04 de Dezembro de 1936, um grupo de publicitários e comunicadores se reuniu em Buenos Aires na Argentina para realizar o primeiro congresso da área, com o objetivo de discutir sobre diversos assuntos dentro do segmento. A partir de então, a data passou a ser conhecida como o “Dia Pan-Americano da Propaganda”, e apenas em 1970, a data passou a ser reconhecida mundialmente como o “Dia da Propaganda”.

Do impresso a todas as tecnologias que dispomos hoje para fazer “propaganda” propriamente dita, a maneira como nos comunicamos com os clientes, as interações, as análises, passaram por diversas mudanças com as décadas e vão continuar mudando por conta de toda facilidade que encontramos na palma da nossa mão.

Apesar dessas mudanças, seja hoje ou em 1800 – quando aqui mesmo no Brasil os tropeiros, mascates e ambulantes se utilizavam de técnicas de venda para transformar os seus clientes em fregueses – se você quer vender, encantar ou até mesmo tornar a sua marca referência dentro de um segmento, a propaganda é indispensável para o seu negócio.

Ok, entendi que a propaganda é importante. Mas como eu, com uma empresa pequena, vou investir em propaganda?

Cada vez mais a internet se consolida como o principal meio de mídia. Diferentemente dos veículos convencionais, como TV, rádio e revistas, a internet possibilita alcançar pessoas de forma mais barata e muito bem segmentada. Hoje em dia, o porte da sua empresa não pode mais ser uma muleta para não investir em marketing, muito pelo contrário, o sucesso do seu negócio passa muito por este tipo de investimento. Você precisa ser encontrado.

Dia da Propaganda

Dê o primeiro passo, construa o seu site

“Exista” na internet. Permita que as pessoas conheçam melhor sobre o seu negócio, vejam os seus produtos/serviços e que conheçam quem te indica. Um cardápio se você tem um restaurante, um e-commerce se você tem uma loja, um portfólio se você é fotógrafo, fazem toda diferença para o consumidor na hora de escolher qual serviço/produto ele irá comprar.

Dito isso, é importante que você entenda que “ter um site” vai além de apenas tê-lo. Ele precisa estar atualizado, ser funcional, agradável aos olhos. Apenas tê-lo muitas vezes pode ser um tiro no pé, ou até mesmo um fator que distancia os seus clientes, e não os aproxima.

Aqui na Lamattina, trabalhamos com desenvolvimento de sites em WordPress, que te permite:

Flexibilidade: Essa plataforma possibilita criar do zero um design ou ainda utilizar temas em WordPress já prontos e disponíveis no mercado. Além disso, o WordPress facilita o layout responsivo (compatível com diversos os dispositivos: tablets, smartphones e desktops).

Fácil gerenciamento: O painel administrativo é fácil de utilizar e intuitivo. Você não terá grandes dificuldades para editar ou para criar novos conteúdos.

Segurança: Um dos sites mais seguros, basta apenas ser gerenciado e atualizado constantemente.

Visibilidade: O código por trás do WordPress é limpo e simples, com isso seu site fica mais propenso a ser indexado pelos mecanismos de busca e consequentemente melhor ranqueado.

Custo benefício: Uma das melhores plataformas em relação ao custo benefício, já que se encontra facilmente um profissional para manutenção e você mesmo pode gerenciar.

Faça bom uso das redes sociais, crie conteúdo relevante, e aproveite as plataformas de anúncio

Ter um perfil no Instagram, Facebook ou no LinkedIn, por exemplo, também auxilia no processo de busca pela sua empresa. Levar conteúdo relevante ao seu público e interagir (o que também pode ser feito pelo blog do seu site) faz com que você alcance cada vez mais pessoas, e consequentemente torna o seu negócio cada vez mais conhecido.

Através das plataformas de anúncios, como o Google Ads e Facebook Ads, você pode alcançar mais pessoas de maneira segmentada, sem gastar valores exorbitantes como citamos lá em cima no texto.

Contrate uma empresa de Marketing Digital

Outra boa forma de começar a investir em propaganda, pode ser através da contratação de uma empresa de Marketing Digital. Experiência e expertise fazem muita diferença na hora de pensar a estratégia de comunicação da sua empresa, além de ter profissionais que sabem alocar da melhor maneira os recursos que você dispõe.

Procure conversar bastante com a empresa que está contratando e se atenha a todos os detalhes, quanto mais amarrado estiver o seu planejamento com a agência, maiores as suas chances de bons resultados. Mesmo contratando esse tipo de serviço, lembre-se que o sucesso da sua empresa depende de ambos os lados, manter a comunicação em dia, oferecer um bom atendimento e saber como lidar com os seus clientes é tão importante quanto qualquer outra etapa.

Na Lamattina Digital atendemos serviços de: Criação de sites, links patrocinados, redes sociais e mídias digitais, hospedagem, SEO, WebAnalytics e consultoria. Entre em contato conosco clicando aqui para conversarmos e te ajudar a alavancar ainda mais o seu negócio. 🙂