Duplicar uma página é uma prática comum para usuários do WordPress que gerenciam seus próprios sites. No entanto, realizar essa tarefa pode ser mais desafiador do que parece à primeira vista e requer mais do que simplesmente copiar e colar o conteúdo em uma nova página.

Essa abordagem simplista pode resultar na perda de formatação e elementos essenciais, como a otimização para mecanismos de busca (SEO) e imagens importantes. Mas não se preocupe!

Neste guia, você descobrirá uma variedade de métodos para duplicar uma página, que vão desde o uso de plugins até técnicas manuais.

Antes de prosseguir para saber como duplicar página no WordPress, é importante considerar por que você pode precisar desse tipo de ação. Há uma série de motivos possíveis para isso, os quais exploraremos juntos.

Por que duplicar páginas no WordPress?

Antes de entrarmos no tópico, é importante esclarecer um ponto fundamental: você compreende a diferença entre um post e uma página no WordPress?

O WordPress classifica o conteúdo em diferentes tipos, sendo os mais comuns os “posts” e as “pages”. Enquanto as pages permanecem estáticas, ou seja, não costumam se alterar ao longo do tempo, posts novos são adicionados regularmente, alterando a página onde estão localizados.

E por qual motivo você precisaria duplicar uma página do seu site? Existem diversas razões, incluindo:

  • Páginas semelhantes: caso você precise criar uma página com a mesma formatação, layout ou conteúdo, mas com um detalhe específico diferente, duplicar a página facilitará o processo, evitando a necessidade de recriar toda a página. Por exemplo, você pode querer clonar uma página de vendas, mantendo o mesmo design, alterando apenas a categoria de produtos à venda.
  • Testes A/B: realizar testes na página para identificar elementos que melhoram o desempenho do seu site. Para isso, você cria duas páginas iguais, apenas alterando um elemento que servirá de comparação, como um título ou imagem. Ambas as páginas devem ser acessadas pela mesma quantidade de usuários, durante o mesmo período de tempo, para que o resultado seja justo e atinja seu objetivo.
  • Backup: manter uma cópia de segurança de uma página pode ser extremamente útil em caso de necessidade de restauração da versão original. Em situações onde erros ocorrem ou mudanças indesejadas são feitas, você pode reverter para a versão anterior.

Essas são apenas algumas das situações comuns que podem surgir ao gerenciar uma plataforma online.

Portanto, duplicar uma página pode facilitar consideravelmente essas tarefas, eliminando a necessidade de recriar uma página toda do zero.

Vamos conferir agora algumas maneiras práticas de duplicar uma página em seu site WordPress.

Como duplicar a página de um site?

Como duplicar a página de um site?

Existem diferentes formas de como duplicar página no WordPress, desde contar com o uso de plugins até a edição direta do código do site.

Vejamos abaixo, alguns plug-ins para duplicar página no wordpress, entre outras alternativas populares para facilitar essa tarefa:

Duplicate Page

O Duplicate Page é um plugin gratuito que oferece um dos modos mais simples de duplicar posts e páginas. Após ser ativado, ele adiciona a opção de “Duplicate This” em cada página ou post do seu site.

Selecionando o Duplicate This, uma nova página será gerada como rascunho, preservando o layout e o conteúdo da original. A cópia da página não será publicada automaticamente, permitindo que você a edite conforme necessário antes de publicá-la.

Além de clonar páginas, o Duplicate Page permite personalizações, como adicionar prefixos ou sufixos aos títulos duplicados, assim os diferenciando dos originais. Também é possível restringir as funcionalidades do plugin com base nas permissões do usuário.

Duplicate Post

Semelhante ao anterior, o Duplicate Post oferece uma opção bem interessante: além de clonar tanto posts quanto páginas, ele possui a capacidade de duplicar em massa.

Por isso ele se torna ideal para quem precisa duplicar várias páginas de uma única vez.

Para isso, você só precisará utilizar as caixas de seleção presentes à esquerda do painel de Páginas.

E assim como o plugin Duplicate Page do WordPress mencionado acima, o plugin Duplicate Post também inclui algumas configurações adicionais para personalizar o seu uso.

Duplicação manual

Além de empregar plugins, é possível recorrer a códigos no WordPress para duplicar páginas. Se você tem afinidade com programação, essa abordagem pode ser interessante para você.

Para isso, você deverá colocar um código no arquivo functions.php. Você pode acessar esse arquivo utilizando o Cliente FTP, File Manager ou através do próprio WordPress, encontrando a seção “Arquivos de Tema” no seu painel de administrador.

Como duplicar página com Elementor?

Uma outra alternativa muito eficaz para duplicar páginas é através do plugin Elementor.

O Elementor é um construtor de páginas para WordPress que possibilita a criação de páginas de forma intuitiva, sem a necessidade de conhecimento em programação, permitindo visualizar as alterações em tempo real.

Além de ser altamente funcional, o Elementor oferece uma variedade de recursos poderosos, mesmo em sua versão gratuita. Um desses recursos inclui a capacidade de duplicar páginas com facilidade.

Para saber como duplicar página no WordPress usando o Elementor, você precisa simplesmente acessar a página desejada e selecionar a opção “Editar com Elementor”.

Em seguida, você encontrará o ícone de uma pasta na parte inferior da tela. Ao clicar neste ícone, você pode salvar a página como um modelo.

Dessa forma, você poderá reutilizar esse modelo em qualquer outra página, economizando tempo e esforço ao não precisar duplicar manualmente múltiplas vezes.

Quando você cria uma nova página, basta selecionar “Editar com Elementor” e adicionar o modelo salvo na galeria.

O Elementor pode ser uma ferramenta poderosa para seu site, já que oferece esse e muitos outros recursos revolucionários que possibilitam a criação de uma plataforma de forma prática e eficiente.

Conclusão sobre duplicar posts e páginas no WordPress

Não deixe de experimentar essa e as outras maneiras citadas para duplicar uma página em seu site WordPress. Estamos confiantes de que um dos métodos apresentados vai se adequar perfeitamente ao que você precisa, facilitando esse processo.

Lembre-se de explorar essas opções para encontrar a que melhor se adapta às suas necessidades específicas.

Experimente e descubra qual método funciona melhor para você, proporcionando mais praticidade e agilidade ao gerenciar seu conteúdo online.

 

E se você precisa de suporte técnico para melhorar o desempenho do seu site WordPress, entre em contato com a Lamattina Marketing Digital. Estamos há mais de 10 anos no mercado e com mais de mil projetos desenvolvidos. Fale conosco e nos conte suas necessidades!

2024-04-08T15:26:30-03:00WordPress|0 Comentários

Deixar um comentário