O WordPress é a plataforma para gerenciamento de conteúdo mais utilizada atualmente, sendo responsável por cerca de 43% dos websites online.

No entanto, sua popularidade também o torna alvo frequente de ataques e roubos, tornando a segurança uma preocupação recorrente aos usuários.

Ocorrência mais comum do que se imagina, milhares de sites e blogs são alvo de ataques maliciosos todos os dias, resultando em perdas financeiras, roubo de dados e danos à reputação da marca.

Ao investir em segurança é possível evitar essas consequências desastrosas e garantir a integridade de seu conteúdo e informações.

Pensando nisso, reunimos neste artigo algumas dicas de segurança para proteger o seu investimento da melhor forma. Os plug-ins são as principais ferramentas para fortalecer suas defesas contra ameaças de segurança.

Os plugins de segurança no WordPress possuem funcionalidades como identificar comportamentos maliciosos e realizar verificações em busca de malware, vírus e outras ameaças.

Continue a leitura para conhecer mais sobre esta e outras medidas para proteger seu site contra ameaças virtuais.

Como posso melhorar a segurança do meu site?

Os protocolos de segurança servem não só para fortalecer a defesa contra ciberataques, mas também favorecem um melhor posicionamento no Google, aprimoram a experiência do usuário e os protegem contra roubo de dados.

Realizar algumas simples ações podem prevenir grandes problemas. Confira a seguir algumas dicas simples para reforçar a segurança do seu site WordPress:

  • Atualizar o WordPress: As atualizações do WordPress corrigem falhas de segurança e, por isso, é muito importante verificar e instalar as novas versões disponíveis sempre que possível.
  • Senhas fortes: Crie senhas robustas, com mais de seis caracteres, contendo números, letras maiúsculas e minúsculas, e caracteres especiais. Senhas complexas dificultam as tentativas de violação da sua conta.
  • Sem temas piratas: Tome cuidado ao instalar temas e plugins piratas no seu site pois eles podem conter malwares e causar prejuízos. Opte por temas autênticos e confiáveis ao buscar personalizações para o seu WordPress.
  • Hospedagem segura: Busque um servidor seguro de hospedagem para seu site, que ofereça proteção reforçada. Atente-se para provedores que contenham recursos como backups, firewall e verificação de vírus, e um bom suporte ao cliente.

Outro recurso bastante eficaz para assegurar a proteção do WordPress são os plugins, sobre os quais discutiremos mais adiante!

Quais são os melhores plugins de segurança no WordPress?

Os plugins oferecem uma camada extra de proteção para o seu site. Eles podem realizar atividades como: varreduras de malware, autenticação de dois fatores, monitorar e apresentar relatórios regulares sobre a segurança, entre outros.

A escolha cuidadosa dos melhores plugins, alinhado às necessidades específicas do negócio, é fundamental para garantir um desempenho eficiente do site sem comprometer sua estabilidade.

Listamos algumas ótimas opções de plugins de segurança no WordPress para cumprir essa tarefa, confira!

 

1. Sucuri Security

Sucuri Security

Com uma versão gratuita disponível no próprio repositório do WordPress, o Sucuri Security é uma opção satisfatória para pequenas empresas e desenvolvedores web.

Esta versão básica inclui recursos como monitoramento de logins e integridade dos arquivos, verificação de blacklist e recomendações de métodos para tornar seu site mais seguro.

Além disso, o plugin envia notificações instantâneas por e-mail em caso de ameaças de segurança, permitindo que você tome medidas imediatas para evitar danos maiores ao site.

A versão paga do plugin, disponível em quatro planos diferentes, oferece recursos avançados, como limpeza de cache, varreduras de segurança mais frequentes e uma incrível ferramenta de firewall, que funciona como uma proteção avançada contra ataques DDoS.

Além disso, você terá acesso a um suporte dedicado 24 horas para atender a todas as suas necessidades.

 

2. Shield Security

Shield Security

O Shield Security é outro plugin abrangente de segurança para o WordPress. Ele é especialmente projetado para evitar que bots acessem seu site, uma vez que são uma das principais ameaças para a segurança.

A versão gratuita do Shield Security disponibiliza ferramentas como a detecção e bloqueio de bots maliciosos, diferentes opções para verificação de dois fatores e também reconhece e bloqueia endereços IP com potencial para prejudicar o site.

Já o Shield PRO inclui um verificador de malware e temas, assistência personalizada, suporte ao WooCommerce, entre outros recursos, por US$24 no plano inicial.

Uma consideração importante é que o Shield Security oferece a “Price Hikes Guarantee”, garantindo que o preço do seu plano atual permanecerá inalterado.

 

Leia também: O WordPress é seguro?

 

3. Solid Security WP

Solid Security WP

Anteriormente conhecido como iThemes Security, o Solid Security WP é um eficiente plugin para a proteção do seu WordPress. Ele promete reduzir a quase zero os riscos ao seu WordPress.

Ele oferece recursos como bloqueio automático de usuários suspeitos, proteção contra ataques de força bruta e backups regulares do banco de dados do seu site. Esses backups são extremamente úteis para uma recuperação rápida em casos de hacks.

Além disso, o Solid Security WP possui um diferencial interessante: ele possui diferentes categorias para facilitar sua configuração, como tipos de site e grupos de usuário.

Você pode escolher entre seis modelos diferentes de sites para aplicar uma configuração de segurança adequada à sua plataforma, sendo elas:

  • E-commerce – sites destinados ao comércio online;
  • Network – sites que conectam pessoas ou comunidades;
  • Non-Profit – sites sem fins lucrativos, ou seja, dedicados a causas sociais, sem intuito de lucro;
  • Blog – sites que compartilham ideias e opiniões ou iniciam discussões sobre diversos temas;
  • Portfólio – sites que exibem habilidades ou projetos de trabalho;
  • Brochure – páginas simples destinadas à promoção de negócios.

O plugin também possibilita configurar a quantidade desejada de segurança para cada nível de usuário, como clientes que contratam o serviço de uma empresa ou profissional (clients) e compradores de uma marca (customers).

A versão paga do Solid Security WP contém ainda um painel de controle para monitorar em tempo-real a atividade do plugin, identificação de dispositivos confiáveis, entre outros recursos.

 

4. Wordfence Security

Wordfence Security

Um dos plugins de segurança mais populares do WordPress, o Wordfence Security está presente em mais de 4 milhões de sites, oferecendo proteção completa até mesmo na sua versão gratuita.

Nesta versão, o Wordfence inclui funcionalidades como firewall, escaneamento de malware, análise de tráfego, segurança de login e verificação de atividade a cada 3 dias.

Para recursos avançados, como bloqueio de países, atualizações em tempo real do firewall e suporte técnico, é recomendada a versão premium. Você encontra ainda descontos para desenvolvedores que adquirem várias licenças.

O Wordfence conta ainda com uma interface adaptada para iniciantes, tornando o processo de configuração muito mais intuitivo e acessível para usuários que estão começando a utilizar o plugin.

 

5. All In One WP

All In One WP

O All In One WP se destaca por sua abordagem visual, com uma interface amigável e personalizável.

Além de recursos como firewall, proteção de banco de dados e backup/restauração de arquivos essenciais, como o arquivo .htacess e o wp-config.php, o All In One WP possui proteção contra roubo de conteúdo, mantendo até mesmo sua propriedade intelectual em segurança.

Entre as funcionalidades da versão premium, se destacam o scanner de malware, configurações avançadas para a autenticação de dois fatores, bloqueio de países e de bots que produzem o erro 404.

 

Conclusão sobre os plugins de segurança do WordPress

A proteção do seu site WordPress contra ameaças cibernéticas é uma das tarefas mais cruciais para garantir a integridade do seu conteúdo online.

Neste artigo, abordamos alguns dos melhores plugins de segurança do WordPress disponíveis, destacando elementos importantes a considerar ao escolher a ferramenta certa para suas necessidades.

Lembre-se de ponderar fatores como custo, funcionalidades e facilidade de utilização. Muitos desses plugins oferecem opções gratuitas e versões premium com recursos avançados, sendo acessíveis para diversos usuários.

Em resumo, não subestime a importância da segurança digital. Invista hoje mesmo na proteção do seu site WordPress e desfrute dos benefícios de um ambiente online seguro e confiável.

 

Se você desconfia que seu site não está seguro, entre em contato com a Lamattina Marketing Digital. Estamos prontos para ajudá-lo a descobrir quaisquer vulnerabilidades, além de fortalecer a segurança do seu site!

2024-03-08T02:22:39-03:00WordPress|0 Comentários

Deixar um comentário