Ter o conjunto certo de plugins e ferramentas do WordPress ajuda a expansão dos negócios online, mas com mais de 59.650 plugins diferentes disponíveis, muitas vezes não sabemos como achar os que precisamos.

Na nossa lista abaixo escolhemos os dez plugins mais importantes para quem está iniciando um site WordPress.

1. Yoast SEO

Este é um dos plugins WordPress mais populares de todos os tempos. De todos os plugins de SEO, o Yoast é o que oferece a solução mais abrangente, com todos os recursos e ferramentas necessárias para melhorar o seu SEO na página.

Ele ajuda a adicionar as meta-tags, gerar mapas de site, conectar seu site ao Google Search Console, otimizá-lo para mídias sociais e muito mais.

O Yoast vem com um poderoso recurso de redirecionamento, que permite criar facilmente redirecionamentos 301, o que é extremamente útil.

Ele também detecta alterações de URLs e cria redirecionamentos automáticos, para que você não tenha nenhum link quebrado no seu site.

 

Yoast SEO

 

Leia também: Meta tags: Correta utilização de title e description

 

2. Sucuri

A segurança deve ser uma prioridade para todos os proprietários de negócios online. Sucuri oferece um plug-in de segurança WordPress e um firewall de aplicativo da web que provavelmente é uma das melhores proteções que você pode obter para o seu site.

O plugin oferece monitoramento e proteção seu site contra DDoS, ameaças de malware, ataques XSS, ataques de força bruta e basicamente todos os outros tipos de ataques. Se você não possui um firewall no seu site, adicione um hoje.

 

Sucuri

 

3. UpdraftPlus

Este é o plugin de backup WordPress mais popular do mercado. Ele permite que você configure backups automáticos e os armazene com segurança em um local remoto, como Google Drive, Dropbox, S3, Rackspace, FTP, e-mail e muito mais.

Também facilita a restauração do site a partir de um backup. O plugin base é gratuito, mas também existe um plano pago com recursos extras e suporte prioritário.

 

UpDraftPlus

 

4. WP Rocket

O melhor plugin de cache do WordPress do mercado. Ele permite que você melhore instantaneamente a velocidade e o desempenho do site, sem a necessidade de habilidades técnicas.

Ativa automaticamente as configurações recomendadas de cache, como compactação gzip, cache de página e pré-carregamento.

O plugin tem recursos opcionais como carregamento lento de imagens, suporte a CDN, pré-busca de DNS, minificação e muito mais para melhorar o tempo de carregamento da página.

O mais importante é que o WP Rocket não espera que alguém solicite uma página para salvá-la no cache. Ele rastreia automaticamente e cria o cache do site, o que resulta em um aumento instantâneo no desempenho.

O plugin também oferece o Imagify, um serviço gratuito de otimização de imagem para ajudá-lo a acelerar seu site.

A única desvantagem é que existe apenas a versão paga.

 

WP Rocket

 

5. Memberpress

Este é o melhor plugin de associação ao WordPress no mercado. Ele permite que você construa comunidades online e sites de associação usando o WordPress.

Você pode criar assinaturas e restringir o conteúdo aos usuários com base em seus planos. Ele funciona com todas as soluções de pagamento populares e funciona bem com lojas online usando o WooCommerce.

 

MemberPress

 

6. Gsuite

O G-Suite é um conjunto de aplicativos como e-mail, documentos, planilhas etc. Criado pelo Google, esse poderoso conjunto de aplicativos de escritório é mais barato, fácil de implantar e sem complicações.

Permite economizar custos com licenças de software, hardware, contratação de equipe de TI, gerenciamento de backups e muito mais. O mais importante é que você pode usar endereços de e-mail profissionais com seu próprio nome de domínio comercial diretamente no Gmail.

 

GSuite

 

7. SEM Rush

Este plugin é um kit completo para profissionais de marketing digital e empresários. Ele vem com ferramentas poderosas para ajudá-lo a melhorar seu SEO, estratégia de tráfego pago, mídia social, estratégia de conteúdo e relações públicas.

Também ajuda a reunir inteligência competitiva sobre seus concorrentes, para que você possa superá-los e dominar seu setor.

Com ele você pode pesquisar palavras-chave, fazer auditoria de backlink, rastrear menções de marcas, espionar concorrentes, descobrir postagens e páginas com melhor desempenho nas mídias sociais, fazer análise de estratégia de anúncios e muito mais.

 

SEM Rush

 

Leia também: Entenda a importância de otimizar seu site com SEO

8. Wp mail SMTP

Por padrão, o WordPress usa a função de e-mail PHP para enviar e-mails. O problema é que as empresas de hospedagem não têm esse recurso configurado corretamente ou o bloqueiam para evitar abusos.

Isso basicamente significa que você e seus usuários podem não receber notificações importantes por e-mail do seu site WordPress.

O plugin resolve esse problema enviando emails usando um servidor de e-mail SMTP adequado.

 

WP Mail SMTP

 

9. WPML

Por padrão, o WordPress não permite criar facilmente um site multilíngue. Este é um desafio para as empresas que atendem a uma base de clientes com vários idiomas, em diferentes localizações geográficas.

É aqui que você precisa do WPML. Ele permite criar facilmente sites em diversos idiomas.

É muito fácil de usar, otimizado para SEO e ajuda na criação de conteúdo.

 

WPML

 

10. Woocommerce

Este é o plugin de loja online mais popular para WordPress, usado por mais de 4 milhões de sites.

Ele vem com todos os recursos que você precisa para criar um e-commerce no WordPress.

Com a sua popularidade, foi criado um ecossistema ao redor do plugin, com hospedagem dedicada, temas e plugins associados disponíveis.

 

Woocommerce

 

 

Conclusão sobre os dez plugins fundamentais para sites WordPress

Claro que no meio de tantos plugins que são oferecidos pelo WordPress, muitos outros podem fazer mais sentido para o seu negócio, do que estes citados.

Entretanto, usando estes ou até mesmo similares, você terá um leque de possibilidade para fazer no seu site.

 

E você, acrescentaria ou tiraria algum plugin dessa lista? Quais você considera essenciais? Deixe nos comentários!