Por padrão, o WordPress mostra suas postagens de blog na página inicial. No entanto, como um site institucional, você pode querer criar uma página inicial mais envolvente, que ajude os usuários a encontrar o que precisam e aumente a conversão de contatos.

Neste artigo, mostraremos como criar uma página inicial personalizada no WordPress

O que é uma homepage?

Homepage é uma página introdutória padrão ou a página inicial de um site. É a página que aparece quando alguém insere o nome de domínio do seu site na barra de endereço do navegador.

 

Página inicial do site Lamattina Marketing Digital

Página inicial do site Lamattina Marketing Digital

 

O principal objetivo da página inicial é apresentar aos usuários seu site ou empresa. O ideal é que ele forneça aos usuários informações essenciais, para que eles tenham vontade de continuar explorando outras páginas em seu site.

Por padrão, o WordPress exibe seus posts recentes na página inicial. Isso pode não ser ideal, pois mostra apenas alguns de seus artigos atuais.

Se você administra um site comercial, a página inicial padrão não informaria aos usuários sobre sua empresa, produtos ou serviços. Também não fornece aos usuários uma maneira de entrar em contato com sua empresa.

A boa notícia é que o WordPress já vem com uma funcionalidade integrada para criar uma página inicial personalizada.

Selecionando uma página personalizada para ser usada como página inicial no WordPress

O WordPress permite que você use facilmente qualquer página do seu site como sua página inicial. Você pode simplesmente ir para Páginas » Adicionar nova página dentro da área de administração para criar uma nova página. Vamos dar a esta página o título ‘Home’ e publicá-la. Você usará esta página como sua página inicial personalizada.
Não se preocupe com o layout ou design no momento. Mostraremos como projetar sua página inicial posteriormente neste artigo.

 

Adicionar nova página em WordPress

 

Agora, se você deseja ter um blog em seu site, precisa criar uma página de blog separada para exibir suas postagens. Mais uma vez, vá para Páginas » Adicionar nova página e crie uma página intitulada‘ Blog ’. Vá em frente e publique a página em branco, assim como havia feito no passo anterior. Dessa forma, você terá uma página inicial e uma página para exibição de seus posts.

Depois de criar as páginas, você precisa visitar a página Configurações » Leitura em seu administrador do WordPress. A partir daqui, selecione a opção “Uma página estática” na seção “Exibições da sua página inicial”. Em seguida, você precisa selecionar a página inicial e as páginas do blog criadas anteriormente. Não se esqueça de clicar no botão ‘Salvar alterações’ para armazenar suas configurações.

 

Definir página inicial em WordPress

 

Agora que você configurou uma página para ser usada como sua página inicial personalizada, vamos começar a projetar a página inicial personalizada para seu site WordPress.

Crie uma página inicial personalizada no WordPress usando Gutenberg

O WordPress introduziu um novo editor baseado em bloco chamado Gutenberg em dezembro de 2018. Este novo editor permite aos usuários não apenas escrever conteúdo, mas também criar layouts.

Ele usa blocos para cada elemento de conteúdo, o que permite organizar blocos de conteúdo para criar uma estrutura de página que você goste. O WordPress inclui blocos que podem ser usados ​​para fins de design, como imagens de capa, colunas, tabelas, texto e mídia, galerias e muito mais.

 

Editar página inicial de WordPress com Gutenberg

 

Cada bloco vem com suas próprias configurações, o que permite que você personalize sua aparência para atender aos seus requisitos de design.

Você pode estender os blocos disponíveis com os plug-ins de bloco Gutenberg para adicionar mais blocos ao seu arsenal. Esses plug-ins permitem que você use elementos avançados como depoimentos, controles deslizantes, serviços e outros recursos de design comuns.

 

Extenções para página inicial com Gutenberg em WordPress

 

Você também pode usar temas WordPress prontos para Gutenberg, que oferecem mais flexibilidade para trabalhar com blocos. Recomendamos o uso do Astra, pois ele vem com modelos de sites do Gutenberg que você pode instalar usando o plugin Astra Starter Sites.

Depois de importar um modelo, você pode editá-lo usando o editor padrão do WordPress e criar uma página inicial de aparência altamente profissional para o seu site.

Crie manualmente uma página inicial personalizada no WordPress (codificação necessária)

Este método não é recomendado para iniciantes, pois requer codificação. Você precisa estar familiarizado com as práticas de codificação do WordPress, PHP, HTML e CSS para usar este método.

Seu tema WordPress é composto de arquivos diferentes. Alguns desses arquivos são chamados de modelos e controlam a exibição de certas áreas do seu site.

Um desses modelos é denominado front-page.php. Se o seu tema tiver esse modelo, o WordPress o usará automaticamente para exibir sua página inicial personalizada.

 

Crie manualmente uma página inicial personalizada no WordPress

 

No entanto, se o seu tema não tiver, você pode criar um para você. Simplesmente crie um arquivo em branco e salve-o como front-page.php. Depois disso, você precisa fazer o upload para a pasta do seu tema atual em sua conta de hospedagem WordPress usando FTP.

Assim que você carregar este arquivo, o WordPress começará a usá-lo para exibir sua página inicial. No entanto, como esse arquivo está completamente vazio, você verá uma página em branco. Para corrigir isso, você pode começar a adicionar seu código HTML para exibir o conteúdo de sua página inicial personalizada.

Uma abordagem mais fácil é usar o código e os modelos existentes em seu tema WordPress. Por exemplo, você pode usar o mesmo cabeçalho e rodapé. O WordPress torna muito fácil incluir esses modelos.

Dicas para criar uma página inicial personalizada eficaz no WordPress

Recomendamos manter o design da sua página inicial o mais simples possível. Os usuários consideram os layouts mais simples mais úteis.

Tente evitar confusão, mas não esconda informações importantes que seus usuários gostariam de ver na página inicial.

Você também precisa priorizar o conteúdo que aparece primeiro em seu layout.

Anote as metas que você deseja alcançar antes de fazer uma página inicial personalizada para o seu site. Este exercício o ajudará a definir um objetivo de design claro. Para a maioria das empresas e blogs, o objetivo número um é converter os visitantes do site em clientes.

Em seguida, você deseja acompanhar o desempenho de sua página inicial personalizada. Para isso, você precisa instalar o Google Analytics em seu site. Isso ajuda você a ver de onde seus usuários estão vindo e o que eles fazem em seu site.

Você também deseja que seja mais fácil para seus usuários entrarem em contato com você. Para isso, você precisará de um formulário de contato. Existem diversos plugins, sendo o ContactForm7 o mais popular.

Você também pode adicionar um botão clique para ligar ao seu site, para que as pessoas possam ligar facilmente para o telefone comercial ou com link para o whatsapp.

Por último, recomendamos que você analise seus concorrentes e outros sites populares em seu setor / nicho. Não estamos sugerindo que você copie o design, mas que aprenda com suas melhores práticas e, em seguida, aplique-o no layout de sua página inicial.

Esperamos que este post seja útil na criação do seu site em WordPress. Fique a vontade para deixar críticas e sugestões nos comentários.