O CMS da WordPress contém um repertório extenso de plugins gratuitos – alguns com recursos pagos – que ajudarão o seu site a ter recursos variados. Entre eles, você encontra plugins para SEO.
Essa extensão vai te ajudar a analisar o SEO do seu site, além de mostrar melhorias que podem ser realizadas, e assim, fazer com que o seu site seja achado mais facilmente pelo seu cliente.
Além disso, queremos apresentar para você, outros plugins que vão ajudar o seu negócio a ranquear em uma melhor posição nos motores de pesquisa, como:
- plugins de cache;
- plugins de análises de SEO;
- plugins rastreadores de erros;
- plugins otimizadores de imagens.
Entre muitos outros para que o seu site esteja dentro dos padrões dos motores de busca do Google.
Continue a leitura para saber mais!
1. WordPress SEO by Yoast
É um dos plugins mais baixados pelos usuários do WordPress. O Yoast é uma ferramenta quase que auto explicativa e vai atender a maioria de suas necessidades de SEO on-page.
Permite incluir “Title”, “Meta description” e “meta keywords” para cada página de seu site. Se você ainda não sabe o que esses termos significam, podem conferir em nosso post:
Você ainda pode inserir “Title” personalizado para páginas de listagens, categorias e tags. Ainda permite a geração de Mapas do Site, além de notificar os mecanismos de busca sempre que o conteúdo do site é atualizado.
O plugin Yoast ainda permite alterar os snippets, ou seja, a pré-visualização da postagem nos resultados da pesquisa.
Portanto, você pode modificar como a página será mostrada no mecanismo de busca do Google, tanto em mobile, quanto para desktop.
A lista de funcionalidades do Yoast SEO é bastante extensa. Veja algumas abaixo:
- Permite alterar o título, o slug da URL e a meta descrição do site;
- Dicas de quantidade de caracteres que devem ser usados no título, slug e meta-description;
- Contador de links internos e externos;
- Análise de palavras-chave;
- Avaliação da legibilidade do texto;
- Gera automaticamente mapas do site em XML.
O Yoast SEO é um plugin gratuito, com versão premium para algumas funcionalidades mais complexas. É compatível com o editor Gutenberg e tem atualizações frequentes.
2. Rank Math SEO
O Rank Math é um plugin gratuito de SEO no WordPress, considerado um dos mais completos para quem quer otimizar o site e ser visto nos mecanismos de pesquisas.
Com os recursos disponíveis você pode ter controle sobre o SEO on-page com configurações personalizadas como rastreamento de erros, adição de metadados e controle de páginas indexadas.
Outros recursos do Rank Math:
- Análise de SEO baseada em 40 fatores;
- Assistente de configuração, além de dicas e avisos;
- Mapa de XML do site;
- SEO das imagens;
- Compatibilidade com o plugin WooCommerce.
O Rank Math é um plugin leve, intuitivo e fácil de administrar. Porém existem outras opções parecidas na plataforma do WordPress, como All in one, SEO Pack, Squirrly e o SEO Framework.
3. LinkPatrol
LinkPatrol é um plugin para WordPress que te permite controlar todos os links do seu site.
Você consegue monitorar todos os links externos em seu site, verificar quais links estão “desperdiçando” juice e mais.
LinkPatrol proporciona rapidamente e de maneira eficiente alternativas para limpar seus textos âncora, links de spam e problemas de link juice com uma interface bastante intuitiva.
Recursos do plugin LinkPatrol:
- Opções de filtragens, como buscar links através de dominio, autor ou palavras-chave;
- Excluir links de comentários;
- Acrescentar tags “nofollow” em links de comentários, publicações e páginas;
- Relatórios divididos por domínios e autores;
- Visão geral de links internos e externos;
- Exportação de dados CSV.
O Plugin LinkPatrol é pago, porém fácil de usar, é leve e não impacta o servidor e ainda oferece a opção de remover links em massa, ou adicionar tags “nofollow”, com apenas um clique.
4. Broken Link Checker
Links quebrados são muito ruins para os usuários de seu site e além disso, podem impactar negativamente o SEO. Se você possui um site ou blog, deve sempre checar se existe o Erro 404 e assim, solucioná-los.
Broken Link Checker é um plugin gratuito para WordPress que permite encontrar facilmente estes links. Você ainda consegue solucionar os problemas, sem precisar editar as páginas ou posts.
Outros recursos do Broken Link Checker:
- Identificar links quebrados e até mesmo imagens ausentes;
- Modificação dos links diretamente na interface do plugin, sem precisar ir em cada postagem;
- Controle de links em artigos, páginas e comentários;
- Filtragem e pesquisa de links;
- Opção de evitar que os mecanismos de pesquisa sigam links quebrados em seu site.
Broken Link Checker é um plugin muito útil. O único fator negativo é que consome muito de seu servidor e pode deixar o site mais lento.
5. Redirection
Depois de rastrear erros 301 e 404, você vai precisar redirecionar essas páginas, e o Redirection é um plugin gratuito do WordPress que faz isso.
Com ele você melhora a experiência do usuário na sua página, aumentando assim, a autoridade do seu site. Erros 404 não são bem vistos pelo Google, por isso é importante corrigi-los.
Recursos do plugin Redirection:
- Monitoramento de erro 404;
- Estatísticas do redirecionamento;
- Direcionamento personalizado;
- Redirecionamento automático.
Além de ser fácil de usar, o plugin está disponível em português.
6. Rel NoFollow Checkbox
Sempre que você inclui um link externo você perde um pouco de “autoridade do site” para aquele link. Se não quer ter essa perda, você pode adicionar um atributo “nofollow”.
Você pode até tornar todos os links externos como “nofollow” no WordPress, mas isso pode não ser uma grande ideia se um dia você quiser um link “dofollow” para um site importante.
Rel NoFollow Checkbox é um plugin gratuito para WordPress que adiciona um checkbox sempre que você criar um link, com a opção de rel=”nofollow”.
Características do plugin Rel Nofollow Checkbox:
- É leve, mantendo o carregamento do site rápido;
- Não precisa ter conhecimento em códigos e HTML;
- Não é necessário configurar o plugin.
7. W3 Total Cache
Você pode estar estranhando esse tipo de plugin na lista, mas saiba que o desempenho do seu site é muito importante para que ele ranqueie bem nas pesquisas do Google.
E o W3 Cache Total, vai ajudar a melhorar a performance do seu site. Este plugin gratuito do WordPress otimiza as operações de cache, diminuindo o número de dados enviados ao servidor e ao banco de dados.
Essa compressão de arquivos, causa uma economia de banda, fazendo com que suas páginas carreguem muito mais rápido.
Veja abaixo outros recursos do plugin W3 Total Cache:
- Vários métodos de armazenamento em cache;
- Gerenciamento e integração múltipla de CDN;
- Suporte AMP e SSL;
- Otimização de CSS, HTML, JavaScript, postagens e páginas;
- Limpeza de cache;
- Compatível com hospedagens e servidores.
Você também pode utilizar outros plugins de cache, como o WP Rocket e o WP Super Cache.
8. SEO Optimized Images
Para quem quer seguir as práticas de SEO, precisa saber que essas técnicas não se limitam somente às postagens, mas também às configurações do site e a otimização das imagens.
É necessário que as imagens estejam em tamanhos adequados e que não demorem a carregar, além desses fatores de rankeamento também é preciso preencher o “alt” e “title” da mensagem, e para isso você pode utilizar o plugin SEO Optimized Images.
Com o SEO Optimized Images você consegue otimizar suas imagens recém-enviadas, as que já estavam na plataforma, entre muitas outras.
Veja os recursos do plugin SEO Optimized Images:
- Inserção automática de atributos de imagens, sem alteração do banco de dados;
- Permite o preenchimento de tags alt e title das imagens;
- Possibilita a alteração de atributos de imagens do WooCommerce;
- Padroniza o HTML do seu artigo para W3C/XHTML.
Lembrando que alguns dos plug-ins possuem sua versão premium e alguns dos recursos mencionados podem não estar disponíveis na versão gratuita.
Conclusão sobre Plugins de SEO para otimizar site WordPress
Como visto, uma série de plugins podem ajudar o seu site a ranquear melhor. Porém tudo isso tem que ser feito com um objetivo e uma estratégia. Dessa forma você alcançará os resultados desejados.
Não adianta só instalar o plugin e esquecer ele lá, quando se trata de SEO, o trabalho é contínuo e exige acompanhamento.
Vale lembrar que um trabalho bem feito para encontrar as melhores palavras-chave é muito importante para o sucesso do seu SEO.
Por isso, caso você esteja buscando aumentar as visitas do seu site de forma orgânica, entre em contato com a nossa equipe de marketing digital e faça a otimização do seu site (SEO) com a gente!
Excelente Artigo. Parabéns!