Para aumentar as taxas de conversão, o marketing digital se utiliza de diversas ferramentas voltadas para atrair potenciais clientes. Uma das estratégias mais impactantes é a criação de uma landing page convincente para destacar sua campanha.

Com o WordPress, o CMS mais popular entre as plataformas de criação de conteúdo,é possível desenvolver facilmente uma landing page completa, contendo todos os elementos necessários para alavancar o seu desempenho.

Neste artigo, exploraremos três métodos simples e práticos para criar sua landing page no WordPress, além de entender a importância de integrá-la à sua estratégia digital e conhecer quais diretrizes são essenciais para garantir sua eficácia.

Acompanhe para aprender a como criar Landing Page no WordPress!

 

O que é Landing Page?

A landing page, também chamada de “página de destino” ou “página de captura”, é uma página web estática projetada com o propósito de converter visitantes em leads ou clientes potenciais.

Ela funciona como o ponto central das campanhas de marketing digital, direcionando o tráfego de anúncios e outras fontes para uma ação específica.

Essas páginas podem existir de duas formas: como uma página autônoma, que é a única presente em um domínio, ou vinculada a um site principal.

Enquanto a página autônoma visa promover um produto ou serviço de forma independente, a vinculada complementa o site como um todo.

As landings pages precisam possuir elementos, tanto de design quanto de conteúdo, que funcionem para persuadir e cativar os visitantes. Elas devem possuir apenas informações essenciais e diretas, com títulos claros e chamadas à ação instigantes.

Temos um texto muito popular no site que fala sobre as especificações que uma Landing Page de sucesso deve ter.

Conheça ele, aqui: Qual o tamanho ideal de uma Landing Page?

 

Qual o objetivo de uma Landing Page?

O objetivo de uma landing page varia de acordo com a estratégia de negócio, mas é comum incentivar os visitantes a realizarem ações como:

  • inscrever-se para receber promoções exclusivas ou newsletters;
  • adquirir um produto ou serviço;
  • fazer o download de um e-book.

 

Qual a estrutura de Landing Page que eu devo seguir?

A estrutura de uma página de captura segue algumas diretrizes que auxiliam a elevar o seu potencial ao máximo, garantindo uma execução eficaz das estratégias de marketing digital.

Para saber como fazer Landing Page, confira alguns dos principais elementos que devem ser considerados ao criar sua página de vendas:

 

1. Título e subtítulo impactantes

O título e o subtítulo são os pontos de maior relevância em uma landing page, já que a maioria dos visitantes concentra sua atenção nessas áreas.

Por isso, eles devem ser claros e transmitir imediatamente qual o valor do seu produto, incentivando à ação imediata.

É importante criar um senso de urgência para estimular o visitante a agir no momento, empregando frases persuasivas como “Aproveite agora, oferta válida por tempo limitado”.

2. Layout limpo e informações claras

A página deve ter um design elegante e organizado, com o mínimo de informações necessárias para transmitir a mensagem.

Cores e fontes devem facilitar a leitura e estar alinhadas com a identidade visual do negócio.

O conteúdo deve ser direto ao ponto, destacando os benefícios da oferta e o que o visitante precisa fazer para obter mais informações ou adquirir o produto ou serviço.

3. Utilize imagens

Imagens ilustrativas podem substituir o excesso de texto, facilitando a compreensão da mensagem.

Uma foto do produto ou do material promovido pode tornar a página mais reconhecível e atrativa, reduzindo a poluição visual.

4. Call to Action (CTA)

Toda página de destino deve incluir uma chamada para ação clara e com destaque, orientando os visitantes sobre o próximo passo a ser tomado.

Um botão de CTA bem destacado aumenta as chances de conversão.

Ele deve ter um texto incentivando a ação do usuário e ser facilmente clicável, seja através de um botão de inscrição, de compra ou de download. Cores vibrantes podem ajudar o CTA a se destacar na página.

 

Como criar Landing Page no WordPress?

O WordPress é uma plataforma prática e versátil, ela permite a criação de sites de notícias, lojas virtuais e até mesmo diferentes opções para auxiliar na criação de uma landing page.

Uma delas é através da utilização de plugins, que oferecem ferramentas simples para criar páginas de vendas atrativas mesmo para iniciantes.

Além disso, há a opção de escolher temas específicos do WordPress que possuem modelos de Landing Page prontos para serem personalizados.

Vamos explorar algumas alternativas para criar Landing Pages, além de recomendações. Confira:

 

  • Criando Landing Pages com plugins no WordPress

Criando Landing Pages com plugins no WordPress

A crescente popularidade do WordPress nos últimos anos pode ser atribuída, em grande parte, à sua extensa variedade de plugins disponíveis.

Por isso, criar Landing no WordPress com plugins é uma das maneiras mais conhecidas e práticas, devido aos recursos de arrastar e soltar elementos e também por possuírem modelos de páginas prontos para serem utilizados, facilitando a criação de páginas profissionais.

Alguns dos melhores plugins para esse fim são:

  1. Divi: Um poderoso construtor de páginas e sites, com recursos intuitivos e avançados para edição e diversos modelos de temas para serem escolhidos. Portanto, além de tema, o DIVI pode ser um criador de Landing Pages
  2. Beaver Builder: Reconhecido por sua facilidade de uso e rapidez de carregamento das páginas criadas, oferece também uma variedade de módulos para edição de conteúdo.
  3. SeedProd: Um plugin versátil com muitas opções de design e modelos feitos para uso.

 

  • Criando Landing Pages com ferramentas externas

Para maximizar o desempenho de suas campanhas de marketing, você pode integrar sua Landing Page com ferramentas externas que irão auxiliar nesse processo.

Confira algumas sugestões:

  1. MailChimp: Para gerenciar suas campanhas de email marketing.
  2. RD Station: Permite realizar testes A/B para comparar a eficácia das estratégias de marketing. Além disso, seu editor arrasta e solta simplifica a personalização da página.
  3. Constant Contact: Uma ferramenta de email marketing que possibilita a automação do envio de emails, disponibiliza uma variedade de modelos e permite o acompanhamento em tempo real das métricas da sua estratégia.
  4. Monsterinsights: Fornece informações detalhadas sobre o desempenho do seu site através do Google Analytics.
  5. Zapier: Ferramenta de automação versátil que conecta diferentes aplicativos e programas online. Automatiza tarefas como coletar e organizar dados captados de formulários de inscrição em landing pages.

 

  • Criando Landing Pages com temas

Outra opção para criar landing pages é através de um tema gratuito do WordPress. Isso permite que você personalize o visual da sua página sem modificar o tema principal.

No entanto, nem todos os temas do WordPress possuem modelos que funcionam para landing pages. Mas existem alguns que são feitos exatamente para essa finalidade, como os seguintes:

1. Astra

Com mais de 150 templates disponíveis, o Astra oferece opções para uma ampla gama de nichos e indústrias.

Além disso, ele é compatível com várias ferramentas populares, como o WooCommerce, o que permite integrar facilmente funcionalidades de comércio eletrônico às suas páginas de destino.

2. Neve

O tema Neve é outra opção indicada para a criação de páginas de captura. Ele oferece uma abordagem minimalista e moderna, sendo compatível com o editor de blocos Gutenberg e o WooCommerce.

Com diversos temas para múltiplos propósitos, o Neve oferece flexibilidade na criação de landing pages que se adaptem às necessidades específicas do seu projeto.

3. Portum Material

Já o tema Portum Material é ideal para criar landing pages visualmente impactantes. Com recursos como banners em tela cheia, botões call-to-action e suporte para conteúdo em vídeo.

O Portum Material permite criar páginas de destino atrativas e envolventes que capturam a atenção dos visitantes. Seu design moderno e responsivo garante uma experiência de usuário consistente em diferentes dispositivos.

 

Como observar as conversões da Landing Page?

Como observar as conversões da Landing Page?

Após lançar sua landing page, é muito importante monitorar suas conversões e avaliar o desempenho da sua campanha para identificar as áreas que carecem de melhoria.

Algumas maneiras de acompanhar as conversões incluem:

Google Analytics

Com o Google Analytics, é possível acompanhar as métricas-chave e entender o desempenho das suas conversões.

Ele contém recursos como os relatórios em tempo real, métricas de metas e análise de funis multicanal que permite conhecer sobre o comportamento dos visitantes na sua página.

Testes A/B

Os testes A/B são experimentos realizados em seu site ou página para comparar o desempenho de duas versões de conteúdo ou layout para determinar qual deles atrai mais visitantes a visualizarem ou realizarem ações.

Você pode testar diferentes títulos, imagens, cores de botões e chamadas para ação da sua landing page e ver qual tem o melhor desempenho em termos de conversões.

Ao acompanhar de perto essas métricas, você estará capacitado para tomar decisões embasadas na otimização contínua da sua landing page, aumentando suas taxas de conversão ao longo do tempo.

Essa abordagem estratégica garantirá que sua página de captura esteja sempre adaptada às necessidades e preferências do seu público-alvo, garantindo o sucesso da sua página.

 

Caso você ache a tarefa de criar uma Landing Page muito difícil, você pode contar com a agência Lamattina Marketing Digital que está há mais de 10 anos no mercado, criando sites, links patrocinados e Landing Pages para seus clientes.

Entre em contato com a gente e peça seu orçamento!

2 Comentários

  1. joel 10 de maio de 2024 em 6:19 pm- Responder

    Uso bastante o elementor, porem o proprio worldpress nos da a oportunidade de expandir nossas ideias e produzir uma lading page profissional, parabens pelo assunto!

    • Renata Heining 21 de maio de 2024 em 1:32 pm- Responder

      Sim, o WordPress está sempre oferecendo novas opções para realizarmos uma variedade de ações. Obrigada, Joel. A equipe da Lamattina fica feliz em saber que você gostou do conteúdo. Volte sempre!

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