Você tem muitos comentários pendentes no WordPress que deseja excluir? Esse problema acontece facilmente se, por exemplo, você receber muitos comentários de spam.

Normalmente, excluir comentários em seu site WordPress é fácil, mas fica mais complicado quando há um grande número. Neste artigo, mostraremos como excluir em massa todos estes comentários, passo a passo.

O que são comentários pendentes no WordPress?

Os comentários pendentes no WordPress são aqueles que aguardam moderação.
Você os encontrará na área de administração, visitando a página ‘Comentários’ e alternando para a guia ‘Pendentes’.

Recomendamos que os usuários ativem a moderação de comentários em todos os seus sites para combater o spam. Isso significa que todos os comentários em seu site irão para a fila “pendente” antes de serem aprovados.

 

Por que excluir comentários pendentes do WordPress?

Existem muitos cenários em que você pode precisar fazer isso. Por exemplo:

  • O plugin anti-spam foi desativado em seu site e de repente todos os comentários de spam estão aparecendo como pendentes.
  • Você simplesmente se esqueceu de um site e ele reuniu centenas de comentários que não são mais relevantes.
  • Artigos em seu site que geram muitos comentários indesejados.
  • Você se esqueceu de desligar os comentários em postagens mais antigas.

Com certeza levaria muito tempo para analisar e moderar cada comentário individualmente, então, se tiver certeza de que não há comentários marcados como “pendentes” que deseja manter, você pode simplesmente excluí-los em massa.

 

Excluindo todos os comentários pendentes no WordPress manualmente

Se você tiver apenas algumas centenas de comentários pendentes, é muito rápido excluí-los manualmente. Basta ir para a página ‘Comentários’ na área de administração e clicar na guia ‘Pendente’ para ver uma lista de todos os comentários pendentes.
Por padrão, esta lista mostrará 20 comentários por vez. Para alterar isso, clique na guia ‘Opções de tela’ no canto superior direito da página. Em seguida, digite ‘100’ em ‘Número de itens por página’ e clique no botão Aplicar:

 

Expandir opções de tela no WordPress

 

No momento que você tem 100 comentários sendo exibidos, basta marcar a caixa à esquerda de “Autor” no topo da lista de comentários. Isso seleciona todos os comentários na página;

 

Acrescentar para 100 itens por página

 

Em seguida, clique no menu suspenso “Ações em massa” e selecione a opção “Mover para a lixeira”. Vá em frente e clique no botão Aplicar para mover todos os comentários para a lixeira.

O WordPress mostrará automaticamente os próximos 100 comentários na página. Basta repetir o processo para removê-los também.

 

Processo de exclusão dos comentários em WordPress ilustrado

 

Quando você exclui qualquer comentário no WordPress, ele não é excluído imediatamente, em vez disso, ele é enviado para o “Lixo” e lá permanecerá por 30 dias. Depois disso, ele será excluído automaticamente e permanentemente.

Se você preferir excluí-los permanentemente de imediato, será necessário alternar para a guia “Lixeira” na página “Comentários” e clicar no botão “Esvaziar Lixeira”.

 

Esvaziar lixeira em WordPress

 

Você verá uma mensagem confirmando que esses comentários foram excluídos.

Nota: Você pode usar as Opções de tela para mostrar até 999 comentários por página. No entanto, isso aumentará a carga em seus servidores de hospedagem WordPress e tornará seu site lento. Você também pode ver uma mensagem de erro ao tentar mover os comentários para a lixeira:

Se você tiver mais do que algumas centenas de comentários pendentes, recomendamos o uso de um método de plug-in para excluí-los.

 

Excluindo um grande número de comentários pendentes usando plug-in

A maneira mais rápida de excluir um grande número de comentários pendentes é usar um plugin. Isso excluirá seus comentários pendentes (e spam) permanentemente.

Recomendamos fazer um backup do seu site WordPress antes de continuar, caso você mude de ideia mais tarde. Primeiro, você precisa instalar e ativar o plug-in “Excluir comentários pendentes”.

Após a ativação, vá para a página Comentários »Excluir comentários pendentes em seu administrador do WordPress. Você verá uma mensagem informando quantos comentários pendentes existem.

Nota: Este número inclui comentários de spam, que são excluídos ao mesmo tempo que os comentários pendentes.

Para excluir todos os comentários pendentes, você precisa digitar a linha de texto necessária na caixa. Você pode copiar e colar este texto se preferir. Depois disso, vá em frente e clique no botão ‘Excluir comentários pendentes’. Você verá uma mensagem confirmando que todos os comentários pendentes e de spam foram excluídos.

 

Excluindo comentários de spam apenas

E se você não quiser excluir os comentários pendentes, mas apenas aqueles que estão marcados como spam, vá para Comentários em seu administrador e clique na guia Spam. Em seguida, clique no botão Esvaziar Spam. Isso excluirá todos os comentários de spam permanentemente, não apenas os da página atual.

 

Espero ter ajudado na exclusão em massa de comentários no WordPress, mas se tiver alguma dificuldade ou dúvida, deixe nos comentários abaixo.