A escolha das palavras-chave dentro de grupos de anúncios nas campanhas de Google Ads é fundamental para seu sucesso, fazendo com que seus anúncios sejam exibidos para as pessoas certas. O que a maioria dos iniciantes desconhece, e acaba não utilizando, são os tipos de correspondência de palavras-chave.

Neste post, vou explicar e exemplificar todos os tipos de correspondência de palavras-chave que você pode utilizar na sua campanha de Google Ads.

 

Correspondência Ampla

É a mais utilizada, até porque não traz nenhum sinal em sua grafia. Este tipo de palavra-chave ativa seus anúncios mesmo para buscas semelhantes, incluindo sinônimos, erros ortográficos, pesquisas relacionadas e outras variações relevantes.

Exemplo: agência de marketing digital

Neste caso, seu anúncio seria acionado se os usuários digitassem no Google “empresa de mkt digital“, “empresa de consultoria de marketing digital“, “agencia que presta serviços digitais“, “empresa de marketing“, entre muitas outras variações.

Note que este tipo de configuração faz com que seus anúncios sejam exibidos para mais buscas, ampliando a abrangência. O perigo é que seu anúncio pode ser exibido para buscas que não representam o seu serviço. No exemplo que citei, um usuário procurando por “empresa de marketing” poderia procurar por serviços offline e não necessariamente marketing digital. Neste caso, ele clicando em meu anúncio, seria dinheiro jogado fora.

 

Correspondência Ampla Modificada

É utilizada adicionando o sinal de positivo (+) antes de uma palavra-chave que não deve ser substituída por outras semelhantes.

Exemplo: +agência +webdesign

Neste caso, seu anúncio seria acionado caso os usuários digitassem no Google “agencia de webdesign wordpress“, “agencia de webdesin“, “agência de webdesigner“.

Apesar de semelhante a correspondência ampla, esta não incluí sinônimos e buscas semelhantes. Ela preserva o termo que você quer que ative os anúncios, incluindo apenas erros ortográficos, como nos exemplos que citei, não adicionando acentuação e errando a grafia da palavra “webdesign“.

 

Correspondência de Frase

Este tipo de correspondência restringe um pouco mais os anúncios e é utilizada a palavra-chave entre aspas (“).

Exemplo: “agência de marketing digital”

Neste caso o seu anúncio seria acionado caso o usuário digitasse no Google “agência de marketing digital em Santo André“, “qual a melhor agência de marketing digital?“, “como contratar uma agência de marketing digital“. (obs.: o usuário não precisa digitar a palavra entre aspas)

O intuito ao usar a correspondência de frase é preservar o trecho que não quer que tenha alteração. No entanto, termos digitado antes ou depois da frase que deve ser preservada ativam os seus anúncios. Ou seja, a busca “agência que presta serviço de marketing digital” não ativaria o anúncio, pois há mudança no meio da frase que não queremos alteração.

 

Correspondência Exata

É o tipo de correspondência que mais restringe a exibição dos seus anúncios. Para utliza-la, é preciso colocar a palavra chave entre colchetes ([]).

Exemplo: [criação de sites em wordpress]

Neste caso seu anúncio só apareceria para quem digitasse no Google exatamente “criação de sites em wordpress“, incluindo erros ortográficos,  como “criacao de site em wordpres“. Mais uma vez, o usuário não precisa digitar a palavra entre colchetes ou entre aspas.

 

Correspondência Negativa

Na minha opinião, um dos fatores mais ignorados dentro do Google Ads e também um fator determinante no sucesso de uma campanha. As palavras-chave negativas fazem com que o Google não exiba seus anúncios caso um termo específico seja digitado na busca. Para adicionar a sua campanha é utilizado o sinal de subtração (-) antes da palavra-chave.

Exemplos: -cursos, -grátis

A adição dessas palavras-chave negativas evitaria que meu anúncio fosse exibido para qualquer busca que tivesse os termos “cursos” ou “grátis” em qualquer lugar. Ou seja, “cursos de marketing digital” ou “criação de sites grátis em WordPress“.

É muito recomendada para campanhas que usam as correspondências ampla, ampla modificada e de frase.

Por mais que o algoritmo do Google seja bastante eficiente, esse recurso evita gasto indevido de verba para clientes não qualificados. Minha agência não vende cursos, então não quero que meu anúncio seja exibido para nenhuma busca que tenha essa palavra no meio.

 

Espero te-los ajudado na elaboração de suas campanhas e escolha de palavras-chave. Caso tenha qualquer dúvida, é só deixar nos comentários que responderei em breve.