muita oportunidade na internet

Espero não ter deixado ninguém assustado, nem ter feito você desistir de investir em marketing digital. Apesar de todas as mudanças, ainda existem muitas estratégias e caminhos viáveis para os mais diversos potenciais de investimento.

O que não existe, na minha opinião, é uma fórmula que serve para qualquer negócio, e que traga resultados milagrosos em poucos meses.

O trabalho é complexo, precisa de estratégia, alinhamento entre objetivos de negócio e marketing, também conhecido como a famosa briga entre marketing e vendas.

Então, se eu puder dar algumas dicas para quem está começando ou querendo buscar mais resultados nas estratégias atuais, de forma resumida seria:

  1. Em primeiro lugar, defina o objetivo que o marketing digital terá na estratégia de negócios da sua empresa. Por exemplo, se o objetivo é aumentar vendas, as suas ações vão buscar trazer mais leads qualificados para o departamento comercial atender e vender;
  2. Avalie diferentes estratégias, ferramentas e expectativa de resultados com cada uma delas, assim como os prazos para atingir esses resultados: Estude, faça cursos, converse com conhecidos e com possíveis prestadores de serviços. Fale sobre seus objetivos e estude os diferentes caminhos. Tenho certeza que terão diversas possibilidades e nenhuma estará totalmente certa ou errada;
  3. Estime o investimento que fará pelos próximos 6 meses e pelos próximos 12 meses: Não invista um dinheiro neste mês esperando que terá retorno no mês seguinte. Seja consistente em sua estratégia. Os melhores trabalhos levarão tempo, dedicação e ajustes de rota para chegar nos melhores resultados;
  4. Mensure tudo que fizer sentido dentro de sua estratégia e ações: cliques na campanha, visitas ao site, número de contatos gerados, qualificação dos contatos, propostas enviadas pelo comercial, número de vendas e receita. Esses são só exemplos, mas veja tudo que vai te ajudar a alcançar os resultados. Identifique possíveis “gargalos”, em diferentes etapas. Você pode ter uma campanha muito boa, mas seu comercial está demorando para responder os contatos no WhatsApp.
  5. Tenha paciência e consistência no trabalho: trocar sua equipe de marketing ou agência a cada 3 meses dificilmente trará o resultado desejado. Não existe “fórmula de sucesso”. O sucesso será alcançado com um trabalho bem planejado, estratégias bem definidas e implementadas no médio e longo prazo, com o trabalho tanto do lado do marketing, quanto do lado da empresa.

Lembre-se: marketing não salva produto ou serviço ruim. E ruim não é só um juízo de valor, mas sim um produto ou serviço que não está sendo ofertado para o consumidor correto, no preço certo, com a comunicação mais adequada.

 

Desejo bons negócios!

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