Quer criar uma página no WordPress sem precisar formatar nenhum código? Então você precisa de um plugin Page Builder, ou seja, um plugin que permite você construa páginas do jeito que quiser.
Um construtor de páginas permite que o usuário faça alterações no layout de uma página, criando um design único para o seu trabalho.
Muitos construtores de páginas oferecem a função de arrastar e soltar, assim você pode ver ao vivo, como está ficando a criação do seu site.
E para te ajudar na sua escolha, separamos alguns plugins de construção de páginas para WordPress que podem ser úteis para você.
Quais as vantagens de usar um construtor de páginas no WordPress?
Para fazer uma pequena edição no layout de uma página, era necessário ter conhecimento em programação, porém com os construtores de páginas, criar uma landing page ou até mesmo uma página de vendas para um e-commerce, deixou o processo muito mais simples.
Sem precisar editar o HTML, CSS ou shortcodes, a criação do design de uma página deixou de ser uma experiência sofrida para quem trabalha nesta área.
Uma das diversas vantagens que os construtores oferecem é que muitos deles trabalham muito bem com outros temas, então você pode importar um tema pronto, e ajustar conforme achar melhor.
O principal benefício dessa extensão é permitir que o editor do site, adicione e distribua os elementos em uma página, conforme ele achar mais prático e viável para seu estilo.
Algumas possibilidades de personalização, ao utilizar um construtor de páginas:
- Reposicionamento de colunas e conteúdo;
- Painéis deslizantes;
- Galeria de produtos;
- Criar portfólios;
- Mudança de cores;
- Redimensionamento dos itens.
E muitas outras configurações.
Veja abaixo alguns plugins de construção de páginas que podem ser usados no WordPress e qual a funcionalidade de cada um.
Lista dos construtores de páginas
- WPBakery Page Builder
- Divi Page Builder
- Fusion Page Builder
- Elementor
- Beaver Builder
- Gutenberg
Os 6 melhores plugins de construção de páginas do WordPress
Agora que já mencionamos os plugins que serão citados aqui, vamos para as especificações, para que você possa escolher aquele que se encaixa melhor nas suas necessidades.
Segue a ordem dos plugins mais utilizados para construção de páginas no WordPress.
1. WPBakery Page Builder
O WPBakery Page Builder era usado apenas para construir páginas. Ao ser atualizado, passou a se chamar Visual Composer, onde é possível construir um site completo ou até mesmo uma landing page.
O Visual Composer é utilizado tanto por desenvolvedores de sites que têm amplo conhecimento em codificação, quanto para os iniciantes que ainda não têm tanta experiência no campo.
O construtor permite a inserção de elementos por pop-ups. Com mais de 80 templates disponíveis, é possível adicionar cabeçalho, rodapé, barra lateral, botões, carrossel além de muitas outras funcionalidades.
Veja abaixo mais alguns recursos do WP Bakery:
- Permite habilitar e desabilitar elementos da página;
- Todas as páginas são 100% responsivas;
- Opção de desfazer e refazer;
- Redimensionar colunas;
- Além da edição front-end e back-end, o plugin oferece a “visão de árvore” onde o conteúdo é apresentado em camadas;
- Possibilidade de usar seu próprio estilo CSS, adicionar uma classe ou ID para personalizar elementos individuais;
- Salva seus designs para ser usado futuramente;
- Controle responsivo, para editar o design conforme dispositivo escolhido.
2. Divi Page builder (Elegant Themes)
O Divi Builder é um dos construtores de páginas preferidos pelos usuários, e não é para menos, o Divi oferece vários elementos de design e layout.
Com esse construtor de página você tem cerca de 46 elementos de plugin que facilitará muito o desenvolvimento da sua página. E ainda vem com mais de 20 layouts prontos para você usar ou até mesmo se inspirar.
Com a edição ao vivo, você verá todas as mudanças acontecendo na hora, além das funcionalidades de:
- refazer e desfazer;
- arrastar e soltar;
- copiar e duplicar qualquer elemento;
- permite adicionar seu próprio CSS personalizado;
- modo wireframe;
- adicionar seção de comentários e depoimentos;
- opt-in de e-mails;
- painel deslizante;
- reprodutor de áudio;
- contador.
E é por essas funcionalidades do Divi, que ele é utilizado tanto por programadores experientes, quanto por pessoas que não saibam nada de códigos e programação.
Isso se deve pela plataforma ser intuitiva, porém ainda oferecer recursos complexos para profissionais que já estão a mais tempo no mercado.
Adquirindo o pacote premium, além do construtor de páginas, você terá mais de 100 temas, acesso a outros plugins do Elegant Themes, atualizações, suporte técnico, e pode usá-lo para um número ilimitado de sites.
O construtor de páginas do Divi ainda possui o recurso de bloquear ou ocultar alguns módulos no back-end, além de salvá-los para usar depois, ou até mesmo impedir que outras pessoas o editem.
3. Fusion Page Builder (tema AVADA)
A Avada é um dos temas mais populares do WordPress, os desenvolvedores vêm atualizando e trazendo cada vez mais recursos para que ele seja uma opção competitiva entre os demais.
E entre esses recursos o que se destaca é o construtor de páginas Fusion Page Builder. Com ele você poderá criar layouts personalizados, páginas de depoimentos, portfólios, além de ter disponível algumas animações e efeitos.
Recursos oferecidos pelo Fusion Page Builder:
- Vasta biblioteca de elementos e plugins;
- Modelo e demonstrações de páginas pré-construídas;
- Função de arrastar e soltar;
- Layouts de cabeçalhos;
- Barra lateral de páginas e posts;
- Personalização de cores de fundo e imagens para colunas, postagens e páginas individuais;
- Tradução de páginas;
- Controle de responsividade para dispositivos móveis;
- Suporte ao WooCommerce e Gravity Forms.
Outro recurso interessante do Fusion Page Builder é a opção de salvar os layouts de páginas na biblioteca de templates, e assim usá-lo em outras áreas do seu site, sem precisar construir tudo do zero novamente.
Devido a sua alta flexibilidade de customização, o construtor do Avada pode ser uma ótima ferramenta para a criação de landing pages.
Isso se dá, pelo Fusion Page Builder possibilitar a desativação de alguns elementos como cabeçalho, barra lateral e rodapé, para assim ter uma landing page que prenda a atenção e converta.
Sendo assim, o construtor de páginas pode servir para quem trabalha com sites, como agências de marketing e desenvolvedores freelas.
Até mesmo quem não tem muito conhecimento técnico na área, pode usá-lo, já que se precisar programar alguma coisa, será mais fácil ao utilizar o Fusion Page Builder.
4. Elementor
O plugin Elementor foi lançado em 2016, mas apesar de ter pouco tempo, ele já possui mais de cinco milhões de instalações. Por oferecer uma variedade de ferramentas disponíveis, o Elementor já é considerado um dos melhores construtores de páginas do WordPress
Além de conseguir integrar plugins de terceiros, o Elementor também permite que o usuário redimensione colunas e personalize a largura e altura das seções. Você também pode usar a ferramenta para criar cabeçalhos e rodapés.
Outra ferramenta única do Elementor é a opção de esconder alguns elementos na versão mobile, para que seu site fique ainda mais responsivo.
Ferramentas disponíveis no Elementor:
- Edição em tempo real;
- Editor arrasta e solta;
- Alteração de plano de fundo em gradientes;
- Efeitos e animações;
- Biblioteca com 60 templates prontos;
- 30 widgets;
- Carrossel de imagens;
- Elementos HTML personalizados;
- Configurar menus e barras laterais;
- Amigável para dispositivos móveis, ou seja, responsivo;
Ainda é possível editar widgets, todos de uma vez, além de criar pop-ups, botões para Facebook e outras redes sociais, entre outras opções que estão disponíveis na versão premium do plugin.
Um dos maiores benefícios do Elementor é que ao desativá-lo, ele não deixa shortcode, mantendo assim, a formatação do texto.
5. Beaver Builder
Apesar de não ter tantas instalações quanto as primeiras opções, o Beaver Builder é muito popular entre os desenvolvedores. Mesmo assim, a plataforma é muito intuitiva para quem não conhece muito a parte técnica.
O Beaver Builder também oferece um sistema ao vivo, com arrasta e solta, dessa forma, com poucos cliques você pode criar a sua página.
Neste editor visual você pode, inclusive, adicionar textos diretamente nele. Este construtor ainda funciona muito bem para você que tem sua loja online com o WooComerce.
Com o Beaver Builder é possível:
- editar textos, fotos e vídeos;
- mexer na barra lateral;
- com o HTML você pode inserir widgets no WordPress utilizando shortcodes;
- alterar o logo;
- acrescentar carrossel de posts;
- colocar formulários de inscrição.
Entre muitas funcionalidades disponíveis na versão gratuita e premium.
Outra vantagem do construtor Beaver Builder é que ele permite a customização com CSS, e não deixa nenhum shortcode depois de desativado.
Ou seja, o construtor define layouts diretamente via HTML e CSS, logo, você não vai perder o seu layout e mesmo assim vai conseguir editá-los sem o Beaver Builder.
6. Gutenberg
Assim que os primeiros construtores de páginas começaram a surgir, o WordPress desenvolveu uma variante chamada Gutenberg. Com a chegada da versão 5.0 do WordPress, o construtor Gutenberg se tornou o editor padrão da plataforma.
Este editor usa o estilo de blocos e tem como objetivo facilitar a edição e criação de conteúdo. Você pode acrescentar os elementos do seu conteúdo, como imagens e vídeos, usando a opção de arrastar e soltar.
Para ajuste simples, as funcionalidades do editor Gutenberg podem servir, porém para profissionais que esperam edições ao vivo, vários elementos, design avançado, utilização de JavaScript e PHP, o editor pode deixar a desejar.
Entretanto, outros plugins já estão integrando o editor Gutemberg com os seus elementos, assim você pode usar dois construtores juntos.
Conclusão sobre os construtores de páginas disponíveis no WordPress
Ao utilizar plugins no WordPress você consegue economizar tempo, afinal de contas não será preciso programar nada do zero, e caso precise, será simples alterações.
Por esse motivo, os desenvolvedores têm preferido utilizar esse recurso na hora de criar uma página, ou até mesmo um site.
Além de entregar um trabalho bem feito, ainda pode oferecer uma proposta mais atraente ao cliente, que terá seu site feito de maneira mais ágil, porém com qualidade.
Quais desses construtores de página é o seu favorito? Ou você prefere outro? Conte sua experiência na nossa seção de comentários!
Está precisando criar um site do zero? Quer melhorar o design do seu site, mas não sabe por onde começar? Entre em contato com a Lamattina Marketing Digital!
Deixar um comentário