Encontre exatamente aquilo que você precisa o mais rápido possível com estas dicas úteis, que irão acelerar suas buscas. Neste mês de Setembro iremos postar semanalmente as 25 melhores formas de otimizar a utilização da ferramenta de busca do Google, fique ligado.

1- Operadores booleanos Obtenha resultados mais precisos, usando operadores booleanos em suas pesquisas. Por exemplo, digite peixe+salmão o mais comum é utilizar +(sinal de mais) e -(sinal de menos) para incluir ou excluir termos, mas voce tambem pode usar *(asterisco) como curinga. Por exemplo, um pedaço de* encontrará resultados que comecem com “um pedaço de”. Coloque os termos da busca entre aspas duplas para procurar a frase exata (“desse jeito”). O operador | (barra vertical), que é raramente utilizado, significa “ou”.

2- Pesquisas em sites específicos O Google não precisa buscar em toda web. Ao adicionar site:algumdomínio, você pode apontá-lo para apenas um site(ou em vários sites se utilizar o operador |). Então, se você quiser procurar menções sobre iPhone no site TechRadar, você deve digitar iPhone site: techradar. conforme imagem abaixo.

3- Definições de dicionário O Google também pode funcionar como um dicionário. Para obter uma definição de uma palavra, digite-a com o prefixo define:. Pro exemplo define:marmelada irá mostrar uma definição, além de links para mais informações em sites como o Wikipédia.

4-Calculadora O Google possui uma excelente ferramenta de cálculo, embutida no sistema, capaz de fazer contas simples como 4*6 e tambem conversões mais elaboradas. Por exemplo, digite 250 graus Fahrenheit em Celsius ou 200 reais em dólares, o Google entenderá o texto e fará a conversão.

5-Respostas rápidas O Google também possui uma ferramenta que é capaz de responder perguntas simples como por exemplo, que horas são na Inglaterra? ou como está o tempo em fortaleza? E assim te dará as repostas precisas.

6-Resultados locais Você pode obter resultados de busca de acordo com o local que está, ou seja, na hora de procurar um restaurante ou algum tipo de serviço, digite o que deseja e adicione no final o numero de seu CEP, dessa forma o Google mostrará resultados próximos a você. Por exemplo, Pizzaria 03656-000.

7-Pesquisa avançada de imagens O Google é mais inteligente do que muitas pessoas imaginam. Quando você quer procurar uma palavra que tem duplo sentido, por exemplo Rosa, você pode digitar Rosa e após o Google dar os resultados, vá em “Ferramentas de Pesquisa”, selecione “Tipo” e em seguida selecione a opção “Rosto”, dessa forma ao invés de aparecerem diversas flores, irá aparecer mulheres com o nome Rosa, assim estará evitando resultados que não correspondem a sua pesquisa.

8-Busca de imagens relacionadas Ao procurar por termos gerais como equação, o Google irá te apresentar algumas sugestões de pesquisa no topo, equação de 1º grau, equação simples etc. Assim facilitando e reduzindo ainda mais o escopo de sua pesquisa.

9-Histórico na web Mais do que pesquisas, o Google também pode arquivar um histórico de sites que você já visitou utilizando um recurso chamado Histórico na Web, para ativá-lo, assim como visualizar seu histórico você deve ir em www.google.com/history. Essa ferramenta utiliza uma barra que rastreia seus acessos e dessa forma você pode visualizar sua linha do tempo de ações e acessos.

10-Intervalo de tempo Pelo fato dos blogs, do Twitter e de portais de jornalismo ao vivo, o Google leva releva o fator tempo em suas pesquisas, ou seja, você pode escolher as suas pesquisas de acordo com a data das publicações. Para você entender melhor, você pode ir em “ferramentas de pesquisa” e escolher publicações feitas na última hora, no último ano ou se preferir pode definir um intervalo personalizado.

11-Tipos de arquivos O Google também consegue definir os tipos de arquivo a serem mostrados em sua pesquisa. Logo após o termo de pesquisa, digite filetype: seguido da extensão do arquivo, por exemplo, filetype:pdf assim ele mostrará somente arquivos em PDF, facilitando e economizando tempo em sua pesquisa.

12-Pesquisa otimizada Caso não esteja obtendo sucesso em sua pesquisa o Google consegue analisar seu termo de busca e as vezes traz termos de buscas similares que tragam mais resultados. Então em sua próxima busca, ao invés de apagar seu termo e digitar outro atras de mais resultados, procure os termos indicados pelo Google.

13-Fique anônimo Com o decorrer do tempo o Google irá fazendo um banco de dados de suas buscas, dessa forma ele te mostrará resultados de acordo com suas pesquisas mais feitas, ou seja, se você acessa bastante um site pelo buscador, quando você procura-lo novamente ele na maioria das vezes estará em primeiro. Se você deseja fazer uma busca que não retorne os mesmos resultados que você normalmente obtêm, você deve fazer logout de sua conta, assim o Google irá fazer uma busca genérica.

14-Consiga outros resultados Dizem que na busca do Google, a maioria dos usuários só olham os resultados da primeira página, porem existem muitas informações no restante das páginas. Para te ajudar na pesquisa você pode ir no botão de configurações de busca(aquele no canto superior direito com desenho de engrenagem) e definir que o Google apresente até 100 resultados por página, assim ele te mostrará mais opções na primeira página, evitando seu trabalho de visualizar mais resultados.

15-Pesquisas seguras Você pode ativar o recurso “SafeSearch”, assim o Google irá eliminar a maior parte de conteúdo inapropriado. Para ativar esse recurso você deve estar logado em sua conta e ativar na área de “Configurações de busca”.

16-Visualizações de webcam Caso você conheça o nome das extensões de arquivos é incrível o que você pode encontrar na internet, por exemplo, digite inurl:view/view.shtml e assim Google te trará diversos pontos de vista de webcam do mundo todo.

17-SEO simples Desde uma Fan page até um Website bem elaborado, é bem importante você dispor algum tempo para pensar em SEO, o Google possui um site que permite que você veja o que as pessoas no mundo todo estão buscando e os termos mais buscados da história, vale a pena dar uma olhada “www.google.com/trends”.

18- Título de página O Google não restringe sua busca somente a conteúdos de sites, ele também busca os títulos. Então quando quiser buscar por algum título de página, utilize o prefixo intitle: e encontre seus resultados de maneira mais específica.

19-Pesquisa personalizada Consiga inserir em seu site um mecanismo de busca dentro de sua própria páginas ou dentro de suas páginas, ou seja, você pode linkar mais de um site na busca, caso você possua mais de um site. Esse serviço pode ser contratado com custo a partir de US$ 100 por ano.

20-Pesquisa avançada Caso você tenha dúvida para formular uma pesquisa, acesse: www.google.com/advanced_search. Assim o Google irá te apresentar configurações detalhadas de pesquisa, facilitando sua busca.

21-Maiúsculas e minúsculas O Google não diferencia letras maiúsculas ou minúsculas, então não perca tempo, quando for fazer sua busca digite todas minúsculas.

22-Busca por cinemas Para ter acesso a lista de filmes em cartaz nos cinemas perto de sua localidade, digite cinema e o CEP de sua localidade, assim o Google irá te trazer os resultados dos cinemas perto de sua região.

23- Conversão de moedas O Google também consegue fazer conversões em moedas. Por exemplo, digite 100 dólares em reais, e ele te trará a conversão com cotação do dia

24- Pesquisas simples O Google te trará resultados mais convenientes se você utilizar termos simples nas pesquisas. As vezes você não busca resultados específicos, então o Google abre o escopo de sua pesquisa, dando resultados mais genéricos.

25 Cache de Páginas Muitas vezes você busca um site e ele não esta carregando, pode ser que ele tenha saído do ar, porem o Google armazena o cache da maioria das páginas, dessa forma digite cache:dominiodosite, assim a versão do cache mostra quando ele foi tirado do ar e oferece uma versão que é somente texto, talvez ela possa ajudar em sua pesquisa.

Fonte:Revista Google Ed.1