Está pensando em começar um site para montar seu portfólio ou currículo online? Separamos alguns temas (templates) WordPress que podem ser usados para essa finalidade e deixar seu portfólio ou currículo com uma cara mais profissional.

 

Por que ter um site com o meu currículo e portfólio?

Montar um currículo online pode ser muito atrativo para as empresas que pretendem te contratar. E fazer isso em um site demonstra comprometimento e profissionalismo, além de ajudar na organização das informações.

Vamos dizer que você seja um fotógrafo e queira expor suas fotos, mas sem perder a qualidade delas. Mandar por e-mail não é uma das melhores opções, e também não é atrativo. Já o site tem capacidade de armazenar suas fotos sem perder a qualidade.

Você não vai precisar perder tempo escolhendo e anexando as melhores fotos para determinada oportunidade de emprego. Com o site é possível criar setores e separar o seu conteúdo por categorias.

Entretanto, se você chegou até esse artigo, é porque você já sabe de todas as vantagens de ter um portfólio ou currículo online. Por isso, separamos alguns temas WordPress que podem divulgar você e seu trabalho.

 

RT Portfolio

O RT Portfolio foi projetado justamente para freelancers – profissionais autônomos – que desejam iniciar um site para apresentar seu portfólio ou a si mesmo de maneira elegante.

O tema possibilita que o profissional se apresente logo de início com a área de introdução. Você ainda pode criar galerias de fotos e vídeos, usar a função blog e disponibilizar seus textos, entres outros setores que o tema oferece.

Em questões técnicas, o layout é responsivo, se adapta a aparelhos móveis, tem estrutura otimizada para o Google (SEO), importação de modelos prontos com um clique e é fácil a alteração de cores e fontes.

O RT Portfolio ainda oferece ícones personalizados para você indicar suas redes sociais.

 

RT Portfólio

 

Portfolio Web

Com o Portfolio Web você pode exibir suas habilidade e projetos, seja para uso pessoal, profissional ou agências. Esse tema possibilita apresentar seus projetos, logo na tela inicial.

Ainda é possível utilizar depoimentos de clientes, para construir a confiança dos seus futuros contratantes.

Para personalizar, o Portfolio Web oferece um construtor de site, assim você pode alterar o logo, a fonte e as cores. O tema ainda tem mais de 10 widgets para você personalizar de acordo com o que você quer.

E inclusive, você pode fazer uso dos recursos avançados como controle deslizantes ilimitados, opções de personalizar a barra lateral e o logotipo, entre muitas outras funcionalidades.

O tema gratuito do Portfolio Web é compatível com diversos navegadores e dispositivos, tornando assim, o site amigável para quem o visita.

 

Portfólio Web

 

Minimal Grid

Este modelo de tema foi projetado para chamar a atenção para o seu conteúdo, isso porque ele é um tema simples e leve com um estilo de grade, bem minimalista.

O Minimal Grid é compatível com dispositivos móveis e com o editor Gutenberg, dessa forma você pode criar seus layouts de forma simples, e o tema suporta vários tipos de formatos de postagens.

Além de portfólio, o tema do Minimal Grid pode abrigar sites de notícias, revistas, blogs e nichos semelhantes.

 

Minimal Grid

 

Nikkon

Com a plataforma da Nikkon, você pode criar páginas de uma forma simples, usando um construtor de arrastar e soltar (drag & drop). O tema disponibiliza muitos layouts de modelos de páginas, cabeçalho e rodapé.

O tema se integra com os plugins mais usados, como o Page Builder da SiteOrigin e o WooCommerce. Com isso, o Nikkon pode servir tanto para um portfólio simples, quanto para uma empresa com muitos produtos e conteúdos.

Além de ter um aspecto limpo, ele é totalmente responsivo e personalizável.

 

Nikkon

 

Orvis

Uma outra forma de apresentar os seus trabalhos é utilizando o tema Orvis. Por ser muito flexível na questão de customização, você terá muitas funções de organizações, layouts e recursos para portfólios.

O tema Orvis do WordPress foi pensado justamente para fotógrafos e designers mostrarem seus trabalhos, por isso apresenta um design limpo, para que seus trabalhos ganhem mais destaques.

Este modelo ainda apresenta botões para redes sociais, assim você pode divulgá-las pelo site também.

 

Orvis

 

Portfolio Lite

O tema Portfólio Lite usa o próprio editor do WordPress, sendo assim, se torna fácil criar páginas dentro do tema.

Em questão de personalização, o Potrfolio Lite se mantém no básico. Mas ainda é possível adicionar um cabeçalho, colocar uma imagem de plano de fundo ou alterar as cores de fundo.

Se você não está acostumado a editar sites e procura algo simples de mexer, esse tema pode ser uma boa opção.

 

Portfólio Lite

 

Perfect Portfolio

Não é à toa que o Perfect Portfólio leva esse nome, ele é bem completo para quem deseja criar um currículo ou portfólio para apresentar seus trabalhos online.

O tema é gratuito, mas parece um premium devido aos diversos recursos avançados, como integração de mídias sociais e WooCommerce, seção de serviços, call to action, temas prontos que podem ser importados com um clique, personalização dos temas, layout responsivo e suporte sempre que surgir algum problema.

O Perfect Portfolio pode ser um bom tema para fotógrafos, profissionais de marketing, freelancers, designers gráficos e de web, produtores de vídeos, agências, blogueiras e profissionais que desejam criar um site para expor suas habilidades e conteúdo.

