E-mail Marketing é algo muito fácil de ser feito, afinal todos nós sabemos mandar e-mails, certo?

ERRAAAAAAAADO!

A maioria das empresas que possuem uma base de clientes com e-mail cadastrado adota as estratégias erradas na hora de enviar um e-mail marketing para sua base, exatamente por achar que sabe fazer tudo. Então aqui vou enumerar os erros mais comuns e dizer como que deveria ser feito.

 

1. Enviar E-mail Marketing pelo Outlook

Talvez este seja o erro mais comum, e que todos acreditam ter encontrado a fórmula mágica: Vou copiando os e-mails como Cópia Oculta e está tudo certo. Como minha base é grande, vou enviando de 20 em 20 e perco um dia para fazer este envio.
Totalmente errado. Hoje já existem muitas ferramentas para envio e através delas você pode fazer um upload da sua base e programar os disparos. É algo muito mais profissional, que economiza seu tempo e faz um trabalho muito melhor, com relatório de envios, taxa de abertura, de clicks entre outras funcionalidades.

Regra número 1: se for fazer envio de e-mail marketing, utilize uma ferramenta. Algumas delas são grátis, e para bases pequenas há boas opções de serviços com custo relativamente baixo. Não faça uma economia porca!

 

2. Não incluir a opção Unsubscribe

Todos nós odiamos aquele milhares de e-mails que chegam diariamente em nosso caixa de entrada e não queremos mais receber, mas que não sabemos como fazer para sair das malditas listas, não é mesmo?

Os seus clientes podem estar pensando exatamente o mesmo da sua empresa neste momento.

As regras de etiqueta do bom envio de e-mail marketing incluem um ponto fundamental que é incluir a opção Unsubscribe para que quem não quiser mais receber seus e-mail possa ser excluído da sua lista, sem precisar clicar na opção “marcar como spam”. Isso pode, inclusive, deixar seu domínio em lista negra e todos os seus e-mails acabarem caindo nas caixas de spam.

Regra número 2: pare de enviar insistentemente e-mail para quem não quer receber. Inclua o link para quem não quiser mais receber seus e-mails.

 

unsubscribe e mail mkt

No rodapé do e-mail, inclua o link com a opção Unsubscribe.

 

3. Opt-in – Ué, mais o que isso significa?

Opt-in, algo muito simples, mas que poucas pessoas sabem como utilizar. Nada mais é que construir uma base com os clientes que realmente querem receber seus e-mails, e não com aqueles e-mails “conquistados” ao longo da existência da sua empresa. A forma mais comum é incluir um checkbox na sua página de cadastro com a opção “quero receber os e-mails da empresa XXXX”. Se o cliente não selecionar esta opção, isso significa que ele não quer receber seus e-mails, então não insita.

O que muitas empresas fazem é sair pegando milhares de e-mails e enviado suas mensagens, sem que as pessoas tenham solicitado receber isso. Mais uma vez, você é um forte candidato a entrar na lista negra de spam.

Regra número 3: envie e-mails apenas para quem quiser receber suas mensagens, incluindo em seu site uma opção de Opt-in e não o Opt-in automático.

opt-in

Este é um bom exemplo de Opt-in, com uma mensagem chamativa e um benefício ao cliente.

 

4. Enviar Imagens sem links

Então para nossa estratégia de e-mail marketing contratamos um ótimo estagiário que sabe usar o Photoshop e vai desenvolver lindos cartazes, que vamos colar no corpo do e-mail e enviar para 5.000 clientes cadastrados em nossa base.

Errado, errado, errado, errado!

Você está acostumado a entregar panfletos ou desenvolver artes para um anúncio impresso e estas artes, definitivamente não são adequadas para usar no seu site e nem enviar por e-mail. Fazendo uma comparação exagerada, seria como tentar pegar um anúncio que fez para o rádio e entregar num comercial de TV, sem imagem, só com o áudio e um logo da sua empresa.

Cada meio tem suas particularidades, e é preciso entender que a internet não trabalha com imagens estáticas e sim com conteúdo em HTML. Portanto, não tente ficar enviando imagens coladas no corpo do e-mail ou em arquivos anexos. Não vai funcionar e seu retorno será muito baixo!

Regra número 4: para seus e-mails, envie mensagens em HTML, de preferência arquivos leves e com links diferentes em cada imagem!

 

5. Não monitorar após o envio!

No mundo do Marketing (não apenas online) tudo deve ser mensurado para que numa próxima ação os resultados possam ser melhores. Com e-mail marketing a regra é a mesma. Por isso insisto na utilização de uma ferramenta para envio de suas mensagens. Com estas soluções, é possível ver quem abriu o e-mail, qual e-mail voltou, quem clicou e aonde clicou. E ainda indico que continue seguindo esta campanha dentro do seu site, através de Analytics, para ver o comportamento da visita e se sua landing page está adequada para a campanha, se gerou uma conversão, etc.

Regra número 5: Ver quem respondeu seu e-mail não é a forma correta de mensurar os resultados. Muita gente pode ligar na sua empresa ou acessar o seu site. Mensure os resultados de forma precisa!

 

Resumindo…

E-mail marketing é uma estratégia barata e relativamente simples, mas o que ocorre é que muitas empresas utilizam de forma errada e não conseguem ver que estão fazendo errado, e que seus clientes podem estar criando verdadeiro ódio dos seus e-mails inundando suas caixas de entrada.

Adote as medidas corretas, te garanto que continuará sendo barato, e que os resultados serão muito melhores. Isso chama ROI, não é mesmo?

Não sabe se o que está fazendo está correto ou não? Envie sua dúvida que daremos uma forcinha!
E aí, como você envia os e-mail marketing da sua empresa?