13 indícios de que o conteúdo do seu site pode estar um lixo!

Que cheiro é esse? Uh! Isso mesmo. É o texto do SEU site.
Todos nós já estivemos neste lugar. Nos debruçamos sobre o texto do nosso site. Revisamos e demos uma polida em cada frase do texto. Reescrevemos, editamos e fizemos tudo mais uma vez.

Finalmente publicamos o conteúdo do site…. e encaramos o fracasso! Descobrimos que nosso leitores estão deixando o site. Não conseguimos conversões que estamos buscando, nem as vendas que merecemos.

Será que nosso texto está uma m****?

Desvendamos aqui os 13 avisos mais comuns de que seu texto não está nada bom. Evite estes erros tolos e terá uma boa chance de convencer seus visitantes a ficar mais um pouco em seu site. Para entrar em seu mailing, ou testar seu FREE TRIAL.

Vamos começar…

1. Você não conhece seu público-alvo

Seu leitor, nada mais é que aquela pessoa que está tentando convencer a se cadastrar ou comprar seu produto.

Para ter um conteúdo persuasivo, você deve saber o que prende a atenção do seu visitante. Soa óbvio, mas é mais difícil do que parece.

Não escreva o que gostaria de escrever. Escreva o que seu visitante gostaria de ler.

 

2. Você não usa palavras hipnotizantes

Imagine que você poderia transformar leitores em clientes só porque usa algumas palavras.

Entre outras, use estas palavras hipnotizantes:

  • A palavra VOCÊ torna seu texto pessoal. Faz seus leitores acreditarem realmente ter uma conversa com seu site. Os deixa envolvido com o que tem a dizer.
  • Use a palavra IMAGINE para que seus leitores pensem como seria utilizar ou ter seu produto/serviço. Estas palavras aumentam o desejo dos visitantes comprarem seu produto/serviço.
  • A palavra PORQUE é o “reason why” para convencer que estas pessoas deveriam tomar uma ação e deve ser o gatilho para que preencham um formulário ou façam uma compra.

Palavras hipnotizantes baixam a guarda do consumidor, para uma possível compra. Utilize-as para ultrapassar o senso crítico de seus leitores.

 

3. Você está falando muito sobre você

Você trabalhou muito para desenvolver seu produto. Está orgulhoso do que construiu. Claro que está. Mas a dura verdade é que ninguém está interessado em seu produto, serviço e nem mesmo em sua empresa.

Seus consumidores só conseguem olhar para o próprio umbigo. Então não perca seu tempo falando sobre suas “features” e características dos produtos. Ao invés, deixe claro o que pode fazer pelos seus visitantes. Como pode deixa-los mais felizes, mais saudáveis, mais produtivos? Como irá ajuda-los a economizar dinheiro ou aumentar vendas? E quais problemas consegue faze-los evitar?

Os internautas não estão interessados em seus produtos. Só querem saber o que há de bom para eles.

 

4. Você está apaixonado por adjetivos

Adjetivos e advérbios podem matar o poder de persuasão de seu conteúdo, exatamente por aumentar o número de palavras na frase; e mais palavras deixam a leitura mais lenta.

Siga estas regras para evitar o poder destrutivo dos adjetivos:

  1. Não pense duas vezes antes de arrancar aquele adjetivo, se sua frase continuar fazendo sentido sem ele.
  2. Escolha adjetivos sensoriais. Prefira delicioso ou estonteante ao invés de falar simplesmente bom. Palavras sensoriais são memorizadas com mais facilidade e são mais impactantes.
  3. Use adjetivos específicos. Use segurança contra fraudes ao invés de extremamente seguro. Especificar irá aumentar muito a credibilidade de seu texto
  4. Aumente o volume com adjetivos que denotem emoção como encantador ao invés de legal. Estimule as emoções para que seus leitores se recordem de você.

Não seja vago no uso de adjetivos e escreva conteúdo de qualidade e específico.

 

5. Você escreve seu conteúdo como um livro

Leitores geralmente abrem o livro na primeira página e vão lendo até o final.

Imagine as pessoas abrindo o livro na página 140, ou na penúltima página.

É isso que os leitores do seu site fazem. Eles podem chegar através de qualquer seção do seu site.