Logo abaixo do cabeçalho, os visitantes podem acompanhar de forma objetiva os seus trabalhos e projetos. O tema ainda permite acrescentar uma área de depoimentos de clientes que já fizeram projetos com você.

Perfect Portfolio vai deixar seu site otimizado (SEO), já que o tema foi pensado para carregar rápido. Outro recurso incluso que pode ajudar no SEO do seu site é a integração com o Schema (que possibilita alcançar e alterar os snippets do Google, que são aqueles textos em destaques em buscas orgânicas).

 

Perfect Portfólio

 

Biografia

Para quem está pensando em montar um currículo online, o tema Biografia (Biography) pode ser uma ótima escolha. Ele foi pensado para pessoas que querem compartilhar suas habilidades e experiências profissionais.

Você ainda pode usar esse tema para expor o seu portfólio. Ele contém várias páginas, inclusive páginas para lojas, já que faz integração com o WooCommerce.

O tema pode servir para freelancers, modelos, digital influencers e fotógrafos que desejam mostrar seu trabalho de uma forma profissional.

Sobre personalização, o tema Biografia (Biography) permite alterar fontes, cores, logotipo entre outras opções. O tema é responsivo e vai se adaptar a diversas telas e navegadores.

 

Biography

 

Elegant Portfolio

Elegant Portfolio é um tema menor do Perfect Portfólio, então se você gostou do Perfect portfólio, mas achou ele muito complexo e quer algo mais simples, mas ainda sim com ótimas funcionalidades, você pode decidir pelo Elegant Portfolio.

Utilizando esse tema você tem integração de mídias sociais, alteração das cores, aviso de direitos autorais, atualizações regulares e suporte se caso precisar de ajuda.

Assim como o Perfect Portfolio, o Elegant Portfolio vem com o Schema que ajuda a aumentar a classificação do seu site nos motores de busca do Google. Ele também é um tema responsivo e vai se adaptar a diversas telas.

Seu uso pode ser para fins comerciais e pessoais. O tema pode ser ideal na hora de criar sites de portfólios para jornalistas, fotógrafos, artistas, pintores, agências digitais e outros trabalhos criativos.

 

Elegant Portfólio

 

Photomania

Como o próprio título sugere, usar o tema Photomania pode ser uma boa escolha para um portfólio de fotografias online.

O tema contém um designer moderno e responsivo. Como é pensado para fotografias e imagens, o tema tem a capacidade de abri-las de uma forma mais rápida.

Em questão de customização, o Photomania possibilita alterar as cores, logotipo, o plano de fundo e o menu também pode se adaptar para separar seu conteúdo por seções, deixando uma experiência agradável e organizada para o visitante do seu site
O tema ainda oferece widgets para rodapé personalizáveis, para adicionar lista de postagens recentes ou botões de mídias sociais. Há possibilidades de acrescentar colunas no tema e barras laterais.

O tema Photomania é recomendado para portfólios de fotógrafos, portfólios de arquitetura, modelos, designer gráficos, pintores, e todas as profissões que que fazem uso da imagem como sua fonte de renda.

 

Photomania

 

Ignis

O tema Ignis do WordPress tem a função de acrescentar imagem e até mesmo vídeo no cabeçalho com texto sobreposto.

Um dos destaques que o tema ganha, são as animações que podem ser acrescentadas no seu site, deixando o conteúdo mais interativo para o visitante. Entre elas, mudança de cor e efeitos de zooms.

O tema não deixa de ser responsivo e se adapta a qualquer tela. Você ainda pode usar o site para blog ou lojas, já que se integra com lojas online, assim você já pode mostrar o seu serviço e vendê-lo, tudo isso no mesmo lugar.

O Ignis é compatível com o Jetpack e vem com um construtor para que você ajuste seu site do jeito que quiser, além das funções básicas como trocar cores e fontes.

 

Ignis

 

Snaps

O tema Snaps também foi pensado para os profissionais de fotografia. Ele tem capacidade de suportar imagens de alta resolução para impactar o público.

O Snaps ainda oferece as principais ferramentas de personalização para alterar menus, imagens de fundo, cabeçalhos, logotipo, entre muitas outras funções. O formato do portfólio online da Snaps é em grade, e ele vem acompanhado de um cabeçalho de largura total.

Utilizando widgets você pode criar vários tipos de postagens, como galerias de imagens, vídeos e áudios. O tema ainda vem com modelos de páginas, galerias ilimitadas e o site é totalmente responsivo.

Mas segundo o site do WordPress, o Snaps não foi atualizado há mais de 2 anos, então, ele pode sofrer incompatibilidade com versões recentes do WordPress.

 

Conclusão sobre temas para portfólio ou currículos no WordPress

Agora que você conheceu alguns dos melhores temas para currículo ou portfólio online, já dá para montar seu site e começar a apresentar seus trabalhos – ou a si mesmo – em uma plataforma que está disponível no mundo todo.

A internet é o melhor lugar de divulgação, já que seu alcance é muito grande.

E se você ainda não sabe por onde começar e precisa de ajuda, você pode entrar em contato com a nossa agência, ou acessar o nosso blog, pois tem muito tutorial para ajudar você a cuidar do seu site.

Gostou dos temas? Tem indicação de outro? Conta pra gente nos comentários!