Sempre ouvimos falar que WordPress é a melhor plataforma atual para se construir um site, e uma das perguntas que costumamos fazer é: Por que? Meu site antigo não é bom o suficiente? Por que preciso mudar para o WordPress? Neste artigo, compartilharemos seis razões importantes pelas quais você deve usar o WordPress. Também abordaremos os diferentes tipos de sites que são possíveis criar com o WordPress.

Nota: Ao longo deste artigo, quando dizemos WordPress, estamos falando do WordPress.org, também conhecido como WordPress auto-hospedado. Não confunda isso com o WordPress.com, que é um serviço de hospedagem.

Um dos equívocos mais comuns sobre o WordPress é que é apenas uma plataforma de blog. Não é. Embora o WordPress tenha começado como uma ferramenta de blog, ele evoluiu ao longo dos anos para um poderoso construtor de sites e um robusto sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS).

A melhor parte do WordPress é que ele é fácil de usar e flexível o suficiente para criar diferentes tipos de sites. Essa é a principal razão pela qual o WordPress cresceu tanto em popularidade. De acordo com pesquisas, o WordPress é a tecnologia usada em 32,3% de todos os sites na Internet.

Devido aos seus recursos, muitas das principais marcas usam o WordPress para impulsionar seus sites, incluindo Time Magazine, Facebook, The New Yorker, Sony, Disney, Target, The New York Times entre outros.

Vamos ver por que você deve usar o WordPress para criar seu site.

 

1. WordPress é gratuito

WordPress é um software livre. Isso significa que você pode baixar, instalar, usar e modificá-lo de acordo com as suas necessidades.

Enquanto o software WordPress é gratuito, você precisa de um nome de domínio e hospedagem na web para instalá-lo. Um nome de domínio é o endereço do seu site na internet. É o que os usuários digitam na barra de endereços do navegador para acessar seu site. A hospedagem na Web é a “casa” do seu site, onde todos os arquivos e banco de dados do site são armazenados. Sem este serviço, seus site e e-mails não ficam no ar.

 

2. WordPress é fácil de personalizar com temas e plugins

Uma grande parte das pessoas que usam o WordPress não é nem web designer nem programador. Para quem não conhece tecnologia, o WordPress é a solução perfeita, pois existem milhares de modelos de sites gratuitos (temas) que você pode escolher. Existe um tema WordPress perfeito para praticamente todos os tipos de site (seja um blog, site institucional ou loja online).

Neste post ensino como escolher o tema ideal para seu site em WordPress.

Os temas do WordPress também são fáceis de personalizar, pois muitos deles vêm com seu próprio painel de opções, permitindo alterar cores, fazer upload de logo, alterar o plano de fundo, criar slides e personalizá-lo de acordo com as suas necessidades, sem a necessidade de escrever nenhum código.

Você também pode adicionar funcionalidade personalizada ao seu site WordPress usando plug-ins. Os plug-ins do WordPress são como aplicativos para o seu site que você pode usar para adicionar recursos avançados, como análises, formulários de contato, área de associação e muito mais.

Assim como os temas, existem milhares de plug-ins gratuitos e premium disponíveis para você usar.

 

3. WordPress é ‘SEO Friendly’

O WordPress é escrito usando código otimizado de conformidade padrão e produz marcação semântica. Em termos não geeks, isso faz o Google e outros mecanismos de pesquisa amarem o WordPress.

Por serem ‘SEO friendly’, os sites WordPress tendem a ter uma classificação mais alta do que outros nos mecanismos de pesquisa.

Você também pode usar os plug-ins de SEO do WordPress para otimizar ainda mais o seu site.

 

4. WordPress é fácil de gerenciar

O WordPress vem com um sistema de gerenciamento de atualizações embutido. Isso permite que você atualize seus plug-ins e temas a partir do painel de administração.

O WordPress também notifica quando existe uma nova versão disponível, para que você possa atualizar seu site simplesmente clicando em um botão.

Para proteger seus dados de qualquer acidente ou invasão, você pode facilmente usar um plug-in de backup para criar backups automaticamente e armazená-los com segurança em um local remoto.

Você também pode gerenciar seu site em qualquer lugar com os aplicativos móveis do WordPress.

 

5. WordPress é seguro e protegido

O WordPress é desenvolvido com segurança em mente e é considerado uma plataforma muito segura para a execução de um site. No entanto, assim como o mundo real, a internet pode ser um lugar incerto.

Para proteger seu site existem algumas coisas simples que você pode fazer:

  • Manter seu site em uma hospedagem segura;
  • Manter o core do WordPress, bem como temas e plug-ins sempre atualizados;
  • Usar um certificado de segurança SSL para o seu domínio.

 

6. WordPress pode lidar com diferentes tipos de mídia

WordPress não se limita apenas a escrever texto. Ele vem com um carregador de mídia para lidar com arquivos de imagens, áudio e vídeo.
O WordPress suporta sites habilitados para incorporação (embed) o que significa que você pode inserir vídeos do YouTube, feeds do Instagram, tweets e áudio do Souncloud apenas colando o URL no editor de postagem do WordPress.

Quais as maneiras de usar o WordPress?

O WordPress pode ser usado para sites simples até comércios eletrônicos(e-commerce). A seguir, apresentamos apenas alguns exemplos de tipos de sites que você pode criar com o WordPress.

  • Iniciar um Blog
  • Criar um site institucional
  • Iniciar uma loja online (e-commerce)
  • Criar um catálogo online de produtos
  • Venda de cursos online
  • Sites para imobiliárias

E muito mais…

Sempre fui um grande fã da plataforma WordPress, pelo seu custo x benefício. Espero ter ajudado nos motivos que me fazem, quase sempre, recomendar aos clientes que optem por essa plataforma.

Gosta do WordPress? Tem motivos para não gostar da plataforma?
Deixe abaixo nos comentários.