No meio do marketing digital, o SEO é uma das principais técnicas utilizadas por empresas para melhorar o posicionamento nos sites de busca, como o Google.

SEO é uma sigla em inglês que significa otimização dos mecanismos de busca. É um conjunto de técnicas que você deve adotar na produção do conteúdo de sites ou blogs com intuito de aparecer nos primeiros lugares dos buscadores.

Para otimizar a página da internet nesses buscadores é necessário seguir alguns fatores como conteúdo, links internos e externos, URL (endereço do site), títulos, subtítulos, e outros.

Devido ao baixo custo, o SEO é uma das técnicas de divulgação com o melhor custo-benefício, pois além do preço, garante excelentes resultados.

Vamos falar nesse artigo sobre as principais razões para sua empresa otimizar o seu site com técnicas SEO.

Por que o SEO é importante?

Quando um usuário faz uma pesquisa nos sites de busca é porque ele busca por um conteúdo que seja relevante para ele.

E na grande maioria dos casos, os primeiros resultados são os mais importantes. De acordo com pesquisa do Google, 75% dos usuários que pesquisam no buscador não passa da primeira página.

Ou seja, se uma empresa que pretende vender na internet não estiver na primeira página, provavelmente ela ficará desconhecida pelo usuário.

Por isso, o principal objetivo do SEO é otimizar os sites para estarem na primeira página desses sites de busca, para que eles tenham visibilidade e um grande número de acessos.

Veja agora os 4 principais motivos para a empresa aplicar as técnicas de SEO:

1. Gera mais leads qualificados

O lead qualificado é um contato comercial que tem a real intenção de comprar seu produto ou serviço, sendo considerado um cliente em potencial.

Com as técnicas de SEO o seu conteúdo ficará mais visível para os leitores, aumentando o interesse do cliente pelo material e o desejo de compra do seu produto.

2. Melhora a produção de conteúdo

As técnicas de SEO também permitem usar palavras-chave (termos específicos buscados pelos usuários) que são capazes de identificar o tipo de conteúdo que deve ser produzido.

Ao invés de produzir um conteúdo genérico para o público geral, visando apenas o número de acessos, a empresa pode investir na produção de material específico que resolva as necessidades dos consumidores, aumentando as chances de conversão.

3. Promove uma clara comunicação

Como o SEO tem foco na relevância do conteúdo, um bom uso das técnicas promove uma comunicação de forma clara, direta e precisa na web.

Isso é essencial no relacionamento com o público, pois, se a empresa não oferece aquilo o que o leitor precisa, em pouco tempo ele sairá da sua página e visitará outro conteúdo relacionado ao tema.

4. Facilita a aproximação do público

Com visitantes qualificados que gostam do conteúdo da empresa, fica muito mais fácil para a empresa ter um contato estreito com esse público.

Além disso, quanto maior a aproximação com os seguidores, mais informações do cliente são obtidas, sendo fundamental com os clientes em potencial, garantindo um grande número de contatos comerciais para a empresa.

Use técnicas de SEO para ser mais relevante

O SEO é uma da principais técnicas de divulgação online que existem atualmente. Trata-se de conjunto de técnicas para melhorar o posicionamento dos sites nos buscadores.

Com SEO serão maiores as chances de aumentar o número de acessos e contatos comerciais que podem ser os futuros clientes da empresa.

Além do número de acessos, a técnica também auxilia na produção de conteúdo, que pode ser direcionada a resolver as necessidades dos clientes com conteúdos de alta relevância.

Após produzir um conteúdo que atenda a necessidade do cliente, fica mais fácil o cliente ficar engajado pela empresa, fornecendo seus dados pessoais em formulários de cadastro.

Com esses dados é possível a empresa iniciar um relacionamento estreito com esse contato, entendendo aos poucos suas necessidades de compra e oferecendo as melhores soluções para ele.

Portanto, as técnicas de SEO podem ser a alternativa para empresa aumentar suas vendas e ter mais relevância no mercado.


Esse artigo foi escrito por Mateus Portela, redator do Soluções Industriais.