Mecanismos de busca são a principal fonte de tráfego para muitos Websites. Por isso, muitos clientes nos perguntam sobre plugins para WordPress e ferramentas em geral que ajudem na otimização. Neste artigo, vamos falar sobre nossas ferramentas favoritas para atingir os melhores resultados em SEO (Otimização de sites para mecanismos de busca, em especial, o Google).

 

1. WordPress SEO by Yoast

WordPress SEO plugin

É um dos plugins mais baixados pelos usuários do WordPress. WordPress SEO by Yoast é uma ferramenta quase que auto explicativa e irá atender a maioria de suas necessidades de SEO on-page.

Permite incluir “Title”, “Meta description” e “meta keywords” para cada página de seu site. Se você ainda não sabe o que esses termos significam, podem conferir em nosso post:

[dt_quote type=”blockquote” font_size=”normal” animation=”none” background=”plain”]Entenda os fatores de Rankeamento do Google.[/dt_quote]

Você ainda pode inserir “Title” personalizado para páginas de listagens, categorias e tags. Ainda permite a geração de Mapas do Site e notifica os mecanismos de busca sempre que o conteúdo do site é atualizado.

A lista de funcionalidades é bastante extensa. Você pode conferir em Por que usar SEO by Yoast no site WP Beginner.

 

2. SEMrush

SEMrush

SEMRush é uma ferramenta utilizada por muitos profissionais de SEO para ver informações de Analytics e insights sobre os concorrentes, para otimização do site.

Você pode pegar informações sobre palavras-chave orgânicas que você deseja ou deveria rankear melhor, sites que você pode buscar backlinks, insights sobre campanhas de seus concorrentes e muito mais.

SEMrush já é uma ferramenta paga e pode fornecer muitas informações valiosas aos usuários. Confesso que as informações para o mercado brasileiro ainda não são muito ricas, mas vale a pena navegar na versão gratuita e ver se há interesse em comprá-la.

 

3. Google Keyword Planner (Planejador de Palavra-Chave do Google)

Google Keyword Planner

Nenhuma outra empresa tem mais informações sobre as buscas do que o Google.

Você sabia que é possível ter idéias de palavras-chave através do planejador de campanha do próprio Google?

Essa ferramenta livre é oferecida aos anunciantes, mas qualquer um pode usá-la. A função da ferramenta é auxiliar os anunciantes a encontrar os termos ideais para suas campanhas e os lances para o Adwords. Ela mostra uma estimativa de buscas de cada palavra, número de resultados e nível de dificuldade, ou seja, competição entre os anunciantes.

Para o seu site ou blog, você pode utilizar a ferramenta para ver os termos com maior volume de busca, maior interesse dos anunciantes e definir as palavras mais importantes para o seu site.

O importante é ter em mente que o mecanismo de busca do Google é o mesmo para resultados pagos e orgânicos, o que muda é o posicionamento e a engrenagem por trás de cada um.

 

4. KeywordTool.io

KeywordTool.io

Keyword Tool é uma das melhores ferramentas para pesquisa de palavras-chave disponível gratuitamente. Ela te ajuda a gerar idéias de termos de busca, simplesmente ao digitar uma palavra-chave.

Isso é um verdadeiro tesouro para o seu site. O Google completa as frases com sugestão de termos, de acordo com as buscas mais importantes. Ou seja, ele considera os termos mais buscados e sugere para que o usuário não tenha que digitar até o final.

Keyword Tool é muito rápido e o mais importante, é totalmente grátis para qualquer um utilizar. Você pode utilizar para otimizar o conteúdo do seu site para o Google, YouTube, Bing e App Store.

 

5. Open Site Explorer – Moz Analytics

Open Site Explorer

Desenvolvido pela empresa Moz, essa ferramenta gratuita permite que você verifique informações sobre qualquer domínio. Você pode visualizar quem está linkando para este domínio e o texto âncora utilizado. Além disso, o Open Site Explorer oferece valiosas informações sobre páginas mais acessadas, domínio linkados, quais páginas estão linkando para seu site e etc.

É uma ferramenta gratuita, mas permite um limite de buscas diárias.

Para uma experiência completa, recomendamos assinar o plano do MOZ Analytics, que é uma de nossas ferramentas favoritas para SEO.

 

6. LinkPatrol

LinkPatrol

LinkPatrol é um plugin para WordPress que permite a você controlar todos os links do seu site.

Você consegue monitorar todos os links externos em seu site, verificar quais links estão “desperdiçando” juice e mais.

LinkPatrol proporciona rapidamente e de maneira eficiente alternativas para limpar seus textos âncora, links de spam e problemas de link juice com uma interface bastante intuitiva.

 

7. Broken Link Checker

Links quebrados são muito ruins para os usuários de seu site e além disso, podem impactar negativamente o SEO. Se você possui um site ou blog, deve sempre checar problemas de links quebrados e solucioná-los.

Broken Link Checker é um plugin gratuito para WordPress que permite encontrar facilmente estes links. Você ainda consegue solucionar os problemas, sem precisar editar as páginas ou posts.

É um plugin muito útil e grátis. O único fator negativo é que consome muito de seu servidor e pode deixar o site mais lento.

 

8. Rel NoFollow Checkbox

NoFollow Checkbox

Sempre que você inclui um link externo você perde um pouco de “autoridade do site” para aquele link. Se não quer ter esta perda, você pode adicionar um atributo NOFOLLOW.

Você pode até tornar todos os links externos como NOFOLLOW no WordPress, mas isso pode não ser uma grande idéias se um dia você quiser um link DOFOLLOW para um site importante.

Rel NoFollow Checkbox é um plugin para WordPress que adiciona um Checkbox sempre que você vai criar um link, com a opção de rel=”nofollow”.

 

9. SEOquake

SEOquake

SEOquake é uma ferramenta de SEO disponível como addon para os navegadores Google Chrome, Mozilla Firefox, Opera, e Safari. Fornece informações de SEO para qualquer Website, como Page Rank, última atualização, ALexa Rank e muitos outros parâmetros. É um dos addons mais baixados por profissionais de SEO.

 

Bônus: Dicas de SEO para proprietários de Sites em WordPress

Velocidade de carregamento do site é um dos fatores mais importantes para os mecanismos de busca. Com um site rápido, você facilmente irá bater seus concorrentes mais “lentos” no rankeamento. Enquanto pensa em sua estratégia de conteúdo, gaste algum tempo melhorando a velocidade de seu site.

Tenha certeza que seu site em WordPress tem um carregamento rápido. Você pode checar isso utilizando ferramentas como Google Page Speed e Pingdom.

Sempre instale um plugin de Cache em seu site. Nós recomendamos W3 Total Cache ou WP Super Cache. Para melhorar ainda mais você pode configurar uma CDN para trabalhar em conjunto com seu plugin de Cache. Nós recomendamos utilizar a MaxCDN. Você verá uma grande melhora.

Você também deveria fazer upload de imagens otimizadas. Imagens pesadas podem afetar o tempo de carregamento de suas páginas. Otimizando as imagens, você consegue melhorar o tempo de carregamento de seu site, deixando as páginas mais leves.

Por fim, se nada adiantar para a velocidade de seu site melhorar, provavelmente você deveria trocar de servidor.

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