Afinal, para que serve a ferramenta de criação de URL do Google Analytics?

O Google sempre traz ferramentas para auxiliar nas análises e tomadas de decisões das equipes de marketing. O criador de URL do Analytics é uma verdadeira “mão na roda” para você conseguir mensurar as diferentes origens de tráfego do seu site, além dos relatórios padrões.

Só para citar um exemplo, imagine que vai fazer um disparo de e-mail marketing e quer saber o desempenho desta campanha. Utilizando a URL com os parâmetros corretos, você terá este relatório em seu painel, com todas as informações devidamente organizadas.

Mas isso deve ser tarefa para programador, certo?

Errado. A interface é realmente muito fácil de usar, basta preencher os campos, copiar a URL que irá aparecer e inserir como um link normal para o seu site.

Para aprender como usar o criador de URL no Google Analytics, continue a leitura!

 

O que é criador de URL do Google?

O construtor de URL do Google serve para identificar fontes de tráfego no seu site, que não são configuradas por padrão.

Dessa forma, você pode personalizar os links (URLs), para identificar com mais facilidade as origens dos acessos.

Por exemplo, para uma campanha de e-mail marketing ou para a veiculação de banners em outros sites.

 

Observação: Você só consegue ter acesso aos relatórios da campanha, se você tiver acesso ao Google Analytics da URL de destino.

 

URL e UTM: qual a diferença?

Você também pode encontrar por aí textos utilizando as siglas UTM.

UTM significa Monitor de Tráfego de Urchim (Urchin Traffic Monitor). UTM nada mais é que pequenos fragmentos de textos que são utilizados para saber de onde vem o tráfego dos links.

Exemplo de URL com UTMs:

Exemplo de URL com UTM

Para que serve o criador de URL?

Ao taguear, ou seja, fazer marcações nas URLs, o Google Analytics consegue identificar e mostrar mais detalhadamente e de forma organizada, as origens, mídias e o nome das campanhas que estão sendo divulgadas.

Por isso a Google disponibiliza o próprio construtor de URL. Com isso, você pode mensurar o resultado de cada campanha de marketing.

Exemplos de resultados ao utilizar o construtor de URL:

  • Descobrir qual rede social está trazendo mais acessos nas suas campanhas de divulgação;
  • Rastrear tráfego em geral;
  • Saber quantas pessoas clicaram em cada CTA de uma campanha de e-mail marketing, em específico.

Para aprender como utilizar o construtor de URL do Google. Confira abaixo!

 

Como usar o criador de URL do Google?

Você pode acessar a ferramenta online de criação de URL do Google.

Os campos devem ser preenchidos da seguinte maneira:

Criador de URL do Google - Preenchimento dos Campos

Como preencher os campos do criador de URL do Google?

Para preencher os campos do criador de URL do Google, veja abaixo algumas dicas e informações que podem te ajudar!

Passo a passo de como preencher o criador de URL do Google

1. Website URL:

Insira a URL original da página de destino a ser rastreada, o endereço no qual o usuário será redirecionado.

2. Campaign ID:

Este é usado para identificar o anúncio. Se você fizer uma campanha com dez anúncios, você pode intitulá-los como “anúncio 1″, “anúncio 2”, “anúncio 3” e assim por diante, ou você dar um nome para cada um dos anúncios. Dessa forma você consegue identificar de qual deles está vindo o maior tráfego.

3. Campaign Source:

Identifique em qual lugar sua campanha está sendo veiculada. (Exemplo: newsletter, g-mail, blog, rede social e etc.)

4. Campaign Medium:

Indique a mídia que você está utilizando para promover o link. (Exemplo: banner, e-mail marketing, CPC, links patrocinados e etc.)

5. Campaign Name:

Dê um nome para a sua campanha. Dessa forma você vai conseguir identificá-la dentro do Google Analytics, além de todos os parâmetros dentro dessa campanha. (Exemplo: captação de leads, criação de sites, serviços de marketing digital, blackfriday e etc.)

6. Campaign Term:

Este é opcional e serve para rastrear palavras-chaves de pesquisas pagas, ou seja, quando se está executando campanhas de links patrocinados, como o Adwords.

7. Campaign Content:

Este também é um campo opcional, porém muito importante para análise de conteúdo e CTAs, principalmente em testes A/B, onde são testadas cores e links diferentes para saber qual leva a maior conversão.

Ao terminar, o site terá montado de forma automática a sua URL.

 

Dica: Se precisar utilizar mais de uma palavra, use caracteres como _, + ou -.

 

Encurtador de link

Caso você queira deixar a URL mais amigável e com um aspecto mais “limpo”, você pode utilizar o encurtador de link nessa mesma página de criador de URL do Google.

Abaixo da URL criada, terá a opção “shorten link” clique nela e se cadastre na plataforma bit.ly.

Logo depois de se cadastrar, a sua URL estará encurtada de forma automática. Basta copiar e colar.

Nas próximas vezes, basta apenas clicar em “shorten link” que a ferramenta deixará sua URL mais amigável.

 

Onde conferir os parâmetros criados no Google Analytics?

Para saber onde ficam as informações das URLs que foram tagueadas, entre na sua conta do Google Analytics > Aquisição > Campanha > Todas as campanhas.

Logo será mostrada uma lista com todas as suas campanhas.

 

Leia também: Correspondência de palavras-chave no Google Ads

 

Caso tenha ficado com alguma dúvida para utilização da ferramenta ou organização de campanhas, envie seu comentário que ficaremos contentes em respondê-lo!