Ontem iniciamos esta série sobre Marketing de Conteúdo, com os primeiros passos para obter sucesso com seu blog:

Passo #1: Hospede seu Blog em seu Website

Passo #2: Crie Conteúdo de Qualidade

Caso tenha perdido os passos #1 e #2 e queira mais informações, clique aqui.

Agora vamos aos próximos passos para que sua empresa tenha uma boa estratégia de conteúdo:

Passo #3: Utilize a marcação rel=author

Hospedar seu blog em seu site principal ainda não é o bastante. Você ainda precisa fornecer a autoria dos posts com um perfil no Google +. Dessa forma, seu blog estará associado a você (ou ao autor dos textos) através de uma conta do Google+, e o Google poderá coletar dados sociais da própria rede. Fazendo isso, será possível ver o perfil do autor no Google+, com fotose quantidades de círculos que participa nos resultados orgânicos.

Para que tenha este resultado nas buscas orgânicas, siga os passos abaixo:

O autor do blog (que pode ser você) precisa ter uma conta pessoal no Google+.

Em seguida, vá para página de perfil. Clique em Editar Perfil. Role a página e clique em Colaborador de. Clique em Adicionar Link Personalizado. Coloque o nome do blog e a url. Clique em  Salvar. Copie a URL da página, que estará acima, como no exemplo:

url perfil google+

Volte para o seu Blog. Ao final da página em Author’s Bio, crie um hyperlink para o perfil do autor no Google+, por exemplo, Bruno Lamattina no Google+. Se você possui a foto do autor, crie o hyperlink da figura para o perfil no Google+. Adicione o atributo rel=author para o texto âncora do link de seu perfil, como no exemplo abaixo:

tag rel=author

Use o Rich Snippet Testing Tool para checar como ficaria o resultado na busca orgânica. Isso pode demorar alguns dias ou algumas semanas para que as informações do autor comecem a aparecer.

Não percam os próximos passos!