Escreva como se cada área de seu site fosse uma Landing Page.

 

6. Você quer fechar a venda muito cedo

O que faz de um vendedor agressivo?

Um vendedor ruim geralmente quer fechar a venda muito rápido. Esse vendedor fraco não te dá tempo de fazer perguntas. Só querem seu dinheiro. Agora!

Claro que você deve fechar negócios. Mas, será que está pedindo o dinheiro muito cedo?

Respeite os visitantes de seu site. Não espere que estejam prontos para comprar agora. Forneça informações

 

7. Você está sendo prolixo

Frases prolixas fazem seus visitantes terem vontade de sair do seu site. Sabe o que pode causar isso?

Uso de palavras difíceis. Tentando soar melhor e mais culto do que realmente é.

Evite ser prolixo usando frases curtas e palavras simples.

 

8. Você está tratando seu conteúdo como uma Ciência.

Você entende como pode ajudar seus consumidores. Ok.

Usa o poder de persuasão em suas palavras. Ok.

Fez teste com seus textos. Ok.

Mas, e a beleza do conteúdo vendedor?

Veja o exemplo da Apple, que usa truques como a aliteração para atrair a atenção de seus consumidores.
“Roube” técnicas de poetas para fazer seu texto memorável e agradável. Atraia atenção com rimas, aliterações, repetições e outras figuras de linguagem.

Escrever conteúdo vendedor é tanto ciência quanto arte. Tenha isso em mente.

9. Você sofre de preguiça de superlativos

Você acha que seus consumidores acreditam que você é O MELHOR, O MAIS BONITO, ou O MAIS RÁPIDO?

Só use superlativos, se:

  • Puder comprovar que é o melhor. Use citações ou pesquisas de fontes confiáveis.
  • Você comprovar com o depoimento de um cliente que endosse sua companhia, dizendo como atingiu seus objetivos com seus produtos/serviços.
  • Você usar o superlativo em uma pergunta: Será que este é a melhor pizzaria de São Paulo? A pergunta faz você parecer menos arrogante.

Corte superlativos, porque eles fazem com que você pareça não ser sincero.

10. Você está ignorando o poder do design

Está escrevendo o conteúdo de seu site no Word ou bloco de notas?

Você precisa reescrever, editar, polir seu conteúdo de vendas uma vez que está na página de seu site.

Conteúdo e web design devem caminhar juntos, interagir e fortalecer um ao outro, como yin & yang.

 

11. Está sendo um pouco vago.

Ser vago pode matar sua Landing Page.

Você percebe que seu conteúdo é vago e confuso quando o visitante não sabe pra onde olhar em seu site, ou não entende qual é o próximo passo.

Seu call-to-action deve chamar a atenção e ser muito claro.

12. Você está colocando o Google em primeiro lugar

Escrever para performar no Google pode matar sua criatividade e seu poder de persuasão.

Primeiro escreva para seus visitantes, otimize para mecanismos de busca depois.«

 

13. Você não está tratando seus visitantes como Animais selvagens.

Tratando seus visitantes como animais selvagens?

Você está lendo exatamente isso. Jakob Nielsen, expert em usabilidade diz que internautas estão buscando informação como animais selvagens estão buscando comida. Seus visitantes primeiro batem o olho na página, para depois decidir se ficam para ver mais informações, ou se vão embora.

Como você prende a atenção destes visitantes e fazem com que continuem lendo seu site?

  • Dê destaque à ideia principal em sua Headline.
  • Use cores de fontes e tamanhos para criar hierarquia de informação.
  • Atrai a atenção com sub títulos e bullet points fáceis de serem visualizados.

Pare de tratar seus visitantes como seres humanos. Ao invés, trate-os como animais.

 

A verdade sobre escrever conteúdo atrativo

Escrever conteúdo de qualidade é mais do que evitar erros tolos. Bons textos seduzem seus leitores. Escolha as palavras certas para fazer seu produto ser desejado. Impressione os visitantes com imagens interessantes e chamativas. Tente encoraja-los a tomar uma ação em seu site.

 

Agora é sua vez

Queremos ouvir de você:

  • Quais destes erros comete com mais frequência? Qual mais te incomoda